Governo de António Costa já tem nomes

José Sena Goulão / Lusa

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa

António Costa já terá vários nomes alinhavados para a formação de um governo socialista com o apoio de Bloco de Esquerda, PCP e Verdes, com nomes praticamente incontornáveis que não causam surpresas e outros podem ser verdadeiros “coelhos” tirados da cartola.

Entre os jornais começaram já a surgir vários nomes como prováveis ministeriáveis num Executivo de António Costa.

Sem surpresas, Mário Centeno, o coordenador económico do programa eleitoral do PS, é apontado como provável Ministro das Finanças.

Já a pasta da Economia poderá ser atribuída ao economista Manuel Caldeira Cabral, conforme anuncia a TVI.

A estação atira o nome de Maria Leitão Marques como provável para o ministério da Presidência e da Modernização Administrativa. A actual deputada foi a coordenadora da “Agenda para a Década” do PS, um documento que é considerado basilar para o programa de um governo socialista.

A TVI assegura ainda que José Vieira da Silva, que já foi ministro da Segurança Social e da Economia, será o escolhido de António Costa para a pasta dos Assuntos Parlamentares.

Já os Assuntos Europeus poderão ser atribuídos à eurodeputada Elisa Ferreira, um nome que parece ganhar força nos últimos tempos. O Observador destaca o facto de até Passos Coelho ter elogiado o seu trabalho em Bruxelas.

No Trabalho e Solidariedade Social, o nome que surge como hipótese é o de Pedro Marques, que foi secretário de Estado no ministério quando este foi liderado por Vieira da Silva.

A Administração Interna poderá ficar a cargo de Fernando Rocha Andrade, que é considerado muito próximo de António Costa.

Para a pasta da Justiça é apontado o deputado João Tiago Silveira, coordenador do gabinete de estudos do PS  e ex-secretário de Estado deste ministério no governo de José Sócrates

A liderar o ministério da Defesa poderá ficar Júlio Miranda Calha, ex-secretário de Estado nesta pasta e um dos apoiantes declarados de António Costa.

Para o Ministério dos Negócios Estrangeiros, Marques Mendes, que tem dado sinais de ter boas fontes nos seus comentários na SIC, avançou com as possibilidades de Francisco Seixas da Costa e Basílio Horta.

À pasta da Agricultura poderá regressar o inevitável Luís Capoulas Santos, um dos socialistas mais ligados a esta área e que já ocupou a pasta.

A doutorada em Ecologia Helena Freitas, que foi cabeça-de-lista do PS por Coimbra, é uma das fortes possibilidades para o Ministério do Ambiente.

E na Educação o cabeça-de-lista por Viana do Castelo e ex-emigrante Tiago Brandão Rodrigues pode tornar-se no mais jovem dos ministros de Costa, conforme avança o Observador.

Já o Ensino Superior e Ciência poderá ser entregue a Manuel Heitor, um dos elementos que mais contribuiu para o programa do PS neste âmbito.

E para a Cultura, o Observador aponta Margarida Pinto Correia, a actual directora de Inovação Social da Fundação EDP, como hipótese, notando que Rui Nery, que passou pelo ministério com Manuel Maria Carrilho como ministro, também é uma possibilidade.

ZAP

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Poupem-me. O Miranda calha está mais xéxé que o velho bochechas!!! Basílo horta também acho bem. Foi sempre um grande sociaista…!

  2. BOLSA DE LISBOA PERDEU ESTA MANHÃ 2 MIL MILHÕES NUMA SÓ SESSÃO
    ECONOMIA • MERCADOS
    Esta segunda-feira, dois mil milhões de euros em títulos de empresas cotadas no PSI20 tiveram ordens de venda vindas de fundos…

    A gula pelo poder dá nisto.

  3. O Básilo Horta sempre foi um grade socialista!…ah!.. ah!..ah!… isto é mesmo para rir e de quem não sabe nada. o sr. Basilio foi um dos fundadores do CDS, foi ministro da agricultura, só passou para o PS porque lhe interessava “tachos”

  4. Espero que o BE e o PCP já sejam “crescidos” isto é responsáveis e assumam as suas responsabilidades neste putativo governo, ou seja; assumam pastas ministeriais, pois só assim se podem considerar como uma coligação, de outra forma tenho dificuldade em classificar estes acordos.
    Já sabemos que o PS não é responsável e dificilmente o será enquanto este secretário geral lá estiver.
    Relembro que sem ainda ter sido indigitado como PM, já adotou posturas muito similares ao Pinto de Sousa, agora imaginem quando lá chegar.
    infelizmente vai ser muito “giro” ver estes distintos “meninos” ainda de bibe a ultrapassarem as birras próprias da idade.

  5. Quer se goste ou não estamos perante um facto inédito em mais de 40 anos de democracia em Portugal; vai haver um governo apoiado por uma maioria de esquerda. Os partido envolvidos sabem o muito que está em jogo e numa conjetura dificil em que é mais facil a governação para governos de direita (de momento na Europa a linha de pensamento politico dominante é a neo-liberal) dou valor a esta iniciativa e á coragem demonstrada; por vezes ficar na oposição é o caminho mais fácil.

  6. Quando comecei a ler a notícia estava ansioso para saber quais os ministérios que caberiam ao PCP e Bloco Esquerda, mas que raio de coligação é esta? Como é que o povo vai saber quais as capacidades que estes partidos têm para liderar se não lhes atribuem nenhum ministério? É “job for the boys” do PS, está-se mesmo a ver. Porém, falta aqui ministérios como o da saúde, a ver vamos.

  7. Gostava que alguém me explicasse quem é que vai pagar este desvario. Aos “politicos” apenas é assacada “responsabilidade politica”. E isso, responsabilidade politica, é o quê?. Eu explico: é fazer “caca” e os Portugueses pagarem.

  8. Podemos acreditar numa notícia que não diz qual a fonte? Mais uma intoxicação da opinião pública em que a TVI não fica nada bem.

RESPONDER

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …

Capital do Natal de Algés avança com queixa-crime contra promotores

A organização da Capital do Natal, evento que decorre em Algés, Oeiras, vai apresentar uma queixa-crime contra os promotores turísticos que "adulteraram a oferta do parque", o que defraudou "um conjunto alargado de pessoas". Em causa …

Menino de 5 anos convidou todos os colegas do infantário para assistir à sua adoção

Um menino de cinco anos de Michigan, nos Estados Unidos, convidou a sua turma do infantário para testemunhar à sua adoção legal. A criança, identificada como Michael, foi adotada formalmente pela sua nova família na passada …

TDT vai mudar de frequência (outra vez)

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou …

Ruas de Águeda entre as "mais bonitas do mundo" para a CNN

As ruas do centro de Águeda, no distrito de Aveiro, decoradas com guarda-chuvas estão entre as 21 mais bonitas de mundo para a emissora norte-americana CNN. A distinção é avançada pelo jornal Público, que dá …

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …