Governador de Nova Iorque “reescreveu relatório” para esconder mortes em lares

 

Justin Lane / EPA

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo (C), com o “mayor” Bill de Blasio (3ºD)

Assistentes do governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, terão reescrito um relatório das autoridades de saúde locais, no verão de 2020, que apontava para um número de mortes por covid-19 nos lares de idosos muito superior ao oficial naquela altura.

Segundo revelou o New York Times, citado esta sexta-feira pelo Público, o relatório do Departamento de Saúde de Nova Iorque – que terá sofrido a intervenção da equipa do governador – foi concluído em julho de 2020 e seria publicado quatro dias antes de Cuomo anunciar que estava a escrever um livro sobre a sua gestão da pandemia.



O jornal avançou que, em junho, o número de mortes por covid-19 nos lares de idosos do estado de Nova Iorque ultrapassava os 9000, muito acima de qualquer outro estado norte-americano. “Os assistentes de Cuomo reescreveram o relatório para retirar esse número”, indicou o jornal norte-americano.

O New York Times escreveu que essa intervenção é um reflexo “dos extremos a que Cuomo chegou, no meio de uma pandemia, para controlar a publicação de informação, desvalorizar os conselhos dos especialistas em saúde pública e reforçar a sua posição como líder nacional na luta contra o coronavírus”.

No início da pandemia, Cuomo decretou que os lares de idosos tinham de receber de volta os utentes com testes positivos, decisão criticada na altura. Contudo, o relatório da procuradoria-geral, de janeiro, não encontrou provas de que o número de mortes nos lares tenha subido por causa dessa decisão, que obedecia a uma diretiva federal.

No entanto, ao contrário do que aconteceu noutros estados, Nova Iorque contabilizou como mortes nos hospitais os óbitos de idosos infetados nos lares.

Embora governador tenha afirmado que a decisão de não divulgar de imediato os números ao pormenor deveu-se ao receio de que a Administração Trump usasse os dados para abrir uma investigação com motivações políticas, a cronologia dos acontecimentos noticiada pelo New York Times mostrou que a sua equipa começou a “esconder os números” meses antes dos primeiros pedidos de divulgação por parte do Departamento de Justiça dos EUA.

Na última semana, três mulheres – incluindo duas das suas ex-assistentes – acusaram Cuomo de assédio sexual e de perseguição no local de trabalho.

Taísa Pagno Taísa Pagno //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. As máscaras estão caindo e vão cair muito mais, tem muita coisa mal contada, muita sincronia de cima para baixo na pirâmide entre eles. Só dar um investigada melhor que vai ver que nesse jogo muitas peças não se encaixam.

    Tem responsalilizar a todos, porque quem está pagando é a população e quem está na ponta, medicos, enfermeiros, faxineiros, etc..

RESPONDER

O trabalho de um aluno de Física chamou a atenção dos investigadores quânticos da Amazon

Os cientistas têm várias preocupações relacionadas com o potencial dos computadores quânticos e o progresso neste campo tem sido muito lento. Recentemente, um dos obstáculos pode ter sido reduzido por um estudante de Física da …

Famosa rajada rápida de rádio bateu recorde (e revelou magnetosfera "dançante" em estrela de neutrões)

Duas equipas internacionais de astrónomos publicaram dois artigos científicos com novas informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. No estudo publicado na Astrophysical Journal Letters, os cientistas mediram a radiação das explosões nas frequências …

Farense 0-1 Sporting | Beto e Adán gigantes em noite de recorde leonino

O Sporting sofreu bastante para levar os três pontos na visita ao Farense. O líder do campeonato marcou um golo, por Pedro Gonçalves, dominou durante a primeira parte, mas na segunda deixou os algarvios criarem …

Uma simples mudança está a evitar a morte de um macaco em vias de extinção

Cientistas conseguiram dar uma tábua de salvação a uma espécie de macaco em risco de extinção, cujos espécimes são frequentemente atropelados por automóveis nas estradas de um parque nacional em Zanzibar. De acordo com a Lista …

Antigo rito sagrado "entre irmãos" pode ter sido, na verdade, o casamento homossexual

A adelfopoiese era uma cerimónia praticada historicamente na tradição cristã para unir duas pessoas do mesmo sexo - normalmente homens - num relacionamento reconhecido pela igreja, análogo ao irmão. Segundo documentos históricos, com 20 anos, Simeão …

Talin fechou uma estrada para que sapos e rãs possam atravessar em segurança

A capital da Estónia fechou uma estrada movimentada, durante as noites do mês de abril, para garantir que milhares de sapos e rãs conseguem atravessar em segurança para o local onde se vão reproduzir. Geralmente, são …

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista (que quer uma guerra racial)

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista, que procura agradar à opinião pública e quer ver uma guerra racial nos Estados Unidos. O organizador do abortado comício White Lives Matter, em …

Bezos nega que funcionários sejam vistos como "robôs". Mas Amazon deve tratá-los "melhor"

O ainda presidente executivo da Amazon, Jeff Bezos, enviou uma última carta aos acionistas da empresa, negando que os funcionários sejam "tratados como robôs", conforme alegaram alguns trabalhadores e críticos da empresa. Segundo Bezos - que …

A imponência do Titanic pode ter acelerado o fim da sua história

Com quase 269 metros de comprimento, o tamanho do Titanic - considerado o maior navio do mundo em 1912 - pode mesmo ter acelerado o fim da sua história. O Titanic media quase 269 metros de …

Pogba diz que a sua relação com Mourinho "mudou da noite para o dia"

O futebolista francês recordou a relação "muito boa" que tinha com o treinador português quando este era treinador do Manchester United, mas que acabou por mudar, segundo as suas palavras, "da noite para o dia". Numa …