Paulo Macedo poderá ser o substituto de Domingues na CGD

Rodrigo Gatinho / portugal.gov

O Ministro da Saúde, Paulo Macedo

O antigo ministro da Saúde, Paulo Macedo, é apontado como o nome mais forte para suceder a António Domingues, caso o presidente da Caixa Geral de Depósitos bata com a porta, no âmbito da polémica da entrega das declarações de rendimentos e património no Tribunal Constitucional.

O nome de Paulo Macedo como potencial plano B do governo, para o caso de a actual administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) sair, tem sido apontado por vários órgãos de informação.

O ex-ministro da Saúde é visto como “o nome mais consensual”, avança o Jornal de Negócios, especulando ainda com as alternativas Carlos Tavares, de saída da presidência da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, e Nuno Amado, presidente do BCP.

Sobre esta possibilidade, Paulo Macedo garante que não foi sondado pelo governo, conforme declarações à TSF, à margem de uma conferência na Fundação Gulbenkian.

A rádio nota que o ex-ministro “não se quis alongar muito no assunto CGD, esclarecendo apenas que não foi sondado pelo executivo de António Costa”.

Centeno em silêncio

Enquanto Macedo opta pela declaração evasiva, Mário Centeno, ministro das Finanças, que está no centro deste imbróglio, prefere o silêncio absoluto.

O ministro, que terá acordado com a administração da CGD a não entrega das declarações de rendimentos e património no Tribunal Constitucional (TC), não se pronuncia sobre a polémica, numa altura em que há cada vez mais vozes a salientarem que ele tem que assumir responsabilidades e sair do governo.

Entretanto, o Diário de Notícias avança que o Conselho de administração da CGD vai reunir-se na quinta-feira para discutir a possibilidade das demissões, depois de o TC ter notificado os gestores a entregarem as respectivas declarações que são obrigatórias para todos os detentores de cargos públicos.

O Presidente da República e o primeiro-ministro já vieram a público dizer que compete ao TC avaliar o caso, dando assim reforço à necessidade de entrega das ditas documentações.

Os administradores da CGD parecem assim estar contra a parede e só falta saber se vão reagir saindo dos cargos ou cedendo à solicitação do TC.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Sobre este assunto gostava de tentar perceber um pouco mais mas a poeira criada é tanta que não consigo descortinar nada. Se poderem dar umas luzes aos comentários seguintes agradeço.
    Salário: deve ser no limite igual ao do 1.º Ministro? Não me parece pois ninguém vai assumir uma função sujeito a queimar o nome na praça para no final do mês levar 4 ou 5 mil euros de salário quando o privado paga 10 x mais. Se queremos bons gestores temos que pagar. é a lei da oferta e da procura. Eventualmente o que está mal é o 1.º Ministro ganhar tão pouco;
    Declaração de rendimentos: em que é que a entrega contribui para um melhor desempenho das funções? o papel é recebido e arquivado?
    Se for por motivos de enriquecimento ilícito será que as N/ autoridades não tem acesso a essa informação? Casas, Carros, Dinheiro no Banco, Ações, etc… ou esperam que eles, eventualmente, digam que tem milhares em caso num buraco???
    Obrigado

RESPONDER

Johnson & Johnson acusada de vender pó de talco com propriedades cancerígenas a mulheres negras

A gigante farmacêutica Johnson & Johnson continuou a comercializar pó de talco para mulheres negras, apesar de existirem provas de que esses produtos causam cancro. A queixa contra a Johnson & Johnson, apresentada pelo Conselho Nacional …

Termina hoje prazo para receber reembolso do IRS

O prazo para a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) liquidar as declarações de IRS termina este sábado, depois de uma campanha que contou com mais quase seis milhões de entregas. De acordo com o portal da …

UE condena "instrumentalização" de refugiados pela Bielorrússia

A União Europeia (UE) condenou esta sexta-feira "a instrumentalização de migrantes e refugiados pelo regime bielorrusso", alegando que é "totalmente inaceitável" usar pessoas para "promover objetivos políticos" e prometeu avaliar hipótese de punição de contrabandistas. O …

André Ventura - Chega

Autárquicas serão "início do fim do reinado" de Costa. Em Moura, Ventura é apelidado de "fascista"

Esta sexta-feira à noite, em Moura, um grupo de pessoas juntou-se perto do comício de André Ventura, em protesto, apelidando o líder do Chega de "fascista". O líder do Chega, André Ventura, apresentava esta sexta-feira os …

Incêndios na Turquia chegam a zonas turísticas. Há suspeitas de mão criminosa

Os devastadores incêndios que se estão a fazer sentir na zona sul da costa da Turquia já fizeram pelo menos quatro mortes. Depois das ondas de calor mortais nas Américas, inundações na Europa e China e …

Sonae vende 24,99% da empresa que detém o Continente por 528 milhões de euros

O grupo Sonae acordou vender uma participação de 24,99% na Sonae MC, a proprietária dos supermercados Continente, por 528 milhões de euros, informou em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A alienação de …

Supertaça. Sporting e Sp. Braga defrontam-se 39 anos depois (e adeptos regressam aos estádios)

Sporting e Sp. Braga lutam este sábado pelo primeiro título da época (e os adeptos já vão estar na bancada). O encontro da 43.ª edição da supertaça Cândido de Oliveira está marcado para este sábado, …

Vacinação de crianças divide peritos. Mas sem a inoculação dos mais novos a imunidade pode não chegar

Na sexta-feira, a Direção-Geral de Saúde anunciou que recomenda que a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. No entanto, o tema está a gerar controvérsia e divide opiniões …

Governo com margem política para abdicar de 15% do Novo Banco

Em 2022, o Governo tem margem política para abdicar do direito de entrar como acionista no Novo Banco (NB), inicial­mente com uma participação de mais de 2%, mas que pode subir a 15%. Para já, nem …

Tóquio2020. Biles renuncia também às finais de salto e barras assimétricas

A ginasta norte-americana Simone Biles, que renunciou à final do concurso geral individual dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, também não vai participar das finais de domingo de salto e barras assimétricas, informou esta sexta-feira a Federação …