Governo aperta cerco a pré-reformas dos trabalhadores do Estado aos 60 anos

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, José António Vieira da Silva

Mário Centeno garante que o Governo não pretende facilitar o acesso à reforma antecipada de trabalhadores do Estado aos 60 anos. O ministro do Trabalho e Segurança Social, Vieira da Silva, defende a mesma perspetiva.

Segundo o Expresso, o Governo concorda com um relatório da OCDE, publicado em março, que sugere que 60 anos são uma idade demasiado baixa para a reforma antecipada.

Apesar de o ministro das Finanças, Mário Centeno, entender que havia a necessidade de equiparar o sistema das pré-reformas ao privado — que admite reformas antecipadas aos 60 anos de idade —, argumenta que o país “não está numa posição económica, financeira e social que se possa dar ao luxo de ter as pessoas a sair do mercado de trabalho”.

Centeno reforça que a pré-reforma no setor público tem de ser avaliada caso a caso e diz que o país não se pode dar ao luxo de perder trabalhadores experientes.

O ministro do Trabalho e Segurança Social, Vieira da Silva, partilha da opinião do ministro das Finanças e diz que “há competências que os trabalhadores menos novos adquiriram ao longo de décadas, que não podem ser desprezadas e desvalorizadas”.

Em declarações ao Expresso,  Vieira da Silva diz que “não é a intenção do Governo que esse instrumento [de pré-reformas] seja utilizado de forma generalizada”. Excecionalmente, o Governo admite oferecer algumas reformas antecipadas aos trabalhadores do Estado, mas maior parte dos pedidos serão rejeitados.

Citado pelo Jornal de Notícias, Centeno diz que a decisão de atribuição de pré-reformas “tem de ser tomada com uma enormíssima responsabilidade social, obviamente laboral, e é para isso que o mecanismo existe”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Gostei da frase: “que o país não se pode dar ao luxo de perder trabalhadores experientes”… por isso os políticos se reformam cedo! Não trabalham, logo não possuem experiência.

RESPONDER

Cientistas descobriram o ponto fraco dos tardígrados

Os tardígrados, também chamados ursos de água, são conhecidos pela sua resistência. Mas um novo estudo revela agora que estes pequenos organismos também têm um ponto fraco: exposição de longo prazo a altas temperaturas. Em 2018, …

Detetadas "partículas fantasmagóricas" que o Modelo Padrão não pode explicar

O observatório IceCube, localizado no Pólo Sul, revelou que a Antena Antena Antártida de Impulso Transitivo (ANITA) detetou alguns "sinais muito estranhos" que "não pode ser explicados" pelo Modelo Padrão da Física. O projeto ANITA, …

Descoberto primeiro asteróide que se move apenas dentro da órbita de Vénus

Uma rede de telescópios robóticos operados à distância observou um asteróide que, além de ser o asteróide mais próximo do Sol, é também o primeiro asteróide descoberto que se move completamente dentro da órbita de …

Mark Zuckerberg tem medo do TikTok (e já se sabe porquê)

Mark Zuckerberg já deixou claro, mais do que uma vez, que não gosta do TikTok. No entanto, agora sabemos o que está por trás desta hostilidade pelo rival: a aplicação está a crescer muito, mesmo …

A empresa mãe da Google já vale um bilião de dólares

Esta quinta-feira, a Alphabet, empresa mãe da Google, conseguiu uma cotação na bolsa de 1 bilião de dólares, cerca de 900 mil milhões de euros. A Alphabet tornou-se, esta quinta-feira, a quarta empresa norte-americana a conseguir …

Cientistas criam "cimento vivo" capaz de se "curar"

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos criou um "cimento vivo" juntando areia e bactérias num material de construção capaz de se auto-reproduzir, de absorver dióxido de carbono e manter a resistência. "Já usamos materiais biológicos …

Sporting 0-2 Benfica | Águia vence dérbi e foge na frente

O Benfica foi o grande vencedor do dérbi lisboeta. Na visita ao Sporting, os “encarnados” marcaram dois golos sem resposta, ambos na segunda parte, por Rafa Silva, entrado no decorrer da segunda parte, após ter …

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos e podem levam décadas até pedir ajuda, por nem sempre aceitarem e entenderem que sofreram violência sexual. Na maior parte dos …

"Messiah", da Netflix, reacende controvérsia sobre os limites da liberdade de expressão

A série Messiah, disponível na plataforma de streaming Netflix, acende a controvérsia em torno dos limites da liberdade de expressão e da criatividade no mundo das artes e do entretenimento. Messiah, uma série produzida por Michael …

Quadro encontrado por jardineiro era mesmo a obra desaparecida de Klimt

Em 1997, Retrato de uma Senhora desapareceu da Galeria de Arte Moderna Ricci Oddi, em Piacenza. Em dezembro, o quadro foi descoberto. Estava escondido numa parede da instituição. O quadro encontrado em dezembro, escondido na reentrância …