/

“Cuidados de morte.” Governo acusado de cortar em cuidados paliativos para poupar dinheiro

2

A Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) acusa o Governo de estar a cortar nos cuidados paliativos para poupar dinheiro.

A TSF avança esta sexta-feira que a Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) não tem dúvidas de que o Governo está a cortar nos cuidados paliativos e a prolongar o sofrimento dos doentes com o objetivo de poupar dinheiro.

José Bourdain, presidente da associação refere que está em causa o valor que o Estado paga por cada doente nas unidades de Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI). Segundo o mesmo responsável, o custo ronda os 90 euros para internamento diário nas Unidades de Cuidados Paliativos da RNCCI, enquanto que nas Unidades de Longa Duração são 62 euros.

É praticamente metade do preço da diária, sendo que nas Unidades de Cuidados Paliativos é o Estado que paga tudo e nas Unidades de Longa Duração a família paga uma parte, ou seja o Estado paga muito menos do que metade. Paga-se mais nas Unidades de Cuidados Paliativos porque têm médico 24 horas por dia”, diz à rádio.

Além disso, o presidente da ANCC aponta que, em alguns casos, os doentes só têm acesso às Unidades de Cuidados Paliativos da RNCCI quando “estão mesmo para morrer”. “Às vezes estamos a falar de 12 horas. Ou seja, assistimos a ‘cuidados de morte‘ e não a cuidados paliativos.”

Como consequência desta restrição, indica, a taxa de ocupação nas Unidades de Cuidados Paliativos da RNCCI é muito baixa.

“Todos sabemos que há uma enorme procura para cuidados paliativos, mas depois as camas das unidades da Rede estão ocupadas a 50% e as outras camas estão vazias. O Estado anda a poupar dinheiro à custa do sofrimento de muitas pessoas e famílias”, remata.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

  1. A Associação Nacional dos Cuidados Continuados só “descobriu” agora? A muitos anos que isso acontece e só agora é que eles veem falar como se não soubessem de nada como s estivessem vindo de outro planeta, afinal não é só na classe pulhiitca que há oportunistas há mais e por várias áreas de actiividade.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.