Paulo Macedo poderá ser o substituto de Domingues na CGD

Rodrigo Gatinho / portugal.gov

O Ministro da Saúde, Paulo Macedo

O antigo ministro da Saúde, Paulo Macedo, é apontado como o nome mais forte para suceder a António Domingues, caso o presidente da Caixa Geral de Depósitos bata com a porta, no âmbito da polémica da entrega das declarações de rendimentos e património no Tribunal Constitucional.

O nome de Paulo Macedo como potencial plano B do governo, para o caso de a actual administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) sair, tem sido apontado por vários órgãos de informação.

O ex-ministro da Saúde é visto como “o nome mais consensual”, avança o Jornal de Negócios, especulando ainda com as alternativas Carlos Tavares, de saída da presidência da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, e Nuno Amado, presidente do BCP.

Sobre esta possibilidade, Paulo Macedo garante que não foi sondado pelo governo, conforme declarações à TSF, à margem de uma conferência na Fundação Gulbenkian.

A rádio nota que o ex-ministro “não se quis alongar muito no assunto CGD, esclarecendo apenas que não foi sondado pelo executivo de António Costa”.

Centeno em silêncio

Enquanto Macedo opta pela declaração evasiva, Mário Centeno, ministro das Finanças, que está no centro deste imbróglio, prefere o silêncio absoluto.

O ministro, que terá acordado com a administração da CGD a não entrega das declarações de rendimentos e património no Tribunal Constitucional (TC), não se pronuncia sobre a polémica, numa altura em que há cada vez mais vozes a salientarem que ele tem que assumir responsabilidades e sair do governo.

Entretanto, o Diário de Notícias avança que o Conselho de administração da CGD vai reunir-se na quinta-feira para discutir a possibilidade das demissões, depois de o TC ter notificado os gestores a entregarem as respectivas declarações que são obrigatórias para todos os detentores de cargos públicos.

O Presidente da República e o primeiro-ministro já vieram a público dizer que compete ao TC avaliar o caso, dando assim reforço à necessidade de entrega das ditas documentações.

Os administradores da CGD parecem assim estar contra a parede e só falta saber se vão reagir saindo dos cargos ou cedendo à solicitação do TC.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Sobre este assunto gostava de tentar perceber um pouco mais mas a poeira criada é tanta que não consigo descortinar nada. Se poderem dar umas luzes aos comentários seguintes agradeço.
    Salário: deve ser no limite igual ao do 1.º Ministro? Não me parece pois ninguém vai assumir uma função sujeito a queimar o nome na praça para no final do mês levar 4 ou 5 mil euros de salário quando o privado paga 10 x mais. Se queremos bons gestores temos que pagar. é a lei da oferta e da procura. Eventualmente o que está mal é o 1.º Ministro ganhar tão pouco;
    Declaração de rendimentos: em que é que a entrega contribui para um melhor desempenho das funções? o papel é recebido e arquivado?
    Se for por motivos de enriquecimento ilícito será que as N/ autoridades não tem acesso a essa informação? Casas, Carros, Dinheiro no Banco, Ações, etc… ou esperam que eles, eventualmente, digam que tem milhares em caso num buraco???
    Obrigado

RESPONDER

Mais de 50 jornalistas subscrevem abaixo-assinado em defesa de Maria Flor Pedroso

Mais de 50 jornalistas, entre os quais Adelino Gomes, Henrique Monteiro, Anabela Neves e Francisco Sena Santos, subscreveram esta sexta-feira um abaixo-assinado em defesa da jornalista Maria Flor Pedroso, diretora de informação da RTP. "Confrontados com …

O maior sítio arqueológico submerso do mundo mora no México (e está a surpreender os especialistas)

Uma equipa de especialistas está a explorar há cerca de quatro anos o Grande Aquífero Maia, localizado no México, e tem feito descobertas surpreendentes que vão desde numerosos sítios arqueológicos a vestígios de homens primitivos.  Durante …

Passes baixam para 70 e 80 euros para utentes da região Oeste

Os passes nos transportes públicos para Lisboa vão baixar para 70 euros para utentes de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, e para 80 euros dos restantes concelhos da região. A …

Parar de comer quando se está cheio nem sempre é fácil (e há uma razão para isso)

Com alguns alimentos, parar de comer — mesmo quando se está cheio — nem sempre é fácil. Isto porque algumas destas comidas podem ter sido feitas de forma a que tal aconteça. Nenhum alimento é criado …

Há milhares de misteriosos buracos no fundo do mar da Califórnia

Surgiu um novo mistério perto da costa de Big Sur, na Califórnia, no fundo do Oceano Pacífico: há milhares de pequenos fragmentos redondos retirados dos sedimentos do fundo do mar.   A descoberta foi feita como parte …

NASA apresenta "mapa do tesouro" para encontrar água em Marte

Uma equipa de cientistas da NASA elaborou um mapa da água congelada que existe em Marte e que se acredita estar a apenas 2,5 centímetros abaixo da superfície do Planeta Vermelho - isto é, à …

Já se sabe como é que planetas florescem a partir de pequenos pedaços de poeira

Uma equipa de investigadores validou uma teoria que pode explicar como é que os planetas crescem a partir de pequenos pedaços de poeira interestelar. O crescimento de um pequeno pedaço de poeira até um planeta inteiro …

Rainha Isabel II está a procura de um gestor de redes sociais

A família real britânica está à procura de um gestor de redes sociais. O salário vai oscilar entre os 53 e 59 mil euros anuais por 37 horas semanais, de segunda a sexta-feira. A rainha Isabel II …

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as abelhas esfomeadas (e isso é má notícia)

Apesar de não haver humanos na Zona de Exclusão de Chernobyl, a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986, e apesar do nível …