Governo está a “tomar medidas” para responder ao novo vírus mortal que vem da China

Hugo Delgado / Lusa

A ministra da Saúde Marta Temido

Portugal está a acompanhar “com grande atenção” o fenómeno de propagação do novo vírus mortal que surgiu na China. A garantia é dada pela ministra da Saúde, Marta Temido, que assegura que estão já a ser tomadas “algumas medidas” para fazer face à situação.

Em declarações efectuadas à margem de um debate sobre hospitalização domiciliária que decorreu em Beja, Marta Temido garantiu que estão já a ser implementadas “algumas respostas específicas” para fazer face ao novo vírus que já provocou seis mortos na China.

O facto de o vírus se transmitir entre humanos, conforme já foi comunicado pelas autoridades chinesas, está a preocupar a Organização Mundial de Saúde (OMS) que já alertou para o risco de uma epidemia global.

Marta Temido lembra que “hoje vai decorrer uma reunião da OMS sobre esta questão que terminará com mais informação”. Entretanto, a Direcção-Geral da Saúde está “a acompanhar a situação com grande atenção” e estão a ser tomadas “algumas medidas de organização”, segundo a ministra da Saúde.

Este novo tipo de coronavírus está associado a infecções respiratórias e afecta tanto animais como pessoas, podendo ser mortal.

Já foram diagnosticados casos do novo vírus em várias localidades chinesas e também no Japão, na Tailândia, na Coreia do Sul e em Taiwan.

As autoridades australianas já aumentaram o controlo de segurança dos voos provenientes de Wuhan, a cidade no centro da China onde começaram os casos de pneumonia viral, quando estão a investigar um possível contágio em Brisbane.

O vírus terá tido origem num mercado de marisco em Wuhan, onde haveria também animais vivos à venda, conforme revela uma reportagem da CNN.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Temido admite uso generalizado de máscaras contra a covid-19

A ministra da Saúde anunciou, em entrevista à RTP1, que a Direção-geral da Saúde pediu um parecer sobre o uso generalizado de máscaras para evitar a propagação do Covid-19, tendo sido aconselhada a equacionar a …

Disputa sobre os nossos ancestrais resolvida pela evidência genética mais antiga de sempre

Informações genéticas de um fóssil humano com 800 mil anos foram recuperadas pela primeira vez. Os resultados esclarecem uma das ramificações da nossa árvore genealógica. A evidência genética foi retirada de um dente pertencente a um …

"Claramente abusivo". Isabel dos Santos contesta arresto de ações da NOS

As empresas da empresária angolana Isabel dos Santos que, em conjunto com a Sonaecom, controlam a maioria do capital da operadora NOS, consideraram que o arresto das suas participações na empresa é “abusivo” e “excessivo”. A …

Boris Johnson hospitalizado para fazer mais exames à covid-19

O primeiro-ministro britânico, que deu positivo para o novo coronavírus há dez dias, foi hospitalizado, este domingo, para novos exames. "A conselho do seu médico, o primeiro-ministro foi internado no hospital para exames esta noite", indicou …

Mistura de nanopartículas carregadas pode ser o cocktail fatal das células cancerígenas

Uma equipa de investigadores da Coreia do Sul descobriu que podem dar um golpe fatal nas células cancerígenas com uma cuidadosa mistura de nanopartículas carregadas. Os lisossomas são os caixotes do lixo das células. Contêm enzimas …

Diretora-geral da Saúde da Escócia demite-se após furar confinamento que impôs

A diretora-geral da Saúde da Escócia, Catherine Calderwood, anunciou na noite de domingo a sua demissão após ter desrespeitado as regras de confinamento que impôs, ao deslocar-se por duas vezes à sua segunda casa durante …

Maduro pede aos norte-americanos que impeçam "novo Vietname" perto de casa

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, dirigiu este domingo uma carta aos norte-americanos, apelando a que travem as alegadas intenções de Trump de avançar para um conflito armado com a Venezuela e impeçam "outro Vietname …

Apareceu um enorme buraco na camada de ozono por cima do Pólo Norte

O Arctic Ozone Watch da NASA relatou a formação de um grande buraco na camada de azono acima do Pólo Norte, que pode ser o maior já registado no norte. Em março, os relatórios de balões …

Descoberto novo candidato a superterra habitável a 12 anos-luz

Um sistema estelar recém-descoberto a 12 anos-luz inclui três mundos na faixa de tamanho entre a Terra e Neptuno, um deles na "zona habitável" da estrela, onde o calor do hospedeiro permite a existência de …

Na Terra ou em Marte: reator híbrido converte CO2 em produtos orgânicos

Uma equipa de investigadores desenvolveu um reator híbrido que utiliza bactérias "ciborgues" incorporadas em nanofios para produzir alimentos, combustível e oxigénio. Segundo o comunicado da Universidade da Califórnia, em Berkeley, este sistema é muito semelhante ao …