Lisboa antecipa testagem no 3.º ciclo e no secundário. Universitários apresentam maior resistência

Paulo Novais / Lusa

A testagem em massa para detetar casos de covid-19 vai ser antecipada em uma semana nas escolas do 3.º ciclo e do ensino secundário em Lisboa.

A informação foi confirmada pelo Diário de Notícias junto de fonte do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).

O reforço da testagem na capital já tinha sido referido, no sábado, pelo secretário de Estado da Saúde. António Lacerda Sales anunciou que a testagem massiva iria ser reforçada nas regiões com R (t) mais elevado, mas que o foco agora era Lisboa, onde se estava a notar mais esta subida. Ensino, empresas e função pública seriam o foco.

Depois de testados os alunos do 7.º ao 12.º ano, a testagem deverá seguir para os alunos universitários. No entanto, de acordo com o jornal Público, existe uma “resistência” cada vez maior à realização de testes entre estudantes universitários.

O vice-reitor da Universidade de Lisboa, João Barreiros, admite que há estudantes que não estão a comparecer no momento de testagem à covid-19 e defende mesmo que devia haver regulamentação jurídica para que tal fosse obrigatório, por exemplo antes da realização de um exame.

“Quando fazemos uma convocação a 100 estudantes, cerca de 33% respondem de imediato e os outros não. Isto mostra alguma resistência que existe neste momento à testagem. A resistência tem sido crescente, e é sobretudo da parte dos jovens”, explicou Barreiros ao Público.

As razões para tal, segundo o vice-reitor da Universidade de Lisboa, são várias. Há estudantes que “não querem saber se estão infetados” e há “uma boa sensação geral a nível epidemiológico”. A mensagem de que as universidades “não eram foco de contágios” contribui para este cenário.

No Instituto Politécnico de Setúbal, os números revelados são ainda mais preocupantes: a adesão, que chegou a rondar os 70%, situa-se agora nos 15%.

A testagem também deverá ser reforçada nas residências universitárias e nos locais de maior concentração de jovens, como locais de diversão noturna e hostels.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um carro movido a energia solar? Bom. Um carro-casa movido a energia solar para fazer 3 mil km? Melhor ainda

Projeto foi desenvolvido por estudantes universitários holandeses, cujo trabalho em veículos movidos a energia solar é já conhecido. O Stella Vita será testado numa viagem de longo curso pelo sul de Espanha já este mês, …

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …