/

Governo deverá anunciar esta terça-feira a extinção da task force

João Sena Goulão / Lusa

O Governo deverá anunciar, esta terça-feira, a extinção da task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19, liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo.

De acordo com o jornal online Observador, que soube desta informação junto de uma fonte ligada ao processo, o fim da task force vai ser anunciado na manhã desta terça-feira, numa visita do primeiro-ministro e da ministra da Saúde à sede desta equipa, no Comando Conjunto das Operações Militares, em Oeiras.

No encontro com António Costa e Marta Temido, os membros da task force surgirão agora com as fardas militares habituais, e não com os símbolos criados para a task force.

Segundo o mesmo jornal digital, apesar desta extinção, os centros de vacinação vão continuar em funcionamento, tal como o chefe do Governo afirmou na semana passada, quando comunicou que a última fase do desconfinamento entra em vigor a 1 de outubro.

O planeamento destes centros vai ficar à responsabilidade de um pequeno grupo de militares, com cerca de oito a nove pessoas, mas já não será liderado pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo.

Fonte do processo explicou ainda ao Observador que nos centros de vacinação vai continuar a administração de doses a quem ainda não compareceu para concluir o esquema vacinal (recuperados ou pessoas que ainda não tomaram a segunda dose) e a terceira dose às pessoas elegíveis e também vão servir para acelerar o esforço de vacinação contra a gripe, que começou esta segunda-feira.

O futuro destes centros fica em aberto a partir do fim do ano, numa altura em que as autoridades de saúde tencionam já ter terminado o processo de vacinação contra a covid-19 e contra a gripe.

A task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 foi criada em novembro de 2020 e tinha inicialmente como coordenador Francisco Ramos, que se demitiu em fevereiro e foi substituído por Gouveia e Melo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.