Governo está “a perder gás” e Costa o “instinto matador”

Mário Cruz / Lusa

Marques Mendes

“Paralisado”, “desarticulado” e “a perder gás”. Eis como Marques Mendes avalia o Governo, considerando que, desde a aprovação do Orçamento de Estado, o Executivo está “sem agenda” e que António Costa perdeu o “instinto matador”.

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Marques Mendes salienta que o Governo “está a perder gás desde Novembro”, ou seja, desde que foi aprovado o Orçamento do Estado.

“Tirando a questão da concertação social e da TSU [Taxa Social Única], não houve mais nenhuma medida relevante. Quem for ao Diário da República, aquilo é uma miséria. Há muitos estudos, mas decisões não há”, sublinha.

O ex-presidente do PSD entende que o Executivo manifesta “muita desarticulação” e que está “paralisado” por ter ficado “sem agenda”. “Os acordos que existiam com o Bloco de Esquerda e o PCP esgotaram com o Orçamento do Estado”, diz Marques Mendes.

“Não acho que sejam precisos novos acordos, mas é preciso uma nova agenda, porque o Governo está a fazer gestão corrente, navegação à vista”, considera o comentador político.

Marques Mendes aponta ainda “um defeito de fabrico” ao Executivo de António Costa, considerando que “falta um número 2”, “um vice-primeiro-ministro para as questões internas” e que “substitua” o primeiro-ministro quando ele está ausente.

Na perspectiva do comentador, o Governo é “unipessoal”, centrado na figura de António Costa, pelo que, quando o primeiro-ministro não está, “não há Governo”, conclui.

Analisando em particular o desempenho de Costa, Marques Mendes entende que ele “não esteve bem” nos últimos debates no Parlamento, apresentando-se “sem iniciativa, muito à defesa e sem instinto matador“.

Mas apesar deste quadro, o comentador da SIC entende que a “geringonça” não está em risco porque “PS, PCP e Bloco de Esquerda não querem crise política nenhuma, estão unidos para o bem e para o mal“.

E de resto, “quem provocar uma crise é fortemente penalizado”, considera Marques Mendes, notando que os partidos da aliança de esquerda “gostam mais de estar no poder ou próximo dele do que na oposição”. Porque, afinal, “o poder fascina”, conclui.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. “Os partidos da aliança de esquerda “gostam mais de estar no poder ou próximo dele do que na oposição”, diz Marques Mendes – O que vale é que os da direita gostam mais de estar na oposição. Adoro estas verdades de LaPalice.

  2. atenção pessoal
    o homem falou está falado, do alto do pedestal o mestre, o sábio, a inteligencia falou e nós só temos que obedecer, psssiiiu cuidado para ninguem ouvir, nós que gostamos mais de obedecer do que mandar papaias, perdão peço desculpas de estar a ser injusto deixa-me ter um pouco de glória nesta crônica, não es só tu que tens esses momentos, estas a ser injusto, mau, és mau marques mendes, olha que eu sou mais alto e gente pequenina ou são bailarinos ou outra coisa, não não es mau estavs a brincar, tu fostes ex-presidente do PSD, o sabe tudo e um dia vais ser presidente da republica (maldito País este que não sabe ver quem são os melhores) diz o homem “Os acordos que existiam com o Bloco de Esquerda e o PCP esgotaram com o Orçamento do Estado” e o governo esta “a perder gás” fiquei na dúvida. marques mendes marques mendes estás a perder qualidades, isso não é bom, assim não vais ser presidente da República Portuguesa

  3. Para quem nunca fez nada na vida até parece que se acha com uma opinião muito importante, será que ele prepara estes textos a olhar-se no espelho e a beijar os próprios ombros, com a sensação que está a fazer algo importante e que toda a gente o adora. Uma espécie de rato da politica que morde nos calcanhares de uns e outros e mesmo uma vez não consegue nenhum lugar de destaque.
    Para que aprenda algo de política, devo dizer-lhe para perguntar aos portugueses o que acham do que tem sido feito pelo governo e se estão satisfeitos ou não, e no final apresentar os resultados. Caso tenha sugestões construtivas que fale, caso contrário, nem precisa dar-se ao trabalho de aparecer.
    De qualquer forma quanto à conversa de um tal de “vice-parasita”, estará ele a oferecer os seus préstimos? Porque o poder seduz??????

  4. Quem esta de fora vê melhor!!! e Marques Mendes esta atento …pode nunca ter feito nada na vida.. mas ainda vê bem!! e sabe como a maquina funciona … mas para resumir todos querem lá estar e algo de bom por lá acontece.. mesmo com os cofres ditos vazios !! olhem o que eu gostava de ver era alguém ..um bom Português a vestir mesmo a camisola por todos nós ..pelo nosso país ..vejo é tudo interessado a encher o seu próprio saco. Tenho a certeza que este país governado por gente séria não tinha necessidade de estar como esta..

  5. Este papagaio deve pensar que a maioria das pessoas minimamente atentas ainda não percebeu a sua “agenda”…
    Um parasita com a mania que sabe tudo, mas cujo objectivo é apenas encher os bolsos…..

  6. Os “avençados” da geringonça atacaram de imediato! Não dão tréguas! Vamos à noticia sobre a vergonha de ontem a ver se são tão incisivos? É o tanas! Devem ser da matinha que foi paga para que o actual PM se babasse de vaidade! Nada mais.

RESPONDER

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Catarina Martins faz apelo a Costa. "Moratórias têm de ser estendidas já"

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez um apelo direto ao primeiro-ministro, este sábado, para que não espere que "seja tarde demais" e decida já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e …