Governo norte-americano nega acesso aos registos dos drones militares da Google

US Army / Wikimedia

General Atomics MQ-1C Sky Warrior

O Governo americano considerou informação confidencial as 5 mil páginas do registo do projeto de drones militares da Google. Depois de duras críticas, a empresa deixou de desenvolver a tecnologia.

Aquando da revelação que a Google estava envolvida no desenvolvimento de drones militares para o Governo americano, a opinião pública disparou contra a empresa. Como forma de protesto, até mesmo alguns funcionários da Google apresentaram a demissão, há cerca de nove meses.

Os investigadores da área da inteligência artificial que contestam o Projeto Maven colocam em causa questões éticas relacionadas com o facto de a Google estar a ajudar os militares a implementar o uso de computadores para classificar as imagens captadas por drones, nomeadamente para distinguir seres humanos de objetos, por exemplo.

Desde então, o Projeto Maven tem sido escondido dos olhos atentos da público e dos media. O jornalista americano do The Intercept, Sam Biddle, tentou aceder aos registos do projeto para tentar saber mais sobre estes drones com inteligência oficial — mas sem sucesso.

O Pentágono considerou que as 5 mil páginas do projeto eram demasiado sensíveis para serem reveladas ao público. De acordo com a Futurism, o Projeto Maven contém “informações críticas de segurança de infraestruturas“. Com a saída da Google do desenvolvimento da tecnologia, foi contratada a Anduril Industries.

O The Intercept recebeu um memorando da Diretora Executiva do Departamento de Defesa americano, Lisa Hershman, que explica que tornar públicos os registos do Projeto Maven “forneceria ao adversário as informações necessárias para destruir ou danificar a tecnologia, operações militares e instalações do Departamento de Defesa, além de pôr em perigo a vida dos seus funcionários”.

Apesar da explicação dada por Hershman, Biddle refere que a equipa jurídica do The Intercept planeia lutar contra o Departamento de Defesa, com base no facto de que lhes foi negado o acesso aos registos de forma demasiado agressiva.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo promulga diploma. Funcionários públicos podem faltar para acompanhar filhos no primeiro dia de aulas

O Presidente da República promulgou e louvou a medida do Governo para que funcionários públicos possam faltar para acompanhar um filho menor no primeiro dia de escola, e defende um regime idêntico para trabalhadores do …

Leilão de arma que vitimou Van Gogh reacende debate sobre a sua morte

O leilão de uma pistola que teria sido usada pelo pintor Vincent Van Gogh para atirar em si mesmo reacendeu um debate sobre quem realmente puxou o gatilho: o artista cometeu suicídio ou foi baleado …

200 milhões de euros. Mais de seis mil investidores compraram obrigações da TAP

Mais de seis mil investidores subscreveram as obrigações da TAP, uma operação no valor de 200 milhões de euros, em que a procura superou a oferta em 1,55 vezes. No segmento geral a procura atingiu 162,5 …

Piloto do avião desaparecido da Malaysia Airlines terá cortado o oxigénio

Já lá vão mais de cinco anos desde o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines, que continua um mistério até hoje. Agora, acredita-se que o piloto terá cortado o oxigénio no avião. A noite de …

Sergio Moro diz que sai do Governo caso se provem irregularidades

O ministro da Justiça brasileiro reiterou a sua inocência no Senado, esta quarta-feira, mas afirmou que deixa o cargo caso se provem irregularidades nas mensagens trocadas com procuradores da Operação Lava Jato. "Estou absolutamente convicto das …

Nuvens brilhantes invadiram o céu de Espanha. Foi um "espetáculo quase inédito"

Este fim de semana, as nuvens noctilucentes (que em latim significa “brilho noturno”) ou nuvens mesosféricas polares foram vistas em Espanha. Surgem antes do amanhecer ou depois do pôr do sol, a sua cor varia normalmente …

Luís Enrique deixa comando da seleção espanhola (e já tem substituto)

Luis Enrique foi obrigado a abandonar o cargo de selecionador espanhol devido a um problema familiar que se arrasta desde março. “As razões que me impediram, desde março, de exercer normalmente as minhas funções de treinador …

Urso polar localizado em cidade russa longe do habitat natural

Um urso polar emagrecido foi visto numa cidade industrial da Sibéria, afastado para sul dos seus territórios de caça. As entidades de emergência da cidade de Norilsk, no Ártico Russo, alertaram na terça-feira os residentes locais …

Teixeira dos Santos não se arrepende de ter nomeado Vara e Santos Ferreira

O ex-ministro das Finanças disse, esta quarta-feira, no Parlamento que não tem "razões para se arrepender" de ter nomeado Armando Vara e Carlos Santos Ferreira para a administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "Até este …

Rio disponível para acordo com PS na Lei de Bases da Saúde

O presidente do PSD considera haver margem para um acordo com o PS para uma nova Lei de Bases da Saúde, estando os sociais-democratas a identificar as propostas que considera essenciais, nas quais inclui as …