Governo norte-americano nega acesso aos registos dos drones militares da Google

US Army / Wikimedia

General Atomics MQ-1C Sky Warrior

O Governo americano considerou informação confidencial as 5 mil páginas do registo do projeto de drones militares da Google. Depois de duras críticas, a empresa deixou de desenvolver a tecnologia.

Aquando da revelação que a Google estava envolvida no desenvolvimento de drones militares para o Governo americano, a opinião pública disparou contra a empresa. Como forma de protesto, até mesmo alguns funcionários da Google apresentaram a demissão, há cerca de nove meses.

Os investigadores da área da inteligência artificial que contestam o Projeto Maven colocam em causa questões éticas relacionadas com o facto de a Google estar a ajudar os militares a implementar o uso de computadores para classificar as imagens captadas por drones, nomeadamente para distinguir seres humanos de objetos, por exemplo.

Desde então, o Projeto Maven tem sido escondido dos olhos atentos da público e dos media. O jornalista americano do The Intercept, Sam Biddle, tentou aceder aos registos do projeto para tentar saber mais sobre estes drones com inteligência oficial — mas sem sucesso.

O Pentágono considerou que as 5 mil páginas do projeto eram demasiado sensíveis para serem reveladas ao público. De acordo com a Futurism, o Projeto Maven contém “informações críticas de segurança de infraestruturas“. Com a saída da Google do desenvolvimento da tecnologia, foi contratada a Anduril Industries.

O The Intercept recebeu um memorando da Diretora Executiva do Departamento de Defesa americano, Lisa Hershman, que explica que tornar públicos os registos do Projeto Maven “forneceria ao adversário as informações necessárias para destruir ou danificar a tecnologia, operações militares e instalações do Departamento de Defesa, além de pôr em perigo a vida dos seus funcionários”.

Apesar da explicação dada por Hershman, Biddle refere que a equipa jurídica do The Intercept planeia lutar contra o Departamento de Defesa, com base no facto de que lhes foi negado o acesso aos registos de forma demasiado agressiva.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Falta de meios dificulta marcação de testes à Covid-19

Os utentes do Norte referenciados pelas autoridades de saúde para fazerem o teste à Covid-19 estão a ter grandes dificuldades na marcação nos laboratórios recomendados, devido ao disparo na procura e ao facto de a …

"Impõe-se manter as medidas de contenção", diz Marcelo

O Presidente da República afirmou esta terça-feira que se impõe manter as medidas de contenção que vigoram em Portugal, referindo que essa foi uma opinião unânime na segunda reunião técnica sobre a situação da covid-19 …

Crise poderá levar a Juve a vender Ronaldo por 70 milhões

A crise financeira causada pela pandemia de covid-19 poderá "obrigar" a Juventus a vender Cristiano Ronaldo por 70 milhões de euros, avança a imprensa italiana, frisando que existem mais dois cenários em cima da mesa. O …

Pavilhão Rosa Mota transformado em "Hospital de Missão" com 300 camas

O Pavilhão Rosa Mota, no Porto, entrará, na próxima semana, em funcionamento como “Hospital de Missão” e, com 300 camas, servirá para acolher doentes com poucos sintomas de covid-19 ou até assintomáticos sem “retaguarda familiar”. “Trata-se …

Maduro acusa EUA de provocarem "perigoso momento de tensão" no continente

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, enviou na segunda-feira uma carta aos governantes internacionais, alertando que os Estados Unidos (EUA), ao oferecerem uma recompensa por informações que levem à sua detenção, conduzem a "um perigoso …

Prestações ao banco vão subir para quem recorrer à moratória

As prestações dos créditos à habitação vão subir para empresas e clientes particulares que pedirem a sua suspensão no âmbito da moratória criada pelo Governo. Os juros vencidos durante os seis meses da moratória serão …

BE e PCP querem isenção do pagamento de propinas durante estado de emergência

O Bloco de Esquerda e o Partido Comunista Português consideram que os alunos do Ensino Superior devem ficar isentos do pagamento de propinas durante o estado de emergência. Tanto o BE como o PCP sempre defenderam …

Menina de 12 anos morre na Bélgica vítima da covid-19

Uma menina de 12 anos morreu esta segunda-feira na Bélgica devido à pandemia de covid-19, anunciaram esta terça-feira as autoridades de saúde deste país. "É um caso muito raro, mas que nos afeta muito, é um …

"Bomba" de Graça Freitas rebentou-lhe nas mãos. Governo rejeita cerco sanitário ao Porto

O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, rejeitou, nesta terça-feira, a possibilidade de impor um cerco sanitário ao Porto. Esta hipótese foi avançada pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas, e foi fortemente criticada por …

Novo máximo diário. Covid-19 mata mais 849 pessoas em Espanha

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 849 mortos com o novo coronavírus, um novo recorde de falecidos num só dia, elevando o balanço total para 8189. Os números do Ministério da Saúde espanhol revelam ainda um …