Governo francês confirma que Centeno é hipótese para o FMI

Stephanie Lecocq / EPA

O presidente do Eurogrupo, Mario Centeno

O Governo francês confirmou que o ministro das Finanças português é uma das hipóteses para liderar o Fundo Monetário Internacional (FMI), depois da saída de Christine Lagarde para o Banco Central Europeu (BCE).

Fonte oficial do Governo francês confirmou à agência Reuters, esta sexta-feira, que o ministro das Finanças, Mário Centeno, é uma das hipóteses em cima da mesa para liderar o Fundo Monetário Internacional (FMI), avança a Renascença.

De acordo com a mesma fonte, para além do governante português, os outros possíveis candidatos são o antecessor de Centeno no Eurogrupo, o holandês Jeroen Dijsselbloem, Nadia Calvino, a ministra espanhola da Economia, Olli Rehn, o governador do banco central da Finlândia e a búlgara Kristalina Georgieva, diretora executiva do Banco Mundial.

O responsável francês adiantou à agência que o país está a liderar o processo de escolha dos Estados-membros da União Europeia do candidato europeu à liderança do FMI, depois de Christine Lagarde, que ocupa o cargo desde 2011, ter sido escolhida para liderar o Banco Central Europeu (BCE), sucedendo ao italiano Mario Draghi. A francesa deixa a instituição no dia 12 de setembro.

Os rumores de que o presidente do Eurogrupo poderá vir a assumir também a liderança do FMI foram lançados pelo The Politico, embora o favorito seja Dijsselbloem. Atualmente com 53 anos, o holandês assumiu a pasta das Finanças do país entre 2012 e 2017, tendo-se destacado em 2013 ao tornar-se presidente do Eurogrupo.

Na semana passada, em entrevista à rádio Observador, António Costa admitiu que Centeno é hipótese como diretor-geral do FMI, mas não um objetivo diplomático fixado.

“Os objetivos que temos neste quadro situam-se no âmbito da União Europeia”, frisou, notando que “a hipótese que está em cima da mesa relativamente ao FMI” tem que ser considerada, mas que nem sequer “era um objetivo de vida pessoal” de Centeno.

Já em relação à hipótese de Centeno ocupar uma pasta na futura equipa da Comissão Europeia na área da gestão do euro, o primeiro-ministro referiu que já teve uma conversa com a nova presidente, Ursula Von der Leyen, tendo então ficado acordado que “cada país apresentaria sempre dois nomes, um de cada género”.

“Se o professor Mário Centeno continuar como ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo, fará pouco sentido duplicar na Comissão Europeia a mesma área e seria mais interessante ficarmos numa área distinta. Mas, caso se concretize a hipótese de passar a ser diretor-geral do FMI, aí Portugal deixa de ter uma presença na reforma da zona euro, que é para nós absolutamente capital”, alegou.

As candidaturas à liderança do FMI podem ser apresentadas a partir da próxima segunda-feira e até 6 de setembro, anunciou entretanto a instituição, precisando que vai escolher o novo diretor-geral até 4 de outubro.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …