Governo aprova compra do SIRESP

Miguel A. Lopes / Lusa

O Governo chegou a acordo, esta quarta-feira à noite, para a compra do SIRESP, adquirindo a participação de 52,1% da Altice Portugal e os 14,9% da Motorola Solutions Portugal.

O acordo para a compra do Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) terá sido fechado esta quarta-feira à noite, com o Governo a concluir as negociações com as empresas privadas que detêm o sistema.

O confirmação foi dada em conferência de imprensa esta quinta-feira, após uma reunião do Conselho de Ministros. Assim, o Governo passa a deter 100% do SIRESP, ao adquirir as participações da Altice Portugal e da Motorola Solutions Portugal.

Segundo o Jornal Económico, o SIRESP, criado em 2006, tem ainda uma participação da Parvalorem — a sociedade gestora de ativos do Estado — de 33%.

O decreto-lei, aprovado hoje em Conselho de Ministros, “transfere integralmente para a esfera pública” as funções relacionadas com “a gestão, operação, manutenção, modernização e ampliação da rede SIRESP, e também a estrutura empresarial.

Ontem o ministro adjunto da Economia, Pedro Siza Vieira, já tinha dito em entrevista à SIC que o acordo seria alcançado em breve. Quanto aos valores pagos, Siza Vieira disse que o Estado pagaria “o justo valor que resulta dos livros da empresa”.

A transferência será feita a 1 de dezembro de 2019 e o Estado vai pagar sete milhões de euros, que corresponde a 33.500 ações, afirmou, no final da reunião, o secretário de Estado do Tesouro, Álvaro Novo.

Na semana passada, também António Costa tinha afirmado que o acordo estava prestes a ser concluído, faltando apenas selar alguns detalhes jurídicos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Uma prestação paga ao Bloco de Esquerda, da fatura das esquerdas unidas para salvar Costa da derrota eleitoral de 2015

  2. Agora já estão uma data de gulosos a afiar os dentes e a pensar como se vai ocupar um posto importante num sítio que movimenta muita massa, depois mais milhão menos milhão, nem se dá por falta…

    Espero sinceramente que o problema das comunicações fique resolvido de vez, que o posto de comando não fique em Lisboa, tudo dependente da internet, senão pode acontecer como é habitual “temos um problema de sistema, não podemos fazer nada, temos de esperar, resolvemos amanhã, etc…”.

    lembro-me que há uns anos num simulacro em Lisboa, o maior problema foram as comunicações, ninguém se entendia e se fosse a sério dava raia da brava.

  3. Então mas o SIRESP só dava falhas e agora vai-se comprar? Isto só de uma entidade Parva mesmo. Já se percebe o nome “parvalorem”, sendo que Lorem = “Força”, a própria entidade será uma Forte/Enorme/Energética Parvoíce.

RESPONDER

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …