Paulo Macedo poderá ser o substituto de Domingues na CGD

Rodrigo Gatinho / portugal.gov

O Ministro da Saúde, Paulo Macedo

O antigo ministro da Saúde, Paulo Macedo, é apontado como o nome mais forte para suceder a António Domingues, caso o presidente da Caixa Geral de Depósitos bata com a porta, no âmbito da polémica da entrega das declarações de rendimentos e património no Tribunal Constitucional.

O nome de Paulo Macedo como potencial plano B do governo, para o caso de a actual administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) sair, tem sido apontado por vários órgãos de informação.

O ex-ministro da Saúde é visto como “o nome mais consensual”, avança o Jornal de Negócios, especulando ainda com as alternativas Carlos Tavares, de saída da presidência da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, e Nuno Amado, presidente do BCP.

Sobre esta possibilidade, Paulo Macedo garante que não foi sondado pelo governo, conforme declarações à TSF, à margem de uma conferência na Fundação Gulbenkian.

A rádio nota que o ex-ministro “não se quis alongar muito no assunto CGD, esclarecendo apenas que não foi sondado pelo executivo de António Costa”.

Centeno em silêncio

Enquanto Macedo opta pela declaração evasiva, Mário Centeno, ministro das Finanças, que está no centro deste imbróglio, prefere o silêncio absoluto.

O ministro, que terá acordado com a administração da CGD a não entrega das declarações de rendimentos e património no Tribunal Constitucional (TC), não se pronuncia sobre a polémica, numa altura em que há cada vez mais vozes a salientarem que ele tem que assumir responsabilidades e sair do governo.

Entretanto, o Diário de Notícias avança que o Conselho de administração da CGD vai reunir-se na quinta-feira para discutir a possibilidade das demissões, depois de o TC ter notificado os gestores a entregarem as respectivas declarações que são obrigatórias para todos os detentores de cargos públicos.

O Presidente da República e o primeiro-ministro já vieram a público dizer que compete ao TC avaliar o caso, dando assim reforço à necessidade de entrega das ditas documentações.

Os administradores da CGD parecem assim estar contra a parede e só falta saber se vão reagir saindo dos cargos ou cedendo à solicitação do TC.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Sobre este assunto gostava de tentar perceber um pouco mais mas a poeira criada é tanta que não consigo descortinar nada. Se poderem dar umas luzes aos comentários seguintes agradeço.
    Salário: deve ser no limite igual ao do 1.º Ministro? Não me parece pois ninguém vai assumir uma função sujeito a queimar o nome na praça para no final do mês levar 4 ou 5 mil euros de salário quando o privado paga 10 x mais. Se queremos bons gestores temos que pagar. é a lei da oferta e da procura. Eventualmente o que está mal é o 1.º Ministro ganhar tão pouco;
    Declaração de rendimentos: em que é que a entrega contribui para um melhor desempenho das funções? o papel é recebido e arquivado?
    Se for por motivos de enriquecimento ilícito será que as N/ autoridades não tem acesso a essa informação? Casas, Carros, Dinheiro no Banco, Ações, etc… ou esperam que eles, eventualmente, digam que tem milhares em caso num buraco???
    Obrigado

RESPONDER

Lixo espacial cadente iluminou os céus na Austrália

Na sexta-feira passada, pedaços de lixo espacial de um foguetão russo iluminaram os céus na Austrália. Os especialistas dividem-se na possibilidade de bocados dele caírem na Terra. Na sexta-feira passada, num final de tarde como tantos …

Cientistas criaram uma borracha que até rasga (mas concerta-se sozinha)

Investigadores da Universidade Flinders, na Austrália, desenvolveram um novo tipo de borracha que consegue regenerar sozinha. A equipa de investigadores da universidade australiana criou um novo tipo de borracha e um catalisador que, em conjunto, podem …

Dez anos depois, voltou a ser avistado um guepardo do noroeste africano

Naturalistas na Argélia filmaram um guepardo do noroeste africano, uma subespécie listada na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como estando em "perigo crítico", pela primeira vez em dez anos. De acordo …

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …