Governo espanhol declara estado de alerta

O Governo espanhol decidiu declarar o estado de alerta em todo o país, a partir de sábado, o que lhe permite limitar a circulação de pessoas.

“Quero anunciar a realização amanhã de um Conselho de Ministros extraordinário para decretar o estado de alerta durante 15 dias“, anunciou o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, numa declaração institucional, sem a presença de jornalistas.

Esta disposição prevista na Constituição espanhola para, entre outros, casos de “epidemias e situações de contaminação graves” vai permitir que o Executivo possa limitar a circulação de pessoas durante um tempo limitado de inicialmente 15 dias em todo o país, mas não de pôr em causa os direitos fundamentais dos cidadãos.

Espanha registou até agora 120 mortos com o novo coronavírus (36 mais do que quinta-feira) e 4209 casos confirmados (1.205 mais), com Madrid a ser a região mais atingida, segundo a atualização feita hoje pelas autoridades sanitárias do país.

O Governo espanhol anunciou, ontem, um “primeiro pacote” de medidas para lutar contra a pandemia, do qual faz parte uma transferência de 2800 milhões de euros para apoiar os sistemas de saúde do país.

O Executivo socialista aprovou também, entre outras medidas, a criação de uma linha de crédito de 400 milhões de euros para ajudar as empresas dos setores de turismo, transporte e hotelaria a aliviar os efeitos da crise.

Esta semana, soube-se que a ministra da Igualdade, Irene Montero, deu positivo para a Covid-19. O vice-presidente do Governo espanhol, Pablo Iglesias, seu companheiro, ficou, por isso, em quarentena.

Esta quinta-feira, soube-se que a ministra da Administração Pública, Carolina Darias, também está infetada, assim como Santiago Abascal, líder do partido de extrema-direita Vox.

Recorde-se que Portugal também se encontra em estado de alerta, uma decisão tomada ontem em Conselho de Ministros.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.