A Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) acusa o Governo de estar a cortar nos cuidados paliativos para poupar dinheiro.
A TSF avança esta sexta-feira que a Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) não tem dúvidas de que o Governo está a cortar nos cuidados paliativos e a prolongar o sofrimento dos doentes com o objetivo de poupar dinheiro.
José Bourdain, presidente da associação refere que está em causa o valor que o Estado paga por cada doente nas unidades de Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI). Segundo o mesmo responsável, o custo ronda os 90 euros para internamento diário nas Unidades de Cuidados Paliativos da RNCCI, enquanto que nas Unidades de Longa Duração são 62 euros.
“É praticamente metade do preço da diária, sendo que nas Unidades de Cuidados Paliativos é o Estado que paga tudo e nas Unidades de Longa Duração a família paga uma parte, ou seja o Estado paga muito menos do que metade. Paga-se mais nas Unidades de Cuidados Paliativos porque têm médico 24 horas por dia”, diz à rádio.
Além disso, o presidente da ANCC aponta que, em alguns casos, os doentes só têm acesso às Unidades de Cuidados Paliativos da RNCCI quando “estão mesmo para morrer”. “Às vezes estamos a falar de 12 horas. Ou seja, assistimos a ‘cuidados de morte‘ e não a cuidados paliativos.”
Como consequência desta restrição, indica, a taxa de ocupação nas Unidades de Cuidados Paliativos da RNCCI é muito baixa.
“Todos sabemos que há uma enorme procura para cuidados paliativos, mas depois as camas das unidades da Rede estão ocupadas a 50% e as outras camas estão vazias. O Estado anda a poupar dinheiro à custa do sofrimento de muitas pessoas e famílias”, remata.
Os desgovernantes portugueses afinal praticam eutanásia sem as pessoas o saberem e sem a sua autorização! esta gentalha Não é humana…
A Associação Nacional dos Cuidados Continuados só “descobriu” agora? A muitos anos que isso acontece e só agora é que eles veem falar como se não soubessem de nada como s estivessem vindo de outro planeta, afinal não é só na classe pulhiitca que há oportunistas há mais e por várias áreas de actiividade.