/

Governo mandou esconder prejuízos de 150 milhões de 2012 no BPN

16

Ricardo Graça / Lusa

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

A empresa pública Parvalorem, responsável pelos activos tóxicos do ex-BPN, terá ocultado prejuízos do Banco da ordem dos 150 milhões de euros a pedido do governo.

De acordo com a Antena1, a Parvalorem “escondeu” uma parte dos prejuízos do Banco relativos a crédito mal parado após uma solicitação da actual ministra das Finanças.

Maria Luís Albuquerque era na altura Secretária do Tesouro, enquanto Vítor Gaspar liderava a pasta das Finanças.

Um pedido que tinha como propósito esconder o “buraco” financeiro do antigo BPN e assim não agravar as contas do défice de 2012.

As imparidades do ex-BPN foram assim reduzidas de 577 milhões de euros para 420 milhões.

A informação foi assumida pela administradora da Parvalorem, Paula Poças, que considerou que o governo solicitou à empresa “a melhor expectativa relativamente à informação” que havia naquele momento.

“Nós considerámos que não fazia sentido estar a agravar no momento as imparidades”, acrescenta Paula Poças.

Os 150 milhões de imparidades ficaram assim adiados para o exercício seguinte, o que, para a administradora da Parvalorem, é algo normal “numa cobrança difícil, como numa situação destas”.

A Antena 1 cita entretanto um documento enviado pela empresa pública à tutela onde se menciona o “trabalho cirúrgico” de redução do “buraco”.

Uma fonte não identificada que esteve envolvida na redacção do relatório e contas de 2012 da Parvalorem fala do processo como “uma martelada nas contas”.

“Eu nem questionei, as ordens vinham de cima para recalcular as imparidades de forma a baixar o valor. Actuamos dentro da margem que tínhamos”, constata esta fonte anónima à rádio pública.

A Antena 1 frisa ainda que, no dia em que a Parvalorem enviou as contas “maquilhadas”, Maria Luís Albuquerque enviou um agradecimento à empresa com a ressalva de que a redução poderia ser maior, mas admitindo que talvez “não fosse possível melhor”.

Governo rejeita qualquer manipulação ou ocultação de contas

O Ministério das Finanças explicou entretanto num comunicado que “o registo contabilístico de imparidades é função de estimativas de perdas futuras em créditos existentes”, acrescentando que “as imparidades são avaliadas e validadas pelos auditores das empresas de acordo com os critérios definidos para o efeito e adequadamente reflectidas nas contas”.

“Qualquer materialização ou não dessas perdas é sempre registada nas contas da Parvalorem no momento em que se verificam, com o correspondente impacto nas contas públicas, pelo que não há qualquer manipulação ou ocultação de contas”, declarou o Governo.

ZAP / Lusa

16 Comments

  1. Acho normalíssimo, penso que ainda devem de ter escondido mais, por um lado existe a vontade de mostrar ao eleitorado o que lhes foi deixado, por outro lado se não “aflorarem” as contas do resultado do anterior governo o descalabre era tão grande que os juros subiam.

    É ver o exemplo do comum Português, se quisermos comprar uma casa e chegarmos ao banco com boas garantias a taxa de juro será menor porque o risco é menor, daí que tentemos mostrar o melhor possível as nossas contas e não mostrar despesas que tenhamos.

    Mas alegrem-se todos os vidrados no PS que eles vão voltar em breve, pena que não sejam só os que votaram no PS a pagar a crise por eles deixada.

  2. Espero bem que o PS não saia vitorioso nestas eleições porque isso seria cair num abismo e iria meter em causa todos os sacrifícios feitos por todos nós até agora. Desejo que os Portugueses se lembrem (afinal não foi há muitos anos!!!) de quem ajudou a meter o País na desgraça… embora considere que não há que tirar de uns para pôr nos outros, devemos deixar estes estar lá mais 4 anos para provarem que os tais sacrifícios não foram em vão!

    • Estes comentadores são mesmo farinha do mesmo saco!
      Não deve ter sido a vocês, a quem comeram a carne e beberam o sangue.
      Ficarem lá mais 4 anos para nos chuparem os ossos?
      Este país, é de quem? É só vosso?
      “Temos menos desemprego”,mais exportações, conseguem até cobrar muito mais impostos, importações a crescer e produção nacional a diminuir ! Tudo bem! Então porque é que Bruxelas já fala em mais impostos para Portugal?
      Cambada de mentirosos!
      Com esta perspectiva estão-se mesmo a preparar para nos chupar os ossos e os ricos ficarem sempre mais ricos, pois no entender desta cambada esses é que são os portugueses, os outros são escravos.

      • Em 40 anos de democracia a ANTENA1(rádio subsidiada?) faz assim do nada jornalismo de “investigação”… Sobre “projecções futuras” fazendo actualidade! O que virá a seguir no vale tudo e antes do canto do cisne?!?

      • O ponto de partida não foi a banca rota! Não foi o programa de ajustamento que a troika nos impôs e que vocês convidaram pela 3ª vez em 40 anos! Olhe, 4 anos por escreverem aos restaurantes a pedir o voto por conta de 13% do IVA, convinha que pensasse onde e como compensar a quebra? Os que lá estão disseram que não era possível pelos efeitos nefastos (consumo)!
        Neste país já alguém perdeu a 3ª maioria com um “buzinão”… Eles sabem ao que o povo se presta.
        Em política também há os que se dobram até se lhes ver as calcinhas… Bale!

  3. Factos ocorridos em 2013 foram objecto de investigação que chega a conclusões 4 ou 5 dias antes de eleições legislativas?

    Duvidem do timing e das intenções de quem produziu esta investigação.

    Sra. Ministra, mande os jornalistas voltar para a semana, porque tiveram mais que tempo de pegar no assunto, não é em cima das eleições.

  4. Eu de certeza que não vou esquecer estes últimos quatro anos, em que fui roubado todos os meses no meu ordenado, que fui espoliado com o enorme aumento de impostos, nem vou esquecer as muitas promessas que este sr. que exerce o cargo de primeiro ministro fez para ir para o poleiro, as quais se esqueceu logo de seguida, tendo feito precisamente o contrário (não aumentar impostos, nunca jamais em tempo algum cortar em ordenados e pensões. etc.). Só alguém atrasado mental ou então pertencente aos boys do partido é que poderão ir votar num individuo destes. As eleições existem precisamente para nós cidadãos julgarmos a actuação destes indivíduos sérios (nunca mentem, nem vêm desdizer o que disseram meses atrás). Até me admira que neste pais não saia cá todas as semanas o euromilhões, pois existem milhares de médiuns e adivinhos que preveem antecipadamente o que o candidato A ou B vai fazer se ganhar as eleições mas são suficientemente cegos (ou fazem-se) para verem a merda que os que estão no poleiro há 4 anos andaram a fazer.

  5. Estou a ver que aqui só mesmo a coligação do Ratos ou mesmo o Rato Costa… Tenham vergonha… O país está assim por causa de pessoas como vocês que votam num partido como se de uma equipa de futebol se trata-se… laranja… rosa…
    Toca a deitar estes FDP daqui para fora…. Obriga-los a devolver tudo o que roubaram…

    Uma questão! Em todos estes anos de democracia o país só conheceu 3 partidos no governo, de quem é a culpa do estado do país?

    Vota na mudança… fora os de sempre…

    Friso que eu não estou por minguem, por nenhum partido…

  6. OLHA A MESMA QUE DISSE TER OS COFRES CHEIOS E AFINAL AS DUAS CONTAS DO ESTADO NOS BANCOS ESTÃO A 0€ , E LÁ CONTINUA A VELHA CONVERSA ENTRE PSD E PS COM COMENTADORES ÚNICOS POR AQUI,ORA VAMOS LÁ VER UNS DEIXARAM O PAIS MAL A UNS ANOS ATRÁS OUTROS DEIXARAM NESTE ÚLTIMOS 4 ANOS AINDA PIOR E OS PRÓXIMOS NEM SEI POIS ENQUANTO FOREM PARTIDOS E NÃO PESSOAS A GOVERNAR PORTUGAL ESTAMOS BEM ENTALADOS,ATÉ AGORA NESTAS ELEIÇÕES TIVEMOS PASSOS A DIZER QUE ERA IMPOSSÍVEL FAZER CERTAS COISAS QUE AGORA JÁ PODIA SE O PS SE JUNTASSE A ELES, EM QUE FICAMOS NÓS PODE OU NÃO PODE FAZER COISAS POR PORTUGAL ,SE FOSSE MAIORIA NÃO PODIA E AGORA JÁ PODE?
    É POR ESTAS E POR OUTRAS TANTO DE UNS COMO DE OUTROS QUE JÁ DEIXEI DE ACREDITAR EM PARTIDOS POLÍTICOS ,ACREDITO QUE O MEU PAIS PODE E DEVE FAZER MELHOR MAS SÓ O CONSEGUIRA SEM TODOS ESTES PARTIDOS QUE SÓ NOS CHUPAM O DINHEIRO, MAIS COMO É POSSÍVEL EM CRISE COMO ESTAMOS OS PARTIDOS TEREM DIREITO A RECEBER 2 EUROS E TAL POR CADA VOTO QUE RECEBAM DE UM CIDADÃO, SÓ ISTO DEMONSTRA O QUE É PORTUGAL, GOSTAVA DE VER AQUI QUEM ACHA QUE OS PARTIDOS DEVEM RECEBER ESTE DINHEIRO ?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.