Portagens: SUVS e crossovers vão passar a pagar menos

O Governo aprovou um decreto-lei, no qual alarga a Classe 1 – a mais barata no sistema de portagens – a veículos mais altos e pesados, como é o caso das carrinhas SUV e crossovers, até aqui enquadradas na Classe 2.

Com esta medida, os veículos que pagam menos portagem passam a incluir os que têm peso bruto inferior ou igual a 2.300 quilogramas e altura até 1,30 metros, segundo o decreto-lei aprovado em Conselho de Ministros. Desta forma, estes veículos passam a pagar uma tarifa mais barata.

Na informação divulgada pelo Governo sobre o diploma que ajusta as classes 1 e 2 de veículos, os veículos integrados na classe 1 inclui também o cumprimento da “norma ambiental EURO 6 relativa às emissões automóveis”.

“O diploma vem adequar o quadro normativo nacional à legislação europeia em matéria de segurança rodoviária e de sustentabilidade ambiental dos transportes, promovendo a coerência no tratamento dado aos utilizadores das autoestradas”, lê-se na nota.

O ajuste das classes vinha a ser reivindicado pelo setor, nomeadamente, pelo grupo PSA, que tem uma fábrica em Mangualde e tinha referido que o investimento em Portugal poderia estar em causa caso se mantivesse o modelo de pagamento das portagens ser anexado à altura dos veículos.

Com o modelo atual de portagens, a nova viatura fabricada em Mangualde, por ter mais de 1,10 metros de altura, deveria ser incluída na classe dois e agora será classe 1.

Em abril deste ano, o ministro do planeamento já tinha admitido passar aplicar esta medida, afirmando que a atual classe 2 “pode ser um bloqueio a viaturas mais eficientes”. Pedro Marques explicava que “o que acontece é que há cada vez mais carros com estas novas características, que são muito mais eficientes do ponto de vista ambiental”.

Setor automóvel congratulou a decisão

O grupo PSA congratulou-se com a revisão legal aprovada sobre os veículos que pagarão menos nas portagens, considerando que o novo decreto-lei terá “impacto positivo” para a indústria e para os condutores.

Em declarações à agência Lusa, fonte do grupo que inclui as marcas Citroen, Peugeot e Opel demonstrou “muita satisfação” por o “Governo cumprir um compromisso que tinha assumido para fazer evoluir as portagens”.

“Vai ter um impacto positivo para a indústria automóvel portuguesa e também para os cidadãos”, continuou, afirmando que se trata da “modernização de um sistema que datava de 2005 e que precisava de evoluir para acompanhar o progresso nos automóveis e os critérios da União Europeia para proteção de peões e a eficiência energética”.

Também a Associação Automóvel de Portugal mostrou satisfação com a decisão, considerando que a mudança vai acabar com a “discriminação” no setor.

“A ACAP congratula-se com este cenário porque é aquele que, no imediato, resolve as distorções que há no mercado e resolve também os constrangimentos para a indústria automóvel em Portugal”, disse o secretário-geral da ACAP, Hélder Pedro.

Para Hélder Pedro, a medida aprovada “vem pôr fim a uma discriminação” que existia no setor.“Achamos que não vai aumentar as vendas, vai é criar maior justiça, porque havia modelos que não se vendiam por este critério e, assim, todos têm hipótese de estar no mercado, é isso que defendemos, a equidade do mercado”, justificou.

O sectretário-geral observou que, até aqui, “as pessoas escolhiam os modelos que não pagassem classe 2”, isto caso quisessem andar em autoestradas. Agora, com a nova medida, haverá “uma elasticidade na procura”, realçou.

Em causa está, assim, “uma escolha mais diversificada de modelos”, bem como um maior tráfego nas autoestradas, o que, consequentemente, “aumenta as receitas também”, apontou Hélder Pedro.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Continuo a não entender como é que Portugal ainda é diferente dos outros países da Europa. Europa essa que nos ajudou a fazer essas autoestradas. Foi com 1 Ford Transit viajar pela europa, e só em Portugal é que paguei em classe 2, repito só em Potugal.
    O que me parece normal é por as classes consoante o tipo de veículos como estão definidos para a carta de condução.
    Não sei se o estrago de 1 Ford Transit ou 1 Renault Traffic, é maior que 1 antigo Mercedes Classe S que pesava quase 3 toneladas.
    Só para engordar a Brisa é que ainda andamos com definições absurdas e incoerentes.
    Se o povo, os utilizadores dessas infraestruturas estão a ser prejudicados, então o contrato deveria ser automaticamente revisto sem dolo para o estado e o utilizador.

    • Não sei por que Europa andou, mas na França, Itália, vários túneis pela Europa fora, etc, a Ford Transit é “classe 2”!
      Eu também concordo que a classificação não faz qualquer sentido, mas melhorou um pouco ao passar de 1,1m para o 1,3m (que já é padrão em varias portagens na Europa – Itália, Áustria R Unido, túneis na Alemanha, etc).
      .
      ZAP: “peso bruto inferior ou igual a 2.300 quilogramas e altura até 1,30 metros”
      É 1,3m de altura – medida à vertical do primeiro eixo!!
      Não é a altura máxima do veiculo!

    • NADA?
      Caso não saiba, as motos com Via Verde pagam menos 30%!!
      Mais ninguém tem um desconto desses, ainda por cima sendo as motos um veículo de luxo/lazer!

  2. Caro Eu,
    Por acaso não sei (nem quero saber) o que faz com a moto, mas para mim a moto é veiculo de trabalho e deslocação diária e o carro é o meu veículo de luxo. E sempre que deixo o carro em casa, deixo-lhe espaço para ir de carro. Mas isso sou eu.

    As motos deviam ter um desconto não de 30% mas sim de 50% por causa das regras de desgaste, manutenção da via e próprio peso. E estou-me a referir às leis em vigor, até poderia ir muito mais longe.

    Caso não tenha reparado, as motos só têm duas rodas (há excepções), pesam entre 100 e os 300 Kgs. Quer comprar isso com um carro até 3500 Kgs?

    Não olhe só para o seu umbigo, isso um dia vira-se contra si. 🙂

    PS – Os SUVs já têm desconto maior, antes desta alteração. Já agora, se queremos ser rigososos e olhar para as quintas dos outros…

    • Quem me dera puder andar a trabalhar de moto!
      Nas AE’s então… é que até nem me importava de pagar mais do que os ligeiros!!
      Mas sim, até posso concordar que a motos poderiam pagar menos – mas 30% é bem diferente de nada!!
      .
      Os SUV não tem nenhum “desconto”; simplesmente foi criada uma excepção (que os passava de classe 2 para classe 1) quando eles começam a aparecer, mas agora já há vários SUV/crossover que pagavam classe 2 – daí a necessidade desta alteração.

  3. a palhaçada continua: altera-se a lei para que alguns meninos ‘ricos’ nos seus SUV’s e afins poupem o dinheiro que ‘roubaram’ a alguem; mas quem trabalha continua a pagar portagens de roubo, (em Espanha uma Ford Transit sem rodados duplo é Classe 1 tal e qual a carta necessária para a conduzir).
    As motas nem 50% da portagem deviam de pagar pois nem metade de um ‘smart’ gastam a estrada.
    enfim nem sei para que me expresso já que não vale de nada.
    Neste pais talvez só mesmo á bomba e sou pacifista mas n~eo vejo outra solução.

  4. Mais uma patranha que o governo nos quer enfiar – quem pensar um pouco não deixa. Senão vejam o seguinte :
    – desde quanto veiculos mais altos e pesados são ambientalmente mais eficientes – é exactamente ao contrário !!
    – se os SUV vão pagar menos como sabem as receitas descem e o estado é que vai entrar com mais dinheiro. Ou sejam uns tem carros grandes vão pagar menos mas os outros portugueses vão pagar mais !
    – grande beneficiários vão ser os construtores de carros poluidores a combustiveis fosseis que tem investido milhões em publicidade e não só neste tipo de veiculos. As petrolificas batem palmas pois estes carros gastam mais.
    – perdem todos os portugueses que acham que continuar a queimar combustivel de origem no petroleo só nos está a prejudicar que tem de pagar mais uma estupidez deste governo mas que apresenta esta medida como positiva para o ambiente – tenta fazer de nós estupidos.

  5. quando e que os veiculos importados dos paises da CEE passam a pagar o imposto de circulacao igual aos outros veiculos ou a europa da CEE e a europa de portu gal pois que eu pago por uma carrin ha opel zafira mais de 250EUROS anualmente e esta sempre a aumentar. ESTE GOVERNO E UM GOVERNO DE LADROES COM REGRAS DA CEE PROPRIAS.

    • Já pagam!!
      O imposto de circulação incide sobre a data da matricula, portanto, seja importando ou nacional, sendo a matricula do mesmo mês/ano, pagam o mesmo valor de imposto de circulação (IUC)!
      Devia saber isso quando comprou o carro, mas nota-se que anda distraído…
      Este governo não mudar nada no IUC e a CEE já acabou há muito… depois passou a CE, e, já é UE há mais de 20 anos!…

RESPONDER

A supergigante Betelgeuse é mais pequena e está mais perto da Terra do que se pensava

De acordo com um novo estudo feito por uma equipa internacional de investigadores, podem ser necessários mais 100.000 anos até que a estrela gigante vermelha Betelgeuse morra numa explosão de fogo. O estudo, liderado pela Dra. …

Mulheres menos propensas à covid-19 por respeitarem mais o distanciamento social

Uma das razões pelas quais as mulheres podem ser menos vulneráveis ​​a infeção pelo novo coronavírus deve-se ao facto de serem mais propensas a aderir às políticas de distanciamento social, sugeriu uma nova pesquisa. Uma pesquisa …

Braga 3 - 0 AEK | Minhotos de gala conquistam atenienses

O Sporting de Braga iniciou a sua participação no Grupo G da Liga Europa com uma vitória. Na recepção aos gregos do AEK de Atenas, os minhotos mostraram ser muito mais equipa e ganharam por …

Capitalismo vai arruinar o planeta até 2050, alertam cientistas

Um grupo de cientistas alerta que se continuarmos com este capitalismo desenfreado, o nosso planeta vai sofrer consequências a nível climático e ambiental. Até 2050, o planeta Terra pode sofrer seriamente às mãos do capitalismo desenfreado. …

Os novos faróis inteligentes da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro

Os novos faróis LED da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro, já que são capazes de projetar imagens na estrada ou em paredes. A novidade é lançada na nova linha de SUVs elétricos da …

FC Porto foi "histriónico" e não se portou bem, escreve-se em Manchester

Jornal inglês alega que os elementos do FC Porto foram exagerados, turbulentos e não tiveram um comportamento adequado. Não há uma única palavra sobre o árbitro. Na manhã seguinte à derrota (3-1) do FC Porto em …

De passagem secreta a cemitério de carros. Túnel sob Nápoles "esconde" veículos enferrujados da II Guerra

No centro de Nápoles, em Itália, há veículos e motocicletas abandonados e enferrujados dos anos 1940 alinhados num túnel a mais de 30 metros abaixo dos seus pés. A Piazza del Plebiscito foi nomeada após uma …

Primeira ministra islandesa interrompida por um terramoto quando dava uma entrevista em direto

Um terramoto de magnitude 5.6 interrompeu uma entrevista em direto da primeira ministra islandesa ao The Washington Post. Mas Katrin Jakobsdottir reagiu à situação de forma tranquila: "Isto é a Islândia". Katrin Jakobsdottir estava a dar …

O voo mais longo do mundo está de volta (e agora é ainda mais longo)

O voo da Singapore Airlines que partia de Singapura com destino até Nova Iorque, foi uma das vítimas do covid-19 e ficou suspendo a 23 de março. Agora, é possível viajar nesta rota novamente, e …

Obras de cinco museus de Berlim vandalizadas no início do mês

Sarcófagos egípcios, pinturas do século XIX e esculturas em pedra de três dos principais museus de Berlim foram atacados com uma substância líquida oleosa a 3 de outubro, dia em que se festejaram os 30 …