Governo deverá anunciar esta terça-feira a extinção da task force

João Sena Goulão / Lusa

O Governo deverá anunciar, esta terça-feira, a extinção da task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19, liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo.

De acordo com o jornal online Observador, que soube desta informação junto de uma fonte ligada ao processo, o fim da task force vai ser anunciado na manhã desta terça-feira, numa visita do primeiro-ministro e da ministra da Saúde à sede desta equipa, no Comando Conjunto das Operações Militares, em Oeiras.

No encontro com António Costa e Marta Temido, os membros da task force surgirão agora com as fardas militares habituais, e não com os símbolos criados para a task force.

Segundo o mesmo jornal digital, apesar desta extinção, os centros de vacinação vão continuar em funcionamento, tal como o chefe do Governo afirmou na semana passada, quando comunicou que a última fase do desconfinamento entra em vigor a 1 de outubro.

O planeamento destes centros vai ficar à responsabilidade de um pequeno grupo de militares, com cerca de oito a nove pessoas, mas já não será liderado pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo.

Fonte do processo explicou ainda ao Observador que nos centros de vacinação vai continuar a administração de doses a quem ainda não compareceu para concluir o esquema vacinal (recuperados ou pessoas que ainda não tomaram a segunda dose) e a terceira dose às pessoas elegíveis e também vão servir para acelerar o esforço de vacinação contra a gripe, que começou esta segunda-feira.

O futuro destes centros fica em aberto a partir do fim do ano, numa altura em que as autoridades de saúde tencionam já ter terminado o processo de vacinação contra a covid-19 e contra a gripe.

A task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 foi criada em novembro de 2020 e tinha inicialmente como coordenador Francisco Ramos, que se demitiu em fevereiro e foi substituído por Gouveia e Melo.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Albertina Museum, em Viena, na Áustria

Cansados de ver posts removidos por nudez, museus de Viena aderiram ao OnlyFans

Cansados de ver as obras de arte que partilhavam nas redes sociais removidas por serem demasiado "explícitas", vários museus austríacos decidiram abrir uma conta na plataforma mais liberal OnlyFans. No passado, tanto o Conselho de Turismo …

O pior desastre nuclear da história dos EUA pode ter sido fruto de uma brincadeira

O SL-1 era um reator nuclear experimental de baixa potência, localizado no Idaho, nos EUA, que tinha como objetivo fornecer energia a pequenas instalações militares remotas no início dos anos 1960. O reator acabou por ficar …

PJ deteve quarto suspeito da morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, ao final da tarde desta quinta-feira, um quarto suspeito da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Durante a tarde de hoje, em conferência …

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Saúde, Trabalho e Cultura. As medidas aprovadas pelo Governo para facilitar a negociação do OE

Novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, Agenda do Trabalho Digno e a versão final do Estatuto dos Profissionais da Cultura foram os grandes destaques da conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta …

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogorets 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogorets, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …

Facebook acorda com parte da imprensa diária francesa pagar "direitos conexos"

O Facebook chegou a um acordo com parte da imprensa diária francesa para pagar "direitos conexos", anunciou a rede social norte-americana, algumas semanas depois de assinar acordos semelhantes com o Le Monde e o Le …