/

Governo chinês proíbe acesso à Wikipedia em todas as línguas

A página da Wikipedia foi bloqueada na China, confirmou a Fundação Wikipedia, organização de caridade e sem fins lucrativos que detém a enciclopédia online.

A notícia foi esta terça-feira avançada pela BBC e a Wikipedia junta-se a outros milhares de sites que não podem ser acedidos na China. Inicialmente, apenas a edição em mandarim da Wikipedia estava bloqueada. Contudo, o acesso é agora proibido a todas as versões da página, independentemente da língua.

A Wikipedia referiu que não foi avisada do bloqueio. “No fim de abril, a Fundação percebeu que a Wikipedia se tornou inacessível na China. Depois de analisar rigorosamente o nossos dados internos, confirmámos que a Wikipedia está atualmente bloqueada em todas as línguas”, refere a organização em comunicado.

“Agora, investigadores chineses não podem aceder a conhecimento ou partilhar os seus feitos com o mundo. Quando um país, região ou cultura é impedido de se juntar a uma conversa global na Wikipedia, o mundo fica mais pobre”, conclui a nota.

Segundo a revista norte-americana PC Mag, o bloqueio pode ser apenas temporário. Já em janeiro, o Governo Chinês tinha bloqueado temporariamente o Bing, motor de busca da Microsoft.

Contudo, em 2017, a China anunciou estar a compilar a sua própria enciclopédia online, que rivalizaria com a Wikipédia, mas deveria apresentar a versão oficial dos acontecimentos históricos sensíveis, não permitindo aos internautas escrever ou editar as páginas. Na “Wikipédia chinesa”, apenas especialistas selecionados pelas autoridades poderiam adicionar ou alterar informação, num esforço do regime chinês para controlar o conteúdo disponível na Internet.

Os especialistas afirmam, no entanto, que são guiados apenas pela verdade e rigor e que, em caso de haver diferença de opinião, esta deve ser resolvida por um comité, segundo Zhang Baichun, editor chefe da secção de história da ciência e tecnologia.

Este não é caso único. Em 2017, a Wikipedia foi bloqueada na Turquia enquanto as decisões judiciais que exigiam a retirada de artigos considerados falsos por Ancara não fossem aplicadas. Na Venezuela, tem sido intermitentemente bloqueada, devido aos conflitos do país.

A Wikipedia é uma enciclopédia virtual livre e gratuita, desenvolvida por voluntários de todo o mundo e acessível em várias línguas. Foi criada em 2001 por Jimmy Wales e Larry Sanger.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.