Governo espanhol vai deixar de enviar dinheiro à Catalunha

Quique Garcia / EPA

Para impedir gastos com o referendo independentista na Catalunha, o Governo vai deixar de enviar 1.400 milhões de euros mensais destinados à região.

De acordo com a imprensa espanhola, citada pelo semanário Expresso, o Governo espanhol decidiu congelar os 1.400 milhões de euros mensais que a Catalunha costuma receber pelo sistema de financiamento consagrado a esta autonomia.

Esta é a dura estratégia do ministério das Finanças, a cargo de Cristóbal Montoro, para “matar” o suposto referendo separatista, agendado para 1 de outubro e convocado pelo presidente da Generalitat, Carles Puigdemont.

O semanário escreve que do lado dos catalães há vontade de avançar para uma batalha judicial, com o argumento de que os instrumentos utilizados por Madrid contrariam o princípio da liberdade de participação política.

Segundo o Público, ao mesmo tempo que o Boletim Oficial do Estado era assinado, Puigdemont recebeu mais de 700 autarcas dispostos a colaborar na realização do referendo, apesar de já estarem a ser investigados pela Procuradoria-Geral.

Não subestimem a força do povo da Catalunha. O Estado central pode ter muitas leis e muitos boes [boletins oficiais do Estado], mas não tem o povo da Catalunha”, afirmou o presidente, citado pelo jornal.

O Expresso avança que, só este domingo, a Guarda Civil da Catalunha apreendeu cerca de 1,3 milhões de cartazes de propaganda separatista perto de Barcelona. Esta semana, o Ministério Público da Catalunha convocou os responsáveis máximos pelos vários corpos policiais da região – Guardia Civil, Polícia Nacional e Mossos d’Esquadra – para os informar da sua obrigação legal de impedir a realização da consulta popular.

O Tribunal Constitucional já tinha suspendido uma lei que permitia a realização do referendo independentista. Na terça-feira passada, suspendeu também a “lei da transição” que pretende converter a Catalunha numa república. Ambas tinham sido aprovadas pelo Parlamento catalão.

Os independentistas reclamam há muito tempo um referendo sobre a independência da Catalunha, em moldes semelhantes aos que foram realizados no Quebec, no Canadá, e na Escócia, no Reino Unido.

Em 2014, os independentistas organizaram uma “consulta simbólica” sob a forma de referendo não vinculativo na Catalunha, em que participaram 2,3 milhões de pessoas, 80% das quais se pronunciaram pela independência.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ou talvez deixar de devolver dinheiro à Catalunha, entretanto deverão estes deixar de enviar os seus impostos para Madrid e assim ficarão mais ricos uma vez que são os que mais produzem.

  2. Mas no entanto vai-lhe sacar dinheiro diariamente através dos impostos, assim se vê quais os verdadeiros interesses pela Catalunha e o espírito de amizade entre espanhóis e catalães, esta forma de actuação espanhola assim tem sido perante os vizinhos ao longo dos séculos.

RESPONDER

Ouvir música clássica enquanto faz exercício? A Ciência sugere que sim

Estudos sugerem que, ao contrário daquilo que pensa, ouvir música clássica enquanto se pratica exercício físico pode ajudá-lo no seu treino. Para muitas pessoas, uma parte essencial de qualquer regime de exercício é a música que …

“Não queiram fazer mistérios onde não existem”. UE encerrou caso do procurador europeu

A União Europeia (UE) deu por "encerrado" o caso do procurador europeu José Guerra e dos lapsos no seu currículo enviado pelo Governo. “A reunião dos membros do Conselho da UE decorreu na segunda-feira e …

Jack Ma reaparece após estar "desaparecido" quase três meses

O bilionário fundador do gigante do comércio eletrónico chinês Alibaba reapareceu, esta quarta-feira, numa reunião virtual com professores rurais, após meses de incerteza sobre o seu paradeiro. No vídeo, publicado no site do jornal chinês Tianmu …

Jesus voltou a testar negativo. Benfica confirma presença na Taça da Liga

O treinador do Benfica voltou a testar negativo ao novo coronavírus, num segundo teste realizado esta terça-feira, dia em que o clube anunciou ter 17 casos de infeção na sua estrutura profissional de futebol. "O Benfica …

Novas regras do confinamento entram em vigor esta quarta-feira (mas há exceções nos horários)

As novas medidas de restrição para travar a pandemia de covid-19 em Portugal entraram em vigor às 0h desta quarta-feira no âmbito do estado de emergência em vigor no país.  O primeiro-ministro anunciou esta segunda-feira que …

Ratos paraplégicos voltam a caminhar graças a proteína inovadora

Cientistas criaram e injetaram uma proteína no cérebro de ratos paraplégicos. Após um par de semanas, os ratos recuperaram a capacidade de caminhar. Não, não é milagre. Uma equipa de investigadores alemães conseguiu restaurar a capacidade …

Sporting vai apresentar queixa à Ordem dos Médicos do diretor clínico da Unilabs

O presidente do Sporting anunciou, esta terça-feira, a intenção de denunciar à Ordem dos Médicos o comportamento do diretor clínico da Unilabs, devido aos testes à covid-19 que impediram Nuno Mendes e Sporar de defrontar …

Matéria escura? Raios-X ao redor das "Magníficas 7" podem ser rastos de uma misteriosa partícula

Uma equipa de cientistas descobriu que os misteriosos raios-X detetados em estrelas de neutrões próximas podem ser a primeira evidência de axiões, partículas hipotéticas que podem ajudar a desvendar segredos sobre a matéria escura. Existem muitos …

Os astrónomos captaram duas galáxias a meio de uma colisão (e viram uma garça a formar-se)

As colisões entre galáxias podem demorar milhões de anos. NGC 5394 e NGC 5395 estão a meio de um desses encontros e os cientistas conseguiram captar o evento em imagens. O par NGC 5394 e NGC …

"Toupeira" do InSight termina a sua viagem em Marte

A sonda de calor desenvolvida e construída pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e implantada em Marte pelo lander InSight da NASA terminou a sua parte da missão. Desde 28 de fevereiro de 2019 que a …