Governo aperta cerco a pré-reformas dos trabalhadores do Estado aos 60 anos

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, José António Vieira da Silva

Mário Centeno garante que o Governo não pretende facilitar o acesso à reforma antecipada de trabalhadores do Estado aos 60 anos. O ministro do Trabalho e Segurança Social, Vieira da Silva, defende a mesma perspetiva.

Segundo o Expresso, o Governo concorda com um relatório da OCDE, publicado em março, que sugere que 60 anos são uma idade demasiado baixa para a reforma antecipada.

Apesar de o ministro das Finanças, Mário Centeno, entender que havia a necessidade de equiparar o sistema das pré-reformas ao privado — que admite reformas antecipadas aos 60 anos de idade —, argumenta que o país “não está numa posição económica, financeira e social que se possa dar ao luxo de ter as pessoas a sair do mercado de trabalho”.

Centeno reforça que a pré-reforma no setor público tem de ser avaliada caso a caso e diz que o país não se pode dar ao luxo de perder trabalhadores experientes.

O ministro do Trabalho e Segurança Social, Vieira da Silva, partilha da opinião do ministro das Finanças e diz que “há competências que os trabalhadores menos novos adquiriram ao longo de décadas, que não podem ser desprezadas e desvalorizadas”.

Em declarações ao Expresso,  Vieira da Silva diz que “não é a intenção do Governo que esse instrumento [de pré-reformas] seja utilizado de forma generalizada”. Excecionalmente, o Governo admite oferecer algumas reformas antecipadas aos trabalhadores do Estado, mas maior parte dos pedidos serão rejeitados.

Citado pelo Jornal de Notícias, Centeno diz que a decisão de atribuição de pré-reformas “tem de ser tomada com uma enormíssima responsabilidade social, obviamente laboral, e é para isso que o mecanismo existe”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Gostei da frase: “que o país não se pode dar ao luxo de perder trabalhadores experientes”… por isso os políticos se reformam cedo! Não trabalham, logo não possuem experiência.

RESPONDER

As rãs de cristal revelaram uma nova forma de camuflagem

As rãs de cristal são bem conhecidas pela sua pele transparente, mas, até agora, o motivo desta curiosa característica não tinha recebido atenção experimental. Uma equipa de cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, da …

Pescador encontra destroços de navio que terá naufragado há mais de 200 anos

Arqueólogos mexicanos localizaram os destroços de um navio na costa do estado de Quintana Roo, no México, e acreditam que o mesmo terá naufragado há mais de 200 anos. De acordo com a BBC, o naufrágio …

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …