Governo ainda não pagou manuais escolares que ofereceu

1

spies, emanuele spies / Flickr

O Governo ainda não pagou os manuais escolares que ofereceu aos alunos do 1.º ciclo. O Presidente da associação de diretores de escolas está a ser pressionado pelas livrarias, algumas em pré-falência.

Esta sexta-feira, a associação denunciou que o Governo ainda não pagou os manuais escolares oferecidos a alunos do 1.º ciclo.

O presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas públicas (ANDAEP), Filinto Lima, disse à TSF que o dinheiro continua retido pelo Governo e que a situação está a colocar em causa a sobrevivência de pequenas livrarias e papelarias.

“A verba vai ter de ser entregue às escolas para nós pagarmos esses manuais às pequenas e grandes livrarias. Esta gente está a arder. Esta gente deu os manuais aos alunos, com certeza, e agora está à espera de ser ressarciada, de ser paga”, disse Filinto Lima, que foi informado que o pagamento não ocorrerá este ano.

O presidente acrescenta ainda que no ano passado a situação “foi um bocadinho mais célere”, já que, por esta altura, os manuais já estavam a ser pagos. À TSF, admitiu que os diretores das escolas estão a ser pressionados pelas livrarias, que se queixam de falta de liquidez para fazer frente às despesas.

A entrega de manuais escolares gratuitos é uma “ótima medida deste Governo”, dizem os diretores”, mas a falta de dinheiro – retido pelo Ministério das Finanças no Ministério da Educação – coloca em causa a subsistência das pequenas livrarias e papelarias.

Segundo Filinto Lima, na escola onde é diretor, a dívida atinge quase os 50 mil euros. O problema deve agravar-se no próximo ano letivo, dado que vão também ser oferecidos manuais escolares aos alunos dos 5.º e 6.º anos.

ZAP //

1 Comment

  1. Pois, palavra é palavra não honrada. O socialismo com os seus tiques do pior e que representam bem esta geringonça: distribuir o dinheiro para agradar ás clientelas e depois alguém pagará no futuro…Uns belos pantomineiros estes xuxas de meia tigela…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.