Governo altera lei para facilitar uso de drones por parte da polícia

O Governo vai alterar a lei para tornar mais fácil o uso de drones e de câmaras portáteis pelas forças de segurança. Os pedidos de vigilância com recurso a drones obtêm recorrentemente pareceres negativos da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD).

De acordo com a edição deste domingo do Jornal de Notícias, o Governo prepara-se para alterar a lei que regula o uso de câmaras de vídeo pelas forças de segurança para facilitar o recurso a drones.

O diário cita fonte oficial do Ministério da Administração Interna e escreve que a mudança na lei surge na sequência de um descontentamento generalizado entre as polícias perante a inadequação da lei aprovada em 2005, que não enquadra o uso dos drones.

Atualmente, é mais fácil para um privado obter uma autorização para captar imagens através de um drone do que para as autoridades, uma vez que o recurso a drones por particulares está sujeito a um pedido de autorização à Força Aérea Portuguesa, que é quase sempre aceite.

Desde 2017, já foram emitidas quase 80 mil autorizações para este efeito, a uma média de 97 por dia.

No entanto, a lei determina que sempre que as autoridades querem usar uma câmara de vídeo, têm de solicitar um parecer positivo à Comissão Nacional de Proteção de Dados. No entanto, este organismo adiantou ao JN que não há um “enquadramento legal” que permita aprovar este uso.

Nos últimos anos, as forças de segurança só foram autorizadas a usar drones em situações excecionais e, mesmo assim, sempre sem autorização para gravar as imagens. Por este motivo, a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia tem reclamado a necessidade de flexibilizar o recurso a drones por parte das autoridades.

O Ministério da Administração Interna confirmou ao diário que está “a preparar uma proposta de revisão do quadro legal existente, nomeadamente a alteração da Lei n.º 1/2005”, de modo a fazer “melhorias” e, assim, facilitar o uso de câmaras pelas autoridades.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Atlético de Madrid revela nomes de jogadores que testaram positivo à covid-19

Para acabar com a especulação, o Atlético de Madrid anunciou a identidade dos jogadores do plantel que testaram positivo à covid-19. O Atlético de Madrid anunciou que o plantel e a equipa técnica tiveram resultados …

35 anos depois, Toshiba deixa de fabricar portáteis

Depois de 35 anos a produzir e vender computadores, a empresa japonesa vai abandonar o negócio. O comunicado à imprensa divulga que a Toshiba vendeu as ações da Dynabook à Sharp, concluindo assim um processo …

Governo do Líbano demite-se em bloco

O primeiro-ministro libanês, Hassan Diab, vai entregar ainda esta segunda-feira ao Presidente Michel Aoun a demissão do Governo, disse esta segunda-feira o ministro da Saúde do Líbano, Hamad Hassan. Falando aos jornalistas após uma reunião do …

Portugal fora da lista de países que querem proibir robôs assassinos

Apesar de apoiar a realização de negociações para o fim do uso de robôs assassinos em conflitos militares, Portugal está fora da lista de países que procuram explicitamente proibir armas totalmente autónomas. A constatação consta de …

Portugal com mais três mortes e 157 novos casos de covid-19

Portugal regista esta segunda-feira mais três mortes e 157 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Há ainda a registar 89 pessoas recuperadas. O …

Covid-19. Singapura começa a testar vacinas em humanos na próxima semana

Singapura anunciou este sábado que inicia na próxima semana a primeira fase de testes em humanos de uma nova vacina contra a covid-19, período experimental que se vai prolongar até outubro, prevendo a administração do …

Cem milhões e um jogador. Real Madrid quer "roubar" Dybala à Juventus

De olhos postos na próxima temporada, o Real Madrid de Zinedine Zidane estará a sondar Paulo Dybala, estando disposto a pagar à Juventus 100 milhões de euros e a "oferecer" um outro jogador para garantir …

Depois da Microsoft, Twitter também está interessado em adquirir o TikTok

As redes sociais Twitter e TikTok tiveram discussões preliminares com vista a uma eventual "combinação" entre as duas, segundo uma notícia revelada no sábado pelo Wall Street Journal. Das informações obtidas pelo jornal não foi possível …

Vulcão Sinabung entra em atividade. Cinza cobre aldeias num raio de 20 quilómetros

O vulcão Sinabung, um dos mais ativos da ilha indonésia de Sumatra, expeliu, esta segunda-feira, fumo e cinzas a uma altura de cinco quilómetros, não havendo, para já, registo de feridos, informou a agência de …

Dona da TVI passa de lucros a prejuízos de 14,4 milhões. A culpa é da pandemia e das audiências

O grupo Media Capital obteve um prejuízo de 14,4 milhões de euros no primeiro semestre deste ano face a 5,9 milhões de lucros em igual período de 2019, segundo dados provisórios este domingo divulgados. De acordo …