Vacinação acelera em Lisboa. Maiores de 40 vacinados a partir de 6 de junho

José Sena Goulão / Lusa

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales

O Governo anunciou, esta terça-feira, um reforço das medidas em Lisboa e Vale do Tejo para fazer frente ao aumento de casos de covid-19 nesta região. Reforço da testagem e aceleração da vacinação são as duas principais medidas.

Numa conferência de imprensa na sede do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, começou por recordar que a taxa de incidência da covid-19 em Lisboa tem tido “uma tendência crescente” desde o início de maio.

O governante disse que esta “é uma situação que preocupa”, ressalvando, porém, que deve “ser encarada como um sinal de alerta e não de alarme” e que será feito “um reforço das medidas”, muitas das quais já estão a ser aplicadas.

Lacerda Sales anunciou que a vacinação vai acelerar na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde 32% da população já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19.

Assim sendo, a vacinação na faixa etária dos 40 anos vai arrancar a 6 de junho, assim como a vacinação dos maiores de 30 anos, que começa a partir de dia 20 do mesmo mês.

Entretanto, em declarações ao jornal online Observador, fonte oficial da task force que coordena o plano de vacinação contra a covid-19 explicou que a região de Lisboa e Vale do Tejo não é uma exceção e que estas datas já estavam previstas para todas as Administrações Regionais de Saúde.

Testagem vai ser reforçada em vários setores

Por seu lado, o presidente do INSA, Fernando Almeida, destacou que a testagem já está a ser reforçada e revelou que, em ambiente escolar, vai ser antecipada. Os testes a alunos, docentes e não docentes do ensino secundário no concelho de Lisboa vão arrancar já esta quinta-feira, dia 27 de maio.

Além disso, nos concelhos com mais de 120 casos por 100 mil habitantes, nos últimos 14 dias, o reforço da testagem de docentes e não docentes avança, entre 31 de maio e 1 de junho, no pré-escolar, primeiro ciclo do ensino básico e ensino secundário.

Segue-se a testagem, entre 14 e 18 de junho, dos docentes e não docentes nos estabelecimentos do segundo e terceiro ciclo do ensino básico. No ensino superior, o responsável explicou que 23 universidades se mostraram disponíveis para antecipar, ou reforçar no caso de já terem começado, este programa de testagem em massa.

As residências universitarias, sendo áreas propícias a convívio, também vão ser alvo de testagem e de uma campanha de sensibilização por parte das autoridades.

Em relação às populações vulneráveis, Fernando Almeida prometeu uma atenção redobrada entre migrantes e requerentes de asilo, população na qual a testagem também vai ser reforçada a partir de 27 de maio.

No dia seguinte, 28 de maio, os testes em massa avançam entre prestadores de serviços de entregas, taxistas e TVDE, havendo também um reforço da sensibilização para as medidas de proteção individual.

Em zonas de grande concentração de pessoas, como a Avenida 24 de Julho, o Cais do Sodré e o Bairro Alto, por exemplo, haverá unidades móveis para testar e sensibilizar para a prática de distanciamento físico e outras medidas de proteção individual.

Também haverá postos moveis de testagem em zonas de grande circulação e de transportes, como a Gare do Oriente, e relativamente aos setores da restauração, comércio e hotelaria, a 31 de maio vai dar-se início a um programa de testagem em regiões onde haja grande aglomerado de restaurantes típicos, através também de equipas móveis.

Lisboa pode atingir 240 casos por 100 mil habitantes

André Peralta Santos, da Direção-Geral da Saúde (DGS), destacou que existem, neste momento, 143 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias nesta região e que o índice de transmissibilidade (Rt) está nos 1,14.

O responsável da DGS indicou ainda que a maior incidência se verifica nas freguesias do centro da cidade, apesar de também já estar a aumentar nas freguesias da periferia e, inclusive, noutros concelhos.

O especialista referiu ainda que a incidência está a aumentar, sobretudo, na população adulta jovem, ou seja, nas faixas etárias entre os 20 e os 40 anos.

Peralta Santos reforçou ainda que, se a situação epidemiológica continuar assim, Lisboa poderá atingir a linha dos 240 novos casos por 100 mil habitantes dentro de duas a três semanas.

O secretário de Estado da Saúde disse confiar no “civismo dos portugueses” e na boa adesão a estas novas medidas, mas deixou na mesma um apelo: “A nossa cultura é uma cultura de sensibilização. Testem-se e deixem-se testar“, afirmou.

O presidente do INSA, por sua vez, também sugeriu a quem participe em eventos de maior dimensão, como casamentos e batizados, que “assuma um pouco de responsabilidade” e faça testes antes destas cerimónias para garantir a “proteção de todos”.

Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “O secretário de Estado da Saúde disse confiar no “civismo dos portugueses” e na boa adesão a estas novas medidas, mas deixou na mesma um apelo: “A nossa cultura é uma cultura de sensibilização. Testem-se e deixem-se testar“, afirmou.”
    Confiar no “civismo dos portugueses”… Boa! Isso está a resultar muito bem! Especialmente em Lisboa, ouvi dizer… Cultura de sensibilização? Também está a resultar. Agora acho que ele enganou-se quando disse “Testem-se e deixem-se testar“. O que ele quereria dizer era “testem-se e deixem-se estar…”. O “t” e o “e” estão muito próximos. É facil enganar-se.

RESPONDER

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …