Governo francês confirma que Centeno é hipótese para o FMI

Stephanie Lecocq / EPA

O presidente do Eurogrupo, Mario Centeno

O Governo francês confirmou que o ministro das Finanças português é uma das hipóteses para liderar o Fundo Monetário Internacional (FMI), depois da saída de Christine Lagarde para o Banco Central Europeu (BCE).

Fonte oficial do Governo francês confirmou à agência Reuters, esta sexta-feira, que o ministro das Finanças, Mário Centeno, é uma das hipóteses em cima da mesa para liderar o Fundo Monetário Internacional (FMI), avança a Renascença.

De acordo com a mesma fonte, para além do governante português, os outros possíveis candidatos são o antecessor de Centeno no Eurogrupo, o holandês Jeroen Dijsselbloem, Nadia Calvino, a ministra espanhola da Economia, Olli Rehn, o governador do banco central da Finlândia e a búlgara Kristalina Georgieva, diretora executiva do Banco Mundial.

O responsável francês adiantou à agência que o país está a liderar o processo de escolha dos Estados-membros da União Europeia do candidato europeu à liderança do FMI, depois de Christine Lagarde, que ocupa o cargo desde 2011, ter sido escolhida para liderar o Banco Central Europeu (BCE), sucedendo ao italiano Mario Draghi. A francesa deixa a instituição no dia 12 de setembro.

Os rumores de que o presidente do Eurogrupo poderá vir a assumir também a liderança do FMI foram lançados pelo The Politico, embora o favorito seja Dijsselbloem. Atualmente com 53 anos, o holandês assumiu a pasta das Finanças do país entre 2012 e 2017, tendo-se destacado em 2013 ao tornar-se presidente do Eurogrupo.

Na semana passada, em entrevista à rádio Observador, António Costa admitiu que Centeno é hipótese como diretor-geral do FMI, mas não um objetivo diplomático fixado.

“Os objetivos que temos neste quadro situam-se no âmbito da União Europeia”, frisou, notando que “a hipótese que está em cima da mesa relativamente ao FMI” tem que ser considerada, mas que nem sequer “era um objetivo de vida pessoal” de Centeno.

Já em relação à hipótese de Centeno ocupar uma pasta na futura equipa da Comissão Europeia na área da gestão do euro, o primeiro-ministro referiu que já teve uma conversa com a nova presidente, Ursula Von der Leyen, tendo então ficado acordado que “cada país apresentaria sempre dois nomes, um de cada género”.

“Se o professor Mário Centeno continuar como ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo, fará pouco sentido duplicar na Comissão Europeia a mesma área e seria mais interessante ficarmos numa área distinta. Mas, caso se concretize a hipótese de passar a ser diretor-geral do FMI, aí Portugal deixa de ter uma presença na reforma da zona euro, que é para nós absolutamente capital”, alegou.

As candidaturas à liderança do FMI podem ser apresentadas a partir da próxima segunda-feira e até 6 de setembro, anunciou entretanto a instituição, precisando que vai escolher o novo diretor-geral até 4 de outubro.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas explicam porque trabalhar à noite faz mal aos intestinos

As pessoas que trabalham à noite têm mais probabilidades de desenvolver inflamações intestinais, porque há células que contribuem para a saúde intestinal que deixam de receber informações vitais do cérebro, indica um estudo divulgado esta …

Marinha dos EUA admite que vídeos de OVNI's são verdadeiros (e não era suposto ninguém saber)

A Marinha dos EUA confirmou que imagens de OVNIs que surgiram nos últimos anos são reais e que nunca pretenderam que o vídeo fosse visto pelo público. As imagens que apareceram pela primeira vez online em …

O Pólo Norte vai ter um hotel de luxo (iluminado pelas auroras boreais)

https://vimeo.com/360873720 O hotel "mais a norte do mundo" só existirá durante um mês e o glamping de luxo será para muito poucos: o custo é de 95 mil euros por pessoa por três dias. Em 2020, o …

Whitney Houston vai regressar aos palcos (em holograma)

Whitney Houston vai "regressar" aos palcos, em formato holograma. Foi anunciada uma digressão da cantora por várias salas do Reino Unido, em 2020. Os planos para uma digressão de holograma de Whitney Houston têm sido discutidos …

Victor Vescovo diz que chegou ao ponto mais profundo dos oceanos. James Cameron não concorda

James Cameron levantou dúvidas sobre as recentes declarações de Victor Vescovo sobre ter quebrado o recorde do mergulho mais profundo no oceano, dizendo que o empresário não pode ter descido mais, uma vez que não …

Par de patinadores no gelo mais medalhado de sempre anuncia fim da carreira

Os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, o par de patinadores no gelo mais medalhado da história do olimpismo, anunciaram esta quarta-feira o fim da carreira. “Olá a todos. Temos novidades para todos os que nos …

Elon Musk é o líder mais inspirador da tecnologia da atualidade

Elon Musk foi nomeado o líder mais inspirador no setor da tecnologia, de acordo com um estudo publicado pela Hired, uma plataforma para contratação de pessoal em 14 cidades em todo o mundo. O estudo, chamado …

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …