Governo está a guardar Paulo Macedo para o Banco de Portugal

Rodrigo Gatinho / portugal.gov

O Ministro da Saúde, Paulo Macedo

O ex-ministro da Saúde, Paulo Macedo

O antigo ministro da Saúde poderá estar de “reserva” para ser vice-governador no Banco de Portugal, sendo apenas uma solução para a equipa de administração da CGD se não houver outra opção.

Paulo Macedo tem sido apontado como o nome mais forte para ocupar a presidência da Caixa Geral de Depósitos, no âmbito da demissão em massa da nova equipa por causa da polémica com a entrega das declarações de rendimentos e património no Tribunal Constitucional.

No entanto, segundo o Público apurou junto de várias fontes políticas, o ex-ministro da Saúde estará afinal “guardado” para ser um dos vice-governadores do Banco de Portugal.

António Costa chegou a pensar no antigo ministro de Passos Coelho quando teve de arranjar uma solução para a Caixa, mas decidiu mantê-lo de reserva para o banco central.

De acordo com o jornal, Macedo só será considerado uma hipótese para suceder ao administrador António Domingues em caso de “ausência de alternativas”.

Desde setembro deste ano que os atuais vices do governador do BdP ultrapassaram o prazo dos respetivos mandatos. Segundo o diário, Pedro Duarte Nunes já terminou o segundo mandato e José Ramalho terminou agora o primeiro, podendo ser reconduzido.

Segundo as regras das nomeações para o Banco de Portugal, alteradas no final do Executivo PSD-CDS, Carlos Costa tem a prioridade de indicar quem pretende para estes cargos. Porém, o Público assegura que o governador tem “dado sinais” de que Paulo Macedo pode ser uma boa opção para a sua equipa.

O governador ainda não terá desencadeado os processos de escolha porque está agora focado no processo de venda do Novo Banco.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Pediatras pedem reabertura urgente das escolas. Professores querem ser consultados na elaboração do plano

A Sociedade Portuguesa de Pediatria defende a reabertura urgente das escolas especialmente o ensino pré-escolar e nos 1º e 2º ciclos do ensino básico, chamando a atenção para as consequências do fecho no desenvolvimento das …

Ventura propõe tirar subvenções a políticos condenados a mais de três anos de prisão

O deputado único do Chega entregou esta terça-feira no parlamento um projeto de lei para retirar, incluindo retroativamente, as subvenções vitalícias a ex-titulares de cargos políticos condenados por crimes "com pena de prisão superior a …

PGR analisa carta que culpa o Governo por "borla fiscal" à EDP na venda de barragens

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) está a analisar uma carta do Movimento Terra de Miranda que questiona a autorização dada pelo Governo à venda de seis barragens transmontanas por parte da …

Biden prevê vacinas para todos os adultos antes do fim de maio

Joe Biden assegura que até maio o país terá vacinas suficientes contra o covid para todos os adultos do país, dois meses antes do previsto. O presidente do EUA anunciou que até ao final de maio …

Pandemia não é “uma competição ou um concurso de beleza entre países”

O presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), Durão Barroso, defende que o processo de vacinação mundial contra a covid-19 não deve ser “uma competição ou um concurso de beleza entre países” e lança …

Sarkozy admite recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos

O ex-Presidente francês admite recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos contra a sua condenação a três anos de detenção, um em prisão efetiva, por corrupção e tráfico de influência. Numa entrevista ao jornal Le Figaro, …

Apoio à família vai ser alargado a mais pais em teletrabalho. Tudo graças à oposição

Esta quarta-feira, vai subir a plenário o texto final que altera o apoio excecional à família para que chegue a mais portugueses. O alargamento do universo de potenciais beneficiários está no horizonte, nomeadamente com a …

"Espiar, atacar, reprimir". Militares em Myanmar usam tecnologia ocidental para enfraquecer manifestantes

Durante quase 50 anos de ditadura militar, os generais birmaneses usavam "ferramentas totalitárias" arcaicas. Agora, os militares que tomaram o poder em Myanmar têm "um arsenal muito mais sofisticado à sua disposição" Desde que o golpe …

Da "obsessão por cargos" à "subserviência ao PS". Críticos internos do BE descarregam na direção

A convenção do Bloco de Esquerda está marcada para os dias 22 e 23 de maio e os grupos críticos da direção do partido já têm preparada uma extensa lista de críticas. De acordo com o …

Pela primeira vez, a idade da reforma pode cair (e a culpa é da pandemia)

A idade da reforma é determinada pela esperança média de vida. No entanto, a pandemia e o consequente aumento da mortalidade podem fazer cair esse indicador, levando a um recuo histórico na idade da reforma. Até …