Governo criou site para dar a conhecer grandes prioridades

O Governo criou uma página na Internet para dar a conhecer as prioridades do Orçamento do Estado para 2017, com vídeos do primeiro-ministro e do ministro da Segurança Social e links para a proposta de lei e relatório.

Com ligações através das quais podem ser descarregadas a proposta de lei, o relatório e a apresentação do OE2017, o site oe2017.gov.pt identifica as “grandes prioridades” para o próximo ano – famílias, investimento, estado social e conhecimento.

Segundo fonte do gabinete do primeiro-ministro, a criação do site visou dar a conhecer o Orçamento do Estado e as suas prioridades de forma acessível e clara a todos os portugueses.

O site contém um vídeo, divulgado na sexta-feira, em que o primeiro-ministro, António Costa, defende que as “famílias portuguesas vão pagar menos impostos e os impostos que vão pagar terão maior justiça fiscal”.

Com o título “O Orçamento explicado“, surgem mais dois vídeos, o primeiro do ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, a pormenorizar alguns dos investimentos previstos, e um segundo, do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva.

O site contém ainda pequenos quadros que correspondem às diferentes áreas da governação, que resumem os principais objetivos das políticas para os setores da Educação, Saúde, Modernização Administrativa, Defesa Nacional, Ambiente e os restantes setores.

O Orçamento do Estado para 2017 foi entregue na sexta-feira na Assembleia da República. A proposta prevê um crescimento económico de 1,5%, um défice de 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB), uma inflação de 1,5% e uma taxa de desemprego de 10,3%.

Para este ano, o executivo liderado por António Costa piorou as estimativas, esperando agora um crescimento económico de 1,2% e um défice orçamental de 2,4% do PIB.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Saúdo a “novidade”, pois em 46 anos de vida não me lembro de algo do género. Pessoalmente, parece-me correcto que haja um site que possibilite acesso, sobre uma matéria tão importante como o orçamento de Estado, que nos diz respeito a todos nós, contribuintes.

RESPONDER

Milhares de suecos implantam microchips subcutâneos para substituir a carteira

A aplicação da engenharia em sistemas biológicos tem um papel cada vez mais preponderante. Milhares de suecos implantaram microchips nos seus corpos para nunca mais terem de se preocupar em perder um cartão multibanco ou …

Estes pinguins vivem numa ilha de plástico (mas a realidade é pior do que isso)

Ninguém nos disse, mas nós sabemos: o lixo plástico que se acumulou no nosso oceano está fora do controlo. Um vídeo viral de cientistas do Pacífico Sul mostrou agora as terríveis consequências das nossas ações. Muitas …

Astrónomos revelam como se formam os "mundos habitáveis"

Astrónomos da Rússia e da Europa descobriram sob que condições se formam os planetas semelhantes com a Terra ou com as suas sósias maiores. E, segundo acreditam, a descoberta facilitará a procura de mundos potencialmente …

Argentina vs Croácia | Croatas arrasam e estão apurados

A Argentina deu um tombo grande na partida frente à Croácia. A formação das “Pampas” esteve, mais uma vez, irreconhecível e perdeu por concludentes 3-0, perante uma selecção europeia liderada por Ivan Rakitic e Luka …

Burger King prometia hambúrgueres a russas que engravidassem de jogadores do Mundial

Na Rússia, o Burguer King ofereceu 40 mil euros e hambúrgueres grátis para toda a vida às russas que engravidassem de um jogador do Mundial. A promoção já foi cancelada. Uma campanha - entretanto cancelada - …

Mais de 10 mil crimes de femicídio ficaram por resolver em 2017 no Brasil

No final do ano passado, 10.786 processos de femicídio - assassinatos de mulheres em função do género - aguardavam julgamento tribunais estaduais de Justiça do Brasil. Os dados foram publicados na quarta-feira pelo Conselho Nacional …

França vs Peru | Serviços mínimos apuram gauleses

A França garantiu desde já a passagem aos oitavos-de-final do Mundial. Os gauleses marcaram na primeira parte, mas nunca confirmaram em campo o claro favoritismo que lhe era atribuído antes da partida. Na verdade, os peruanos …

Panama Papers investiga Messi por "operações suspeitas"

Messi e o seu pai já tinha sido condenados em 2016 por fraude fiscal. Agora, e segundo novos dados dos Panamá Papers, a sociedade offshore em causa continua ativa - ao contrário do que disse …

Membros de La Manada saem da prisão em liberdade condicional

Os cinco homens do grupo "La Manada" conseguiram, esta quinta-feira, a liberdade condicional, depois de uma nova decisão do Tribunal de Navarra. Segundo o El Confidencial, o Tribunal de Navarra decidiu pôr em liberdade condicional os …

O próximo presidente do Sporting vai precisar de 60 milhões

O banqueiro José Maria Ricciardi considerou na quarta feira, numa entrevista à TVI 24, que qualquer candidato a presidente do Sporting vai precisar duma avultada quantia em dinheiro, que poderá ascender a 60 milhões ou …