Governo norte-americano nega acesso aos registos dos drones militares da Google

US Army / Wikimedia

General Atomics MQ-1C Sky Warrior

O Governo americano considerou informação confidencial as 5 mil páginas do registo do projeto de drones militares da Google. Depois de duras críticas, a empresa deixou de desenvolver a tecnologia.

Aquando da revelação que a Google estava envolvida no desenvolvimento de drones militares para o Governo americano, a opinião pública disparou contra a empresa. Como forma de protesto, até mesmo alguns funcionários da Google apresentaram a demissão, há cerca de nove meses.

Os investigadores da área da inteligência artificial que contestam o Projeto Maven colocam em causa questões éticas relacionadas com o facto de a Google estar a ajudar os militares a implementar o uso de computadores para classificar as imagens captadas por drones, nomeadamente para distinguir seres humanos de objetos, por exemplo.

Desde então, o Projeto Maven tem sido escondido dos olhos atentos da público e dos media. O jornalista americano do The Intercept, Sam Biddle, tentou aceder aos registos do projeto para tentar saber mais sobre estes drones com inteligência oficial — mas sem sucesso.

O Pentágono considerou que as 5 mil páginas do projeto eram demasiado sensíveis para serem reveladas ao público. De acordo com a Futurism, o Projeto Maven contém “informações críticas de segurança de infraestruturas“. Com a saída da Google do desenvolvimento da tecnologia, foi contratada a Anduril Industries.

O The Intercept recebeu um memorando da Diretora Executiva do Departamento de Defesa americano, Lisa Hershman, que explica que tornar públicos os registos do Projeto Maven “forneceria ao adversário as informações necessárias para destruir ou danificar a tecnologia, operações militares e instalações do Departamento de Defesa, além de pôr em perigo a vida dos seus funcionários”.

Apesar da explicação dada por Hershman, Biddle refere que a equipa jurídica do The Intercept planeia lutar contra o Departamento de Defesa, com base no facto de que lhes foi negado o acesso aos registos de forma demasiado agressiva.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Zuckerberg compara posição do Facebook à luta de Martin Luther King Jr.

Mark Zuckerberg defendeu publicamente a decisão do Facebook de não censurar anúncios políticos factualmente incorretos. Num discurso, esta quinta-feira, o presidente executivo do Facebook comparou a posição da rede social face à liberdade de expressão, e …

Mau feitio afasta juiz desembargador de concurso

Eurico Reis está fora da lista de magistrados responsáveis pela nova secção do Tribunal da Relação de Lisboa, relativa à propriedade intelectual e concorrência, supervisão e regulação, que começa a funcionar esta sexta-feira. O juiz …

Algarve escolhido como melhor destino de golfe do Mundo para 2020

A Associação Internacional de Operadores de Turismo de Golfe (IAGTO) escolheu o Algarve como "melhor destino de golfe do mundo para 2020", distinção que o presidente do Turismo do Algarve atribuiu à qualidade dos 40 …

Balakov deixa cargo de selecionador da Bulgária

O treinador Krasimir Balakov deixou nesta sexta-feira o cargo de seleccionador de futebol da Bulgária, na sequência da goleada (6-0) sofrida na recepção à Inglaterra, num jogo de qualificação para o Euro 2020 marcado por …

Fez-se História no Espaço com o primeiro passeio espacial feminino

As astronautas Jessica Meir e Christina Koch saíram esta sexta-feira da Estação Espacial Internacional (EEI) no primeiro passeio orbital sem a participação de homens, durante o qual repararão um controlo das baterias da estação. A saída …

UEFA proíbe Ajax de vender bilhetes

O Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA proibiu o Ajax de vender bilhetes para o próximo encontro da Liga dos Campeões, em Londres, frente ao Chelsea, a 5 de Novembro, devido ao mau …

Aumenta para cinco número de mortos em desabamento de prédio no Brasil

O número de mortos no desabamento de um prédio residencial em Fortaleza, capital do estado do Ceará, no nordeste do Brasil, aumentou para cinco, segundo informações do corpo de bombeiros divulgadas esta sexta-feira pelas autoridades …

Cartel de Sinaloa abre fogo e obriga polícia a libertar filho de “El Chapo”

O filho de El Chapo, Ovidio Guzmán López, foi libertado depois de várias horas de violência que se seguiram à sua detenção e o ministro da Defesa argumentou com medidas de segurança para o fazer. O …

Portugal tem 796 mil “eleitores-fantasma”

Portugal tem mais 796 mil eleitores do que população residente com 18 e mais anos. O número de inscritos nos cadernos eleitorais, em território nacional, apresenta uma diferença de 9,3% face ao número de residentes …

Lenine Cunha e Ana Filipe conquistam mais duas medalhas nos INAS Global Games

Os portugueses Lenine Cunha e Ana Filipe conquistaram esta quinta-feira medalhas de prata e bronze, respetivamente, nos INAS Global Games, competição mundial para atletas com deficiência intelectual, que decorre em Brisbane, na Austrália. Os dois pódios …