Governo aprova compra do SIRESP

Miguel A. Lopes / Lusa

O Governo chegou a acordo, esta quarta-feira à noite, para a compra do SIRESP, adquirindo a participação de 52,1% da Altice Portugal e os 14,9% da Motorola Solutions Portugal.

O acordo para a compra do Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) terá sido fechado esta quarta-feira à noite, com o Governo a concluir as negociações com as empresas privadas que detêm o sistema.

O confirmação foi dada em conferência de imprensa esta quinta-feira, após uma reunião do Conselho de Ministros. Assim, o Governo passa a deter 100% do SIRESP, ao adquirir as participações da Altice Portugal e da Motorola Solutions Portugal.

Segundo o Jornal Económico, o SIRESP, criado em 2006, tem ainda uma participação da Parvalorem — a sociedade gestora de ativos do Estado — de 33%.

O decreto-lei, aprovado hoje em Conselho de Ministros, “transfere integralmente para a esfera pública” as funções relacionadas com “a gestão, operação, manutenção, modernização e ampliação da rede SIRESP, e também a estrutura empresarial.

Ontem o ministro adjunto da Economia, Pedro Siza Vieira, já tinha dito em entrevista à SIC que o acordo seria alcançado em breve. Quanto aos valores pagos, Siza Vieira disse que o Estado pagaria “o justo valor que resulta dos livros da empresa”.

A transferência será feita a 1 de dezembro de 2019 e o Estado vai pagar sete milhões de euros, que corresponde a 33.500 ações, afirmou, no final da reunião, o secretário de Estado do Tesouro, Álvaro Novo.

Na semana passada, também António Costa tinha afirmado que o acordo estava prestes a ser concluído, faltando apenas selar alguns detalhes jurídicos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Uma prestação paga ao Bloco de Esquerda, da fatura das esquerdas unidas para salvar Costa da derrota eleitoral de 2015

  2. Agora já estão uma data de gulosos a afiar os dentes e a pensar como se vai ocupar um posto importante num sítio que movimenta muita massa, depois mais milhão menos milhão, nem se dá por falta…

    Espero sinceramente que o problema das comunicações fique resolvido de vez, que o posto de comando não fique em Lisboa, tudo dependente da internet, senão pode acontecer como é habitual “temos um problema de sistema, não podemos fazer nada, temos de esperar, resolvemos amanhã, etc…”.

    lembro-me que há uns anos num simulacro em Lisboa, o maior problema foram as comunicações, ninguém se entendia e se fosse a sério dava raia da brava.

  3. Então mas o SIRESP só dava falhas e agora vai-se comprar? Isto só de uma entidade Parva mesmo. Já se percebe o nome “parvalorem”, sendo que Lorem = “Força”, a própria entidade será uma Forte/Enorme/Energética Parvoíce.

RESPONDER

Jerónimo responde com sorriso à tese do voto útil do Bloco

O Bloco diz que o voto útil é no BE, contra a maioria absoluta. Jerónimo de Sousa, questionado sobre o que pensa da afirmação de Catarina Martins, respondeu: "Não acho nem deixo de achar. O …

No seu primeiro encontro, Boris dirá a Juncker que não vai adiar novamente o Brexit

Naquela que será a primeira vez que Boris Jonhson e Jean-Claude Juncker se encontram, o primeiro-ministro britânico vai defender que o Reino Unido não está preparado para adiar mais uma vez o Brexit. Boris Johnson prepara-se …

Ataques com drones paralisam metade da produção saudita. Preço do petróleo sobe mais de 10%

Os ataques deste sábado às instalações petrolíferas na Arábia Saudita paralisaram metade de produção de petróleo do país que é um dos maiores produtores a nível mundial. Segundo a Saudi Aramco, os dez drones explosivos, que …

Conceição deu raspanete a Nakajima, mas admite que complicou o jogo

O FC Porto venceu o Portimonense por 2-3, num golo marcado no último lance do jogo. No apito final, havia motivos para festejos, mas os ânimos aqueceram entre Conceição e Nakajima. Depois de estar a vencer …

Águas passadas ainda movem moinhos. Rui Rio e Catarina Martins atacam com fantasmas da troika e do PREC

No debate deste domingo, não houve tema em que Rui Rio e Catarina Martins estivessem de acordo. Os líderes do PSD e do BE aproveitaram todos os temas para mostrar as diferenças que separam os …

Vinte anos depois, surgem regras de lares para crianças em perigo

A Lei de Proteção de Crianças e Jovens foi aprovada em 1999. Desde então, um diploma para definir o papel das casas de acolhimento era aguardado. Existe agora, 20 anos depois, um projeto, mas se …

Este caranguejo usa os dentes que tem no estômago para "rosnar" aos inimigos

Os caranguejos-fantasmas usam os dentes que têm na região gástrica para "rosnar" aos seus inimigos quando se sentem ameaçados. Geralmente, quando o nosso estômago faz barulho é sinal de que estamos com fome. Pois bem, de …

Rei de Espanha inicia ronda de consultas para tentar evitar novas eleições

Felipe VI vai receber 15 líderes partidários por ordem da sua representação parlamentar, terminando na terça-feira, ao fim da tarde, com o secretário-geral do PSOE e atual chefe do Governo de gestão. Depois de ver os …

Costa venceu os debates, mas PS cai nas sondagens (e PSD ainda está longe)

Uma nova sondagem para o Jornal de Notícias e TSF mostra o Partido Socialista na frente com 39,2% das intenções de voto, ainda fora de terreno de maioria absoluta, mas mantém a distância para …

A Matemática resolveu o mistério do bilhete da lotaria que tem sempre prémio

Em 1969, Adrian R.D. Mathias propôs um enigma matemático no qual existiria um bilhete de lotaria que seria sempre premiado. A resposta à abordagem teórica de Mathias só pode ser resolvida recorrendo à teoria dos …