Governo admite partilhar gestão da TAP com consórcio

Stuart Isett / Fortune Brainstorm Green

David Neeleman, dono da Azul Linhas Aéreas Brasileiras

David Neeleman, dono da Azul Linhas Aéreas Brasileiras

O Governo admite partilhar a gestão da TAP com o consórcio Gateway após a recuperação da maioria do capital para o Estado, afirmou esta quarta-feira o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.

Na comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, Pedro Marques disse que “o Estado considera importante a presença de um parceiro privado [no capital da TAP], que contribua para a capitalização e gestão da empresa”, e admitiu “a possibilidade de partilhar a gestão com o consórcio” de Humberto Pedrosa e David Neeleman – “como aconteceu nos últimos anos, em que o Estado não interferiu na gestão”.

Na quinta-feira, o empresário David Neeleman desvalorizou a questão da titularidade da maioria do capital na companhia aérea, que deverá voltar para as mãos do Estado.

A gestão é o mais importante. Se podes tomar decisões é a coisa mais importante”, afirmou o empresário que detém 61% do capital do grupo TAP, contando que os membros do Governo com quem se tem vindo a reunir “já disseram que estão felizes com o que trouxemos à TAP”.

Pedro Marques apontou a manutenção do centro de Lisboa e os voos da TAP para os países de língua portuguesa como as principais razões para que o Estado seja maioritário e, assim, “continuar a ter uma palavra a dizer”.

“O Estado manterá a maioria das decisões estratégicas para o futuro da TAP. Estamos a limitar todos os riscos possíveis, alguns que não estavam completamente limitados com a pressa de fechar a processo negocial” pelo anterior governo, declarou.

O ministro que está a liderar as renegociações com o consórcio Gateway questionou ainda “a legitimidade do Governo demitido” para ter assinado o fecho da operação da privatização, sem estar reunido “um conjunto de documentos” – nomeadamente o parecer da ANAC- Autoridade Nacional da Aviação Civil referente à titularidade do capital do consórcio Gateway.

O governante lembrou ainda que o acordo de privatização correspondia à “venda de 61% da TAP que, dois anos depois, podia significar vender 95% e, se os trabalhadores não quisessem os 5%, podia significar a totalidade do capital”.

“O Governo decidiu que ao fim de dois anos o Estado português podia não estar simplesmente na TAP”, atacou, criticando a maioria PSD/CDS-PP por ter fechado o processo “de forma apressada”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

O cometa interestelar pode ser "assassinado" antes de chegar à Terra

Um visitante interestelar, que está a atravessar o nosso Sistema Solar, pode estar próximo de "morrer", uma vez que provavelmente se desintegrará ao aproximar-se do Sol. Os cientistas estão a acompanhar cada movimento do cometa, que …

Duas bonecas da NASA vão voar em redor da Lua para serem atingidas por radiação

Em 2020, quando a NASA lançar a nave Orion como parte da missão Artemis I - a primeira de uma série de missões que levarão a primeira mulher e o próximo homem a pousar na …

"Pontos quentes de radiação" detetados perto da zona olímpica de Fukushima

A Greenpeace disse esta quarta-feira que detetou "pontos quentes" de radiação perto do local partida do próximo lançamento da chama olímpica pelo Japão, escreve o jornal britânico The Guardian. A organização ambientalista diz que detetou …

Tubarões reúnem-se todos os anos em Israel (e não se sabe porquê)

Um grupo de investigadores iniciou a quinta temporada de um estudo de um fenómeno incomum: uma concentração de tubarões num lugar na costa mediterrânea de Israel. Os funcionários da Estação de Investigação Mrina Morris Kahn, da …

Casa Pia 0-3 FC Porto | Jogo desbloqueado na segunda parte

O FC Porto venceu hoje o Casa Pia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, mas precisou de 50 minutos para fazer o primeiro golo ao penúltimo classificado da II …

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …