Governo mantém promessa de colocar o salário mínimo nos 750 euros até 2023

Rodrigo Antunes / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

O Governo mantém a promessa de colocar o salário mínimo nacional (SMN) nos 750 euros até ao final da legislatura, isto é, até 2023.

A intenção do Executivo socialista liderado por António Costa consta do documento preliminar do Orçamento do Estado, que esta segunda-feira deu entrada no Parlamento e que esta terça-feira é apresentada pelo ministro das Finanças, João Leão.

“O salário mínimo nacional deverá continuar a trajetória de valorização significativa dos últimos cinco anos”, lê-se no documento, a que o semanário Expresso teve acesso.

Em 2021, o SMN aumentará, tal como o Governo tinha já anunciado, e o valor do aumento em causa estará “em linha com a média da anterior legislatura, mantendo-se o compromisso de alcançar os 750 euros em 2023”.

António Costa chegou a primeiro-ministro no final de 2015, altura em que o SMN estava fixada nos 505 euros brutos mensais. Em 2016 passou para 530, em 2017 para 557, em 2018 para 580 euros, em 2019 para 600 euros e, por fim, em 2020 para os 635 euros.

Nestes cinco anos, o aumento médio anual foi de 26 euros (5,1%), detalha o Expresso.

O aumento do SMN faz parte das reivindicações do Bloco de Esquerda e do PCP, antigos parceiros de geringonça, para a viabilização do OE2021.  O empresários já se manifestaram contra a subida num ano que será muito marcado pela pandemia.

João Leão confirma aumento (sem adiantar valores)

O ministro das Finanças reafirmou esta terça-feira, na conferência de imprensa de apresentação do OE2021, que no próximo ano haverá um aumento “bastante significativo” do SMN, mas sem indicar um valor concreto.

Leão afirmou por diversas vezes que em 2021 haverá “um aumento bastante significativo do salário mínimo” em linha com o feito na anterior legislatura, mas nunca indicou um valor concreto. Ainda segundo João Leão, o aumento do salário mínimo terá impacto em cerca de 100 mil trabalhadores da administração pública.

A semana passada, o primeiro-ministro, António Costa, comprometeu-se com um “aumento significativo” do salário mínimo nacional, “como sinal de confiança em quem trabalha”, em resposta ao líder do PCP que se queixou dos “sinais” dados pelo Governo.

No final de setembro, o Governo começou a ouvir os parceiros sociais sobre o aumento do SMN em 2021, mas não apresentou uma proposta ainda que mantenha o objetivo de o atualizar dos atuais 635 euros para 750 euros até ao final da legislatura.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Uber investe 90 milhões em novo ‘hub’ e sede em Lisboa e espera contratar mais 200 pessoas

A Uber está a investir 90 milhões de euros num novo ‘hub’ e sede de operações em Lisboa, hoje inaugurados, criando mais de 400 empregos diretos e pretendendo contratar mais 200 pessoas até final do …

Máscara nos espaços fechados e eventual terceira dose em massa - as conclusões da reunião no Infarmed

Terminou há momentos a reunião do governo com especialistas no Infarmed sobre o balanço da evolução da pandemia e as recomendações das medidas que devem ser adoptadas nesta nova fase. A reunião começou com as …

"Cruzeiro espacial" da SpaceX com quatro civis já está em órbita

Voo espacial terá a duração de três dias e cada um do seus tripulantes (quatro civis) terá uma tarefa na missão. Ainda assim, viagem tem um objetivo nobre e social. Passo a passo, Elon Musk parece …

Líder do PAN faz queixa no Ministério Público depois de ser ameaçada de morte

A deputada mostrou no Twitter o tipo de insultos e ameaças que tem recebido e avisa que não se vai calar ou permitir que o desrespeito continue. Inês Sousa Real foi insultada e ameaçada nas redes …

Árbitro foi muito "benévolo" com o FC Porto

O golo de Taremi e a expulsão de Mbemba originaram protestos portugueses. Os espanhóis têm uma visão diferente. O Atlético de Madrid-FC Porto contou com duas boas equipas em campo e uma "que esteve menos bem", …

Buraco na camada de ozono ultrapassa o tamanho da Antártida

A dimensão do buraco na camada de ozono no hemisfério sul ultrapassou o tamanho da Antártida, continente com cerca de 14 milhões de quilómetros quadrados, anunciou hoje o serviço europeu Copernicus, de monitorização da atmosfera. “O …

Políticos e especialistas querem legalizar canábis (com impostos para prevenir o consumo)

Um grupo de 65 personalidades, entre especialistas médicos e ex-ministros, apela à legalização da canábis, considerando que é a melhor forma de prevenir o consumo desta droga, nomeadamente através dos impostos aplicados ao sector. Esta carta …

Mais 1062 casos e seis mortes por covid-19. Internamentos continuam em queda

Há actualmente 497 doentes internados, menos 30 pessoas do que no último balanço. Mais seis pessoas morreram de covid-19 nas últimas 24 horas. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e mais 1062 casos …

Crescimento sustentado da economia dá margem ao Governo nas negociações para OE

Governo tem a seu favor uma evolução positiva das receitas fiscais, o que lhe deverá permitir metas mais ambiciosas de redução do défice ou, em alternativa, assumir mais medidas com impacto negativo no orçamento. O crescimento …

Portugal contratou mais professores, mas salários baixaram

Em ano de pandemia, um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) mostra as diferenças que existem nas carreiras dos professores na Europa e em Portugal. O reforço do número de professores no …