Governo mandou esconder prejuízos de 150 milhões de 2012 no BPN

Ricardo Graça / Lusa

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

A empresa pública Parvalorem, responsável pelos activos tóxicos do ex-BPN, terá ocultado prejuízos do Banco da ordem dos 150 milhões de euros a pedido do governo.

De acordo com a Antena1, a Parvalorem “escondeu” uma parte dos prejuízos do Banco relativos a crédito mal parado após uma solicitação da actual ministra das Finanças.

Maria Luís Albuquerque era na altura Secretária do Tesouro, enquanto Vítor Gaspar liderava a pasta das Finanças.

Um pedido que tinha como propósito esconder o “buraco” financeiro do antigo BPN e assim não agravar as contas do défice de 2012.

As imparidades do ex-BPN foram assim reduzidas de 577 milhões de euros para 420 milhões.

A informação foi assumida pela administradora da Parvalorem, Paula Poças, que considerou que o governo solicitou à empresa “a melhor expectativa relativamente à informação” que havia naquele momento.

“Nós considerámos que não fazia sentido estar a agravar no momento as imparidades”, acrescenta Paula Poças.

Os 150 milhões de imparidades ficaram assim adiados para o exercício seguinte, o que, para a administradora da Parvalorem, é algo normal “numa cobrança difícil, como numa situação destas”.

A Antena 1 cita entretanto um documento enviado pela empresa pública à tutela onde se menciona o “trabalho cirúrgico” de redução do “buraco”.

Uma fonte não identificada que esteve envolvida na redacção do relatório e contas de 2012 da Parvalorem fala do processo como “uma martelada nas contas”.

“Eu nem questionei, as ordens vinham de cima para recalcular as imparidades de forma a baixar o valor. Actuamos dentro da margem que tínhamos”, constata esta fonte anónima à rádio pública.

A Antena 1 frisa ainda que, no dia em que a Parvalorem enviou as contas “maquilhadas”, Maria Luís Albuquerque enviou um agradecimento à empresa com a ressalva de que a redução poderia ser maior, mas admitindo que talvez “não fosse possível melhor”.

Governo rejeita qualquer manipulação ou ocultação de contas

O Ministério das Finanças explicou entretanto num comunicado que “o registo contabilístico de imparidades é função de estimativas de perdas futuras em créditos existentes”, acrescentando que “as imparidades são avaliadas e validadas pelos auditores das empresas de acordo com os critérios definidos para o efeito e adequadamente reflectidas nas contas”.

“Qualquer materialização ou não dessas perdas é sempre registada nas contas da Parvalorem no momento em que se verificam, com o correspondente impacto nas contas públicas, pelo que não há qualquer manipulação ou ocultação de contas”, declarou o Governo.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Acho normalíssimo, penso que ainda devem de ter escondido mais, por um lado existe a vontade de mostrar ao eleitorado o que lhes foi deixado, por outro lado se não “aflorarem” as contas do resultado do anterior governo o descalabre era tão grande que os juros subiam.

    É ver o exemplo do comum Português, se quisermos comprar uma casa e chegarmos ao banco com boas garantias a taxa de juro será menor porque o risco é menor, daí que tentemos mostrar o melhor possível as nossas contas e não mostrar despesas que tenhamos.

    Mas alegrem-se todos os vidrados no PS que eles vão voltar em breve, pena que não sejam só os que votaram no PS a pagar a crise por eles deixada.

  2. Espero bem que o PS não saia vitorioso nestas eleições porque isso seria cair num abismo e iria meter em causa todos os sacrifícios feitos por todos nós até agora. Desejo que os Portugueses se lembrem (afinal não foi há muitos anos!!!) de quem ajudou a meter o País na desgraça… embora considere que não há que tirar de uns para pôr nos outros, devemos deixar estes estar lá mais 4 anos para provarem que os tais sacrifícios não foram em vão!

    • Estes comentadores são mesmo farinha do mesmo saco!
      Não deve ter sido a vocês, a quem comeram a carne e beberam o sangue.
      Ficarem lá mais 4 anos para nos chuparem os ossos?
      Este país, é de quem? É só vosso?
      “Temos menos desemprego”,mais exportações, conseguem até cobrar muito mais impostos, importações a crescer e produção nacional a diminuir ! Tudo bem! Então porque é que Bruxelas já fala em mais impostos para Portugal?
      Cambada de mentirosos!
      Com esta perspectiva estão-se mesmo a preparar para nos chupar os ossos e os ricos ficarem sempre mais ricos, pois no entender desta cambada esses é que são os portugueses, os outros são escravos.

      • Em 40 anos de democracia a ANTENA1(rádio subsidiada?) faz assim do nada jornalismo de “investigação”… Sobre “projecções futuras” fazendo actualidade! O que virá a seguir no vale tudo e antes do canto do cisne?!?

      • O ponto de partida não foi a banca rota! Não foi o programa de ajustamento que a troika nos impôs e que vocês convidaram pela 3ª vez em 40 anos! Olhe, 4 anos por escreverem aos restaurantes a pedir o voto por conta de 13% do IVA, convinha que pensasse onde e como compensar a quebra? Os que lá estão disseram que não era possível pelos efeitos nefastos (consumo)!
        Neste país já alguém perdeu a 3ª maioria com um “buzinão”… Eles sabem ao que o povo se presta.
        Em política também há os que se dobram até se lhes ver as calcinhas… Bale!

  3. Factos ocorridos em 2013 foram objecto de investigação que chega a conclusões 4 ou 5 dias antes de eleições legislativas?

    Duvidem do timing e das intenções de quem produziu esta investigação.

    Sra. Ministra, mande os jornalistas voltar para a semana, porque tiveram mais que tempo de pegar no assunto, não é em cima das eleições.

  4. Eu de certeza que não vou esquecer estes últimos quatro anos, em que fui roubado todos os meses no meu ordenado, que fui espoliado com o enorme aumento de impostos, nem vou esquecer as muitas promessas que este sr. que exerce o cargo de primeiro ministro fez para ir para o poleiro, as quais se esqueceu logo de seguida, tendo feito precisamente o contrário (não aumentar impostos, nunca jamais em tempo algum cortar em ordenados e pensões. etc.). Só alguém atrasado mental ou então pertencente aos boys do partido é que poderão ir votar num individuo destes. As eleições existem precisamente para nós cidadãos julgarmos a actuação destes indivíduos sérios (nunca mentem, nem vêm desdizer o que disseram meses atrás). Até me admira que neste pais não saia cá todas as semanas o euromilhões, pois existem milhares de médiuns e adivinhos que preveem antecipadamente o que o candidato A ou B vai fazer se ganhar as eleições mas são suficientemente cegos (ou fazem-se) para verem a merda que os que estão no poleiro há 4 anos andaram a fazer.

  5. Estou a ver que aqui só mesmo a coligação do Ratos ou mesmo o Rato Costa… Tenham vergonha… O país está assim por causa de pessoas como vocês que votam num partido como se de uma equipa de futebol se trata-se… laranja… rosa…
    Toca a deitar estes FDP daqui para fora…. Obriga-los a devolver tudo o que roubaram…

    Uma questão! Em todos estes anos de democracia o país só conheceu 3 partidos no governo, de quem é a culpa do estado do país?

    Vota na mudança… fora os de sempre…

    Friso que eu não estou por minguem, por nenhum partido…

  6. OLHA A MESMA QUE DISSE TER OS COFRES CHEIOS E AFINAL AS DUAS CONTAS DO ESTADO NOS BANCOS ESTÃO A 0€ , E LÁ CONTINUA A VELHA CONVERSA ENTRE PSD E PS COM COMENTADORES ÚNICOS POR AQUI,ORA VAMOS LÁ VER UNS DEIXARAM O PAIS MAL A UNS ANOS ATRÁS OUTROS DEIXARAM NESTE ÚLTIMOS 4 ANOS AINDA PIOR E OS PRÓXIMOS NEM SEI POIS ENQUANTO FOREM PARTIDOS E NÃO PESSOAS A GOVERNAR PORTUGAL ESTAMOS BEM ENTALADOS,ATÉ AGORA NESTAS ELEIÇÕES TIVEMOS PASSOS A DIZER QUE ERA IMPOSSÍVEL FAZER CERTAS COISAS QUE AGORA JÁ PODIA SE O PS SE JUNTASSE A ELES, EM QUE FICAMOS NÓS PODE OU NÃO PODE FAZER COISAS POR PORTUGAL ,SE FOSSE MAIORIA NÃO PODIA E AGORA JÁ PODE?
    É POR ESTAS E POR OUTRAS TANTO DE UNS COMO DE OUTROS QUE JÁ DEIXEI DE ACREDITAR EM PARTIDOS POLÍTICOS ,ACREDITO QUE O MEU PAIS PODE E DEVE FAZER MELHOR MAS SÓ O CONSEGUIRA SEM TODOS ESTES PARTIDOS QUE SÓ NOS CHUPAM O DINHEIRO, MAIS COMO É POSSÍVEL EM CRISE COMO ESTAMOS OS PARTIDOS TEREM DIREITO A RECEBER 2 EUROS E TAL POR CADA VOTO QUE RECEBAM DE UM CIDADÃO, SÓ ISTO DEMONSTRA O QUE É PORTUGAL, GOSTAVA DE VER AQUI QUEM ACHA QUE OS PARTIDOS DEVEM RECEBER ESTE DINHEIRO ?

RESPONDER

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente. No ano passado, um acidente forçou o Laboratório …

David Attenborough bateu um recorde mundial no Instagram (e destronou Jennifer Aniston)

O naturalista britânico David Attenborough destronou a atriz norte-americana Jennifer Aniston e tornou-se a pessoa a alcançar mais rapidamente um milhão de seguidores no Instagram, segundo os números do Guinness. David Attenborough, de 94 anos, …

Indonésia planeia atração turística com dragões de Komodo ao estilo de Jurassic Park

A Indonésia planeia construir uma atração ao estilo da saga Jurassic Park para que os turistas possam ver os famosos dragões de Komodo. De acordo com a revista Vice, em causa está uma proposta de …