Governo vai partilhar os lucros do lítio com as Câmaras

(dr) Dakota Minerals

Prospecção de lítio em Montalegre

O Governo está apostado em incentivar a exploração mineira de lítio em Portugal e como incentivo às regiões onde a actividade vai ser realizada, promete partilhar os lucros do “negócio” com as Câmaras Municipais.

A ideia é confirmada ao Público pelo Secretário de Estado de Energia, João Galamba, que salienta que “a partilha de royalties com os municípios é uma forma de os compensar do facto de serem eles a sofrer os impactos directos da actividade mineira”.

A medida está inscrita num despacho assinado no final de Abril e que reforça as orientações em termos de protecção ambiental que devem ser seguidas pelas empresas de exploração de lítio, quer nas candidaturas enviadas para concurso, quer nos pedidos de prospecção e pesquisa que serão analisados pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

As empresas que se dedicam à actividade têm que entregar uma percentagem dos seus lucros ao Estado. Galamba destaca que o objectivo é dividir a parte dos lucros públicos com as autarquias.

A medida visará também responder a eventuais protestos locais contra a exploração de lítio, o que já aconteceu nos concelhos de Monção, Melgaço e Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, onde as populações se organizaram contra a prospecção na zona de Fojo, que deveria ser levada a cabo pela empresa australiana Fortescue.

Australianos desistem do lítio no Alto Minho

A Fortescue anunciou, entretanto, que desistiu do pedido de prospecção. No documento, datado de 30 de Abril, enviado à divisão de minas da DGEG, a advogada Joana Silva Aroso “solicita a retirada imediata de toda a informação geo-espacial relativa àquele pedido”, como cita a Lusa.

Em causa está um requerimento para atribuição de direitos de prospecção e pesquisa de depósitos minerais na área denominada Fojo.

As autarquias dos três municípios abrangidos por aquele pedido apresentaram uma “contestação conjunta” junto da DGEG, exigindo o indeferimento do mesmo. Foi também criado um movimento cívico designado “Em Defesa das Serras da Peneda e do Soajo” que tem prevista uma caminhada de protesto para o próximo dia 12 de Maio.

Criado nas redes sociais, o movimento cívico disponibilizou um modelo de reclamação junto da DGEG e lançou ainda uma petição pública, assinada por mais de 9.300 pessoas, que refere que a zona abrangida pelo pedido de prospecção “integra a Zona de Protecção do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG), Rede Natura 2000, Reserva Ecológica Nacional (REN) e Reserva Agrícola Nacional (RAN)”.

“Trata-se da maior ameaça de sempre à integridade das Serras da Peneda e Soajo”, afiança ainda o movimento, considerando que “as consequências serão devastadoras” e que “será um verdadeiro atentado ecológico”.

No final de Abril, o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, anunciou que o Governo vai lançar, até final do ano, oito novos concursos para exploração de lítio em Portugal, garantindo que tais operações não põem em causa a saúde das populações daquelas zonas, nem o meio ambiente.

A procura mundial pelo lítio, usado na produção de baterias para automóveis e placas utilizadas no fabrico de electrodomésticos, está a aumentar e Portugal é reconhecido como uma das potenciais mundiais neste sector.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. esperemos que os contratos sejam transparentes e com percentagens razoaveis para ( portugal ) ja tivemos o exemplo da exploraçao de ouro ,petroleo ,que foi tudo muito suspeito

RESPONDER

Assassino da jornalista Daphne Caruana Galizia condenado a 15 anos de prisão

Vincent Muscat, um dos três homens acusados do assassínio, em outubro de 2017, da jornalista anticorrupção de Malta Daphne Caruana Galizia, foi condenado a uma pena de 15 anos de prisão pelo tribunal da La …

Venezuela avisa embaixadora da UE : tem 72 horas para abandonar o país

Isabel Brilhante Pedrosa, embaixadora da União Europeia, foi declarada persona non grata pelo Governo venezuelano e deverá abandonar o país. O Governo venezuelano notificou, esta quarta-feira, a embaixadora da União Europeia (UE), a portuguesa Isabel Brilhante …

Diplomacia da vacina. Israel doa doses à República Checa, que prometeu abrir representação diplomática em Jerusalém

A República Checa, que prometeu abrir representação diplomática em Jerusalém, já recebeu as vacinas de Israel. De acordo com o Público, Israel doou vacinas à República Checa, que prometeu abrir uma representação diplomática em Jerusalém; à …

Há uma "grande probabilidade" de variante de Manaus se tornar dominante em Portugal, diz Sociedade Brasileira de Virologia

A variante do SARS-CoV-2 detetada em dezembro em Manaus, no Brasil, pode vir a tornar-se dominante em Portugal, disse o presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, Flávio Guimarães da Fonseca, apesar de no momento ainda ser …

Voo humanitário para o Brasil chegou a custar mais de 1.350 euros

O Público avança que o bilhete de um "voo humanitário" da TAP para o Brasil estava a ser vendido por 837 euros no início desta terça-feira. Horas depois, os "últimos lugares" estavam a ser disponibilizados …

Afinal, grupo de trabalho para a vacinação no Parlamento não vai existir

Afinal, ao contrário do que foi avançado esta terça-feira, o grupo de trabalho que devia coordenar o processo de vacinação dos deputados não vai existir. A Assembleia da República esclareceu esta tarde, em comunicado, que não …

Novo estudo indica que coronavírus pode sobreviver na roupa até 72 horas

De acordo com um estudo britânico, o novo coronavírus pode sobreviver na roupa ao longo de até 72 horas. Os especialistas alertam que pode ainda ser transferido da roupa para outras superfícies. Um estudo da universidade …

Polícia espanhola apreende 387 quilos de cocaína em navio chegado do Brasil

A polícia espanhola apreendeu 387 quilos de cocaína no porto de Santa Cruz de Tenerife, nas ilhas Canárias, numa inspeção feita a um camião que viajava num navio chegado do Brasil. O Ministério do Interior (Administração …

SEF detém suspeito de auxiliar pessoas a emigrar ilegalmente para a Irlanda

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, na segunda-feira, um cidadão europeu por suspeitas da prática do crime de auxílio à imigração ilegal. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, em Lisboa, um cidadão …

Afinal, primeira morte por covid-19 na Europa foi na Sérvia

Um trabalhador da construção civil morreu de covid-19 em fevereiro de 2020 em Belgrado, 10 dias antes de outra pessoa ter morrido em França, podendo ter sido afinal a primeira morte pela doença no continente, …