Governo vai partilhar os lucros do lítio com as Câmaras

(dr) Dakota Minerals

Prospecção de lítio em Montalegre

O Governo está apostado em incentivar a exploração mineira de lítio em Portugal e como incentivo às regiões onde a actividade vai ser realizada, promete partilhar os lucros do “negócio” com as Câmaras Municipais.

A ideia é confirmada ao Público pelo Secretário de Estado de Energia, João Galamba, que salienta que “a partilha de royalties com os municípios é uma forma de os compensar do facto de serem eles a sofrer os impactos directos da actividade mineira”.

A medida está inscrita num despacho assinado no final de Abril e que reforça as orientações em termos de protecção ambiental que devem ser seguidas pelas empresas de exploração de lítio, quer nas candidaturas enviadas para concurso, quer nos pedidos de prospecção e pesquisa que serão analisados pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

As empresas que se dedicam à actividade têm que entregar uma percentagem dos seus lucros ao Estado. Galamba destaca que o objectivo é dividir a parte dos lucros públicos com as autarquias.

A medida visará também responder a eventuais protestos locais contra a exploração de lítio, o que já aconteceu nos concelhos de Monção, Melgaço e Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, onde as populações se organizaram contra a prospecção na zona de Fojo, que deveria ser levada a cabo pela empresa australiana Fortescue.

Australianos desistem do lítio no Alto Minho

A Fortescue anunciou, entretanto, que desistiu do pedido de prospecção. No documento, datado de 30 de Abril, enviado à divisão de minas da DGEG, a advogada Joana Silva Aroso “solicita a retirada imediata de toda a informação geo-espacial relativa àquele pedido”, como cita a Lusa.

Em causa está um requerimento para atribuição de direitos de prospecção e pesquisa de depósitos minerais na área denominada Fojo.

As autarquias dos três municípios abrangidos por aquele pedido apresentaram uma “contestação conjunta” junto da DGEG, exigindo o indeferimento do mesmo. Foi também criado um movimento cívico designado “Em Defesa das Serras da Peneda e do Soajo” que tem prevista uma caminhada de protesto para o próximo dia 12 de Maio.

Criado nas redes sociais, o movimento cívico disponibilizou um modelo de reclamação junto da DGEG e lançou ainda uma petição pública, assinada por mais de 9.300 pessoas, que refere que a zona abrangida pelo pedido de prospecção “integra a Zona de Protecção do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG), Rede Natura 2000, Reserva Ecológica Nacional (REN) e Reserva Agrícola Nacional (RAN)”.

“Trata-se da maior ameaça de sempre à integridade das Serras da Peneda e Soajo”, afiança ainda o movimento, considerando que “as consequências serão devastadoras” e que “será um verdadeiro atentado ecológico”.

No final de Abril, o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, anunciou que o Governo vai lançar, até final do ano, oito novos concursos para exploração de lítio em Portugal, garantindo que tais operações não põem em causa a saúde das populações daquelas zonas, nem o meio ambiente.

A procura mundial pelo lítio, usado na produção de baterias para automóveis e placas utilizadas no fabrico de electrodomésticos, está a aumentar e Portugal é reconhecido como uma das potenciais mundiais neste sector.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. esperemos que os contratos sejam transparentes e com percentagens razoaveis para ( portugal ) ja tivemos o exemplo da exploraçao de ouro ,petroleo ,que foi tudo muito suspeito

RESPONDER

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Os últimos números de casos e óbitos registados devido a Covid-19 …

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos. Ao longo dos últimos …

Ventura anuncia recandidatura ao Chega e só sai do parlamento quando “metade daquela esquerda" sair

André Ventura anunciou esta noite a recandidatura à liderança do Chega, numa cerimónia em Leiria em que disse que só vai sair do parlamento “quando metade daquela esquerda sair”. “Estamos a fazer uma revolução democrática e …

Esqueletos revelam que fosso entre ricos e pobres começou a abrir-se há 6.600 anos

A análise a ossos encontrados numa sepultura na Polónia mostram que o fosse entre ricos e pobres na Europa começou a abrir-se muito antes daquilo que se pensava. O desaparecimento da classe média é um problema …

Super-Terras quentes podem ter atmosferas metálicas brilhantes

Os cientistas querem perceber porque é que as super-Terras quentes possuem um brilho tão chamativo - e já há uma hipótese em cima da mesa. Os exoplanetas, chamados de super-Terras quentes, podem ser particularmente brilhantes e …

As larvas de peixe-sol são adoráveis (mas crescem e tornam-se gigantescos "nadadores")

Uma equipa de cientistas australianos e neozelandeses descobriram as fases iniciais da larva gigante de peixe-sol. Pela primeira vez, o sequenciamento de ADN identificou as larvas do peixe-sol (Mola alexandrini). O peixe-sol, conhecido cientificamente como Mola …

Telescópio Webb vai estudar Júpiter, os seus anéis e duas intrigantes luas

Júpiter, que tem o nome do rei dos antigos deuses romanos, comanda a sua própria miniversão do nosso Sistema Solar de satélites circundantes; os seus movimentos convenceram Galileu Galileu de que a Terra não era …

Turista danifica escultura do século XIX enquanto posa para fotografia (e é apanhado pelas câmaras de vigilância)

A polícia italiana identificou um austríaco de 50 anos que danificou uma estátua do século XIX num museu em Itália, enquanto posava para uma fotografia. O incidente ocorreu no passado dia 31 de junho, segundo …

Covid-19: Brasil supera as 100.000 mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 100.000 mortes associadas à covid-19, quase cinco meses depois da confirmação do primeiro óbito no país, indicam dados oficiais divulgados pelas secretarias regionais de Saúde. Segundo os mais recentes …

As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos.  Para …