Governo está a “tomar medidas” para responder ao novo vírus mortal que vem da China

Hugo Delgado / Lusa

A ministra da Saúde Marta Temido

Portugal está a acompanhar “com grande atenção” o fenómeno de propagação do novo vírus mortal que surgiu na China. A garantia é dada pela ministra da Saúde, Marta Temido, que assegura que estão já a ser tomadas “algumas medidas” para fazer face à situação.

Em declarações efectuadas à margem de um debate sobre hospitalização domiciliária que decorreu em Beja, Marta Temido garantiu que estão já a ser implementadas “algumas respostas específicas” para fazer face ao novo vírus que já provocou seis mortos na China.

O facto de o vírus se transmitir entre humanos, conforme já foi comunicado pelas autoridades chinesas, está a preocupar a Organização Mundial de Saúde (OMS) que já alertou para o risco de uma epidemia global.

Marta Temido lembra que “hoje vai decorrer uma reunião da OMS sobre esta questão que terminará com mais informação”. Entretanto, a Direcção-Geral da Saúde está “a acompanhar a situação com grande atenção” e estão a ser tomadas “algumas medidas de organização”, segundo a ministra da Saúde.

Este novo tipo de coronavírus está associado a infecções respiratórias e afecta tanto animais como pessoas, podendo ser mortal.

Já foram diagnosticados casos do novo vírus em várias localidades chinesas e também no Japão, na Tailândia, na Coreia do Sul e em Taiwan.

As autoridades australianas já aumentaram o controlo de segurança dos voos provenientes de Wuhan, a cidade no centro da China onde começaram os casos de pneumonia viral, quando estão a investigar um possível contágio em Brisbane.

O vírus terá tido origem num mercado de marisco em Wuhan, onde haveria também animais vivos à venda, conforme revela uma reportagem da CNN.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.