Governo admite partilhar gestão da TAP com consórcio

Stuart Isett / Fortune Brainstorm Green

David Neeleman, dono da Azul Linhas Aéreas Brasileiras

David Neeleman, dono da Azul Linhas Aéreas Brasileiras

O Governo admite partilhar a gestão da TAP com o consórcio Gateway após a recuperação da maioria do capital para o Estado, afirmou esta quarta-feira o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.

Na comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, Pedro Marques disse que “o Estado considera importante a presença de um parceiro privado [no capital da TAP], que contribua para a capitalização e gestão da empresa”, e admitiu “a possibilidade de partilhar a gestão com o consórcio” de Humberto Pedrosa e David Neeleman – “como aconteceu nos últimos anos, em que o Estado não interferiu na gestão”.

Na quinta-feira, o empresário David Neeleman desvalorizou a questão da titularidade da maioria do capital na companhia aérea, que deverá voltar para as mãos do Estado.

A gestão é o mais importante. Se podes tomar decisões é a coisa mais importante”, afirmou o empresário que detém 61% do capital do grupo TAP, contando que os membros do Governo com quem se tem vindo a reunir “já disseram que estão felizes com o que trouxemos à TAP”.

Pedro Marques apontou a manutenção do centro de Lisboa e os voos da TAP para os países de língua portuguesa como as principais razões para que o Estado seja maioritário e, assim, “continuar a ter uma palavra a dizer”.

“O Estado manterá a maioria das decisões estratégicas para o futuro da TAP. Estamos a limitar todos os riscos possíveis, alguns que não estavam completamente limitados com a pressa de fechar a processo negocial” pelo anterior governo, declarou.

O ministro que está a liderar as renegociações com o consórcio Gateway questionou ainda “a legitimidade do Governo demitido” para ter assinado o fecho da operação da privatização, sem estar reunido “um conjunto de documentos” – nomeadamente o parecer da ANAC- Autoridade Nacional da Aviação Civil referente à titularidade do capital do consórcio Gateway.

O governante lembrou ainda que o acordo de privatização correspondia à “venda de 61% da TAP que, dois anos depois, podia significar vender 95% e, se os trabalhadores não quisessem os 5%, podia significar a totalidade do capital”.

“O Governo decidiu que ao fim de dois anos o Estado português podia não estar simplesmente na TAP”, atacou, criticando a maioria PSD/CDS-PP por ter fechado o processo “de forma apressada”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas descobriram o ponto fraco dos tardígrados

Os tardígrados, também chamados ursos de água, são conhecidos pela sua resistência. Mas um novo estudo revela agora que estes pequenos organismos também têm um ponto fraco: exposição de longo prazo a altas temperaturas. Em 2018, …

Detetadas "partículas fantasmagóricas" que o Modelo Padrão não pode explicar

O observatório IceCube, localizado no Pólo Sul, revelou que a Antena Antena Antártida de Impulso Transitivo (ANITA) detetou alguns "sinais muito estranhos" que "não pode ser explicados" pelo Modelo Padrão da Física. O projeto ANITA, …

Descoberto primeiro asteróide que se move apenas dentro da órbita de Vénus

Uma rede de telescópios robóticos operados à distância observou um asteróide que, além de ser o asteróide mais próximo do Sol, é também o primeiro asteróide descoberto que se move completamente dentro da órbita de …

Mark Zuckerberg tem medo do TikTok (e já se sabe porquê)

Mark Zuckerberg já deixou claro, mais do que uma vez, que não gosta do TikTok. No entanto, agora sabemos o que está por trás desta hostilidade pelo rival: a aplicação está a crescer muito, mesmo …

A empresa mãe da Google já vale um bilião de dólares

Esta quinta-feira, a Alphabet, empresa mãe da Google, conseguiu uma cotação na bolsa de 1 bilião de dólares, cerca de 900 mil milhões de euros. A Alphabet tornou-se, esta quinta-feira, a quarta empresa norte-americana a conseguir …

Cientistas criam "cimento vivo" capaz de se "curar"

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos criou um "cimento vivo" juntando areia e bactérias num material de construção capaz de se auto-reproduzir, de absorver dióxido de carbono e manter a resistência. "Já usamos materiais biológicos …

Sporting 0-2 Benfica | Águia vence dérbi e foge na frente

O Benfica foi o grande vencedor do dérbi lisboeta. Na visita ao Sporting, os “encarnados” marcaram dois golos sem resposta, ambos na segunda parte, por Rafa Silva, entrado no decorrer da segunda parte, após ter …

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos e podem levam décadas até pedir ajuda, por nem sempre aceitarem e entenderem que sofreram violência sexual. Na maior parte dos …

"Messiah", da Netflix, reacende controvérsia sobre os limites da liberdade de expressão

A série Messiah, disponível na plataforma de streaming Netflix, acende a controvérsia em torno dos limites da liberdade de expressão e da criatividade no mundo das artes e do entretenimento. Messiah, uma série produzida por Michael …

Quadro encontrado por jardineiro era mesmo a obra desaparecida de Klimt

Em 1997, Retrato de uma Senhora desapareceu da Galeria de Arte Moderna Ricci Oddi, em Piacenza. Em dezembro, o quadro foi descoberto. Estava escondido numa parede da instituição. O quadro encontrado em dezembro, escondido na reentrância …