Governo regional vai processar a TAP por “sabotar” a Madeira

Manuel de Almeida / Lusa

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

O Governo da região autónoma da Madeira vai processar a TAP por danos na economia regional causados pelos cancelamentos e atrasos nos voos com origem e destino na Madeira.

Miguel Albuquerque, chefe do executivo madeirense, avançou com esta possibilidade esta terça-feira, numa cerimónia com responsáveis hoteleiros. Esta quarta-feira, confirmou ao jornal Público que o Governo já contactou um escritório de advocacia para iniciar o processo contra a companhia aérea TAP.

“Vamos avançar judicialmente contra a TAP, reclamando uma indemnização pelos elevados prejuízos à economia madeirense“, afirmou Miguel Albuquerque, contabilizando mais de 70 voos cancelados desde o início do ano, que afetaram “deliberadamente” cerca de 10 mil passageiros para a Madeira.

Para o líder do Governo regional, os voos cancelados para a Madeira são uma estratégia da companhia, dado que, explica, sai mais barato cancelar voos para o arquipélago, dada a distância entre os aeroportos, do que para outros destinos europeus. “É uma vergonha a forma como a TAP tem tratado os madeirenses e prejudicado a nossa economia nos últimos meses.”

A companhia aérea nacional “insiste em sabotar a economia regional”, sobretudo “numa altura em que a Madeira é eleita pelo quinto ano consecutivo como Melhor Destino Insular Europeu”, aponta Albuquerque, sublinhando que 80% dos turistas chegam ao arquipélago por via aérea.

Os cancelamentos levam os turistas a passar os dias de férias nos aeroportos e a perder ligações, fatores que pesam na escolha do destino de férias.

Segundo Miguel Albuquerque, a TAP, como companhia nacional, deveria ter mais atenção à Madeira. No entanto, acontece o oposto. “A TAP, com uma política de preços em que pratica tarifas pornográficas para a Madeira e muito baratas para outros destinos concorrentes, está a promover a concorrência”, denuncia.

O presidente do governo regional diz ainda que o Governo regional já alertou o Governo para esta problemática, mas tanto o primeiro-ministro como o ministro das Infraestruturas “preferem assobiar para o lado“.

Se o tratamento dado pela TAP à Madeira é uma “vergonha”, a passividade com que Lisboa assiste a este problema não é menos vergonhosa. “A forma como Estado português, que é sócio maioritário da TAP, se tem comportado, demonstra que não tem a mínima preocupação nem com a Madeira, nem com os madeirenses”, diz Albuquerque.

“A TAP está com rédea livre, e a administração acha que pode fazer o que quiser”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mas a TAP é a única Cª Aerea que pode voar para a Madeira?
    Se a TAP não serve, virem-se para as EasyJet, Vueling, SATA, Air Europe, Transavia, etc.

    Pode ser que estas Cªs consigam aterrar no Funchal quando há vento, coisa que a TAP não consegue.

    Até parece qua a TAP é a única que conhece a rota de Lisboa para o FUnchal !!!

    • Pois, mas è a TAP que tem a propriedade das rotas; não pode chegar qualquer uma e começar a voar para a Madeira por sua ‘alta iniciativa’. (por um lado, infelizmente; a concorrência ensina muita coisa)

  2. E já agora ponham os preços das viagens para os Açores ao mesmo nível que os que vão para a Madeira. Há que haver concorrência leal 🙂

RESPONDER

Vénus paleolítica com mais de 20.000 anos descoberta no norte de França

Uma Vénus do Paleolítico esculpida há 23 mil anos foi encontrada no campo arqueológico de Renancourt, perto de Amiens, no norte de França. A descoberta remonta a julho passado e foi agora anunciada em comunicado pelo …

Chumbados projetos de lei para proteger vítimas de violência doméstica

Reconhecimento das crianças em contexto de violência doméstica, declarações para memória futura das vítimas e criação de subsídio para quem é obrigado a abandonar o lar foram os temas em discussão. Os projetos de lei do …

Ferro repreende Ventura no Parlamento. Deputado pede audiência urgente a Marcelo

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, fez esta quinta-feira uma advertência ao deputado do Chega por utilizar com “demasiada facilidade” as palavras “vergonha” e “vergonhoso” nas suas intervenções no parlamento. André Ventura intervinha no …

Consumo moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro

Um novo estudo sugere que até mesmo o consumo leve ou moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro. No entanto, as conclusões não são consensuais na comunidade científica. Nem só o …

Fim da guerra comercial à vista. Estados Unidos e China chegam a acordo

Falta apenas a assinatura do presidente dos Estados Unidos para que o entendimento possa pôr um ponto final na guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. De acordo com a Bloomberg, os negociadores …

Recuperados seis dos oito corpos das vítimas de erupção de vulcão na Nova Zelândia

Uma equipa militar neozelandesa recuperou esta sexta-feira seis dos oito corpos dos turistas que permaneciam desaparecidos após a erupção, na segunda-feira, do vulcão Whakaari, numa ilha desabitada da Nova Zelândia. A operação, que envolveu oito membros …

Plantas também "gritam" quando estão sob stress

À semelhança do que acontece com o Homem, algumas plantas também podem "gritar" quando enfrentam situações de stress, como a falta de água ou o corte do seu caule, concluíram cientistas da Universidade de Tel …

ESA declara guerra ao lixo espacial com um robô de quatro braços

https://vimeo.com/379011028 A Agência Espacial Europeia (ESA) acaba de assinar um contrato com a startup suíça ClearSpace para levar a cabo tarefas de limpeza de lixo orbital. Em comunicado, a agência espacial aponta que a empresa vai …

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, segundo a qual …