Governo chinês proíbe acesso à Wikipedia em todas as línguas

A página da Wikipedia foi bloqueada na China, confirmou a Fundação Wikipedia, organização de caridade e sem fins lucrativos que detém a enciclopédia online.

A notícia foi esta terça-feira avançada pela BBC e a Wikipedia junta-se a outros milhares de sites que não podem ser acedidos na China. Inicialmente, apenas a edição em mandarim da Wikipedia estava bloqueada. Contudo, o acesso é agora proibido a todas as versões da página, independentemente da língua.

A Wikipedia referiu que não foi avisada do bloqueio. “No fim de abril, a Fundação percebeu que a Wikipedia se tornou inacessível na China. Depois de analisar rigorosamente o nossos dados internos, confirmámos que a Wikipedia está atualmente bloqueada em todas as línguas”, refere a organização em comunicado.

“Agora, investigadores chineses não podem aceder a conhecimento ou partilhar os seus feitos com o mundo. Quando um país, região ou cultura é impedido de se juntar a uma conversa global na Wikipedia, o mundo fica mais pobre”, conclui a nota.

Segundo a revista norte-americana PC Mag, o bloqueio pode ser apenas temporário. Já em janeiro, o Governo Chinês tinha bloqueado temporariamente o Bing, motor de busca da Microsoft.

Contudo, em 2017, a China anunciou estar a compilar a sua própria enciclopédia online, que rivalizaria com a Wikipédia, mas deveria apresentar a versão oficial dos acontecimentos históricos sensíveis, não permitindo aos internautas escrever ou editar as páginas. Na “Wikipédia chinesa”, apenas especialistas selecionados pelas autoridades poderiam adicionar ou alterar informação, num esforço do regime chinês para controlar o conteúdo disponível na Internet.

Os especialistas afirmam, no entanto, que são guiados apenas pela verdade e rigor e que, em caso de haver diferença de opinião, esta deve ser resolvida por um comité, segundo Zhang Baichun, editor chefe da secção de história da ciência e tecnologia.

Este não é caso único. Em 2017, a Wikipedia foi bloqueada na Turquia enquanto as decisões judiciais que exigiam a retirada de artigos considerados falsos por Ancara não fossem aplicadas. Na Venezuela, tem sido intermitentemente bloqueada, devido aos conflitos do país.

A Wikipedia é uma enciclopédia virtual livre e gratuita, desenvolvida por voluntários de todo o mundo e acessível em várias línguas. Foi criada em 2001 por Jimmy Wales e Larry Sanger.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O Japão fez um pedido ao mundo: Digam corretamente o nome do primeiro-ministro

Num momento em que se preparam uma série de eventos importantes no Japão, como a cimeira G20 e os Jogos Olímpicos de verão 2020, o ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Taro Kono, fez um pedido …

Ministério Público pede libertação do antigo líder da Juve Leo

O Ministério Público pediu esta sexta-feira a libertação de Fernando Mendes, antigo líder da claque do Sporting Juventude Leonina, justificando o pedido com o grave problema de saúde que enfrenta. Fernando Mendes foi detido a 7 …

Entender o que as pessoas mais temem pode ajudar a prevenir desastres naturais

Entender o que preocupa as pessoas é crucial para enfrentar perigos naturais e para a mitigação dos seus efeitos. Segundo uma análise avançada na quinta-feira, para evitar desastres, a população local, as autoridades municipais e …

Afinal, foi Banksy. Artista confirma autoria de mural em Veneza

O artista Banksy deixou a sua marca em Veneza ao pintar um mural sobre os migrantes no Mediterrâneo, uma certeza que chegou esta sexta-feira através do Instagram do artista, depois das suspeitas levantadas na semana …

"Engarrafamento" no Evereste. Já morreram cinco pessoas

Um norte-americano de 54 anos e uma mulher indiana morreram na quarta-feira na descida do monte Evereste, num dia que ficou marcado por um "engarrafamento" na montanha mais alta do mundo. O alpinista Nirmal Purja …

Se as europeias se disputassem nas redes sociais, ganharia o PAN

Se as eleições europeias, que se realizam no próximo domingo, fossem disputadas nas redes sociais, o Partido das Pessoas, Animais e Natureza, cuja lista é encabeçada por Francisco Guerreiro, teria fortes probabilidades de vencer. A …

Japão. Aplicação que protege as vítimas de assédio nos metros descarregada em número recorde

As mulheres no Japão estão a descarregar a aplicação Digi Police em número recorde. Trata-se de uma aplicação gratuita para 'smartphones', criada pela Polícia Metropolitana de Tóquio com o intuito de proteger as vítimas de …

Explosão em Lyon faz pelo menos oito feridos. Macron fala em "ataque"

Uma explosão de origem desconhecida numa rua pedonal do centro da cidade de Lyon, no leste de França, fez esta sexta-feira pelo menos oito feridos, noticiou a agência AFP. A Reuters adianta que serão dez …

Jesus foi abordado por clubes portugueses (mas só volta para disputar títulos)

O treinador português Jorge Jesus, que em janeiro deixou o comando técnico do  Al Hilal da Arábia Saudita, confirmou ter sido abordado por dois clubes portugueses, não adiantando os nomes dos emblemas.  Em declarações à SportTV …

Maduro vai reforçar investimento da Venezuela em tecnologia da Huawei

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou na quinta-feira que ordenou reforçar os investimentos em projetos que usam a tecnologia da Huawei, empresa chinesa que foi recentemente sancionada pelos Estados Unidos (EUA). "Ordenei que se faça …