Cuomo pede desculpa por assédio sexual, mas quer manter-se governador de Nova Iorque

Mike Groll / Gabinete do Governador Andrew M. Cuomo

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, disse que iria “cooperar totalmente” com a procuradora-geral estadual nas investigações às alegações de assédio sexual e pediu desculpa.

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, acusado de assédio sexual, pediu desculpas esta quarta-feira, dizendo que “aprendeu uma importante lição” sobre o seu comportamento com as mulheres, e acrescentou que tenciona manter-se no cargo.

“Percebi agora que agi de uma maneira que fez algumas pessoas sentirem-se desconfortáveis”, disse, durante uma conferência de imprensa. “Foi sem intenção e peço desculpas profundas e verdadeiras por isso”, acrescentou.

Cuomo disse que iria “cooperar totalmente” com a procuradora-geral estadual nas investigações às alegações de assédio sexual.

A procuradora-geral Letitia James está a selecionar um escritório de advogados para realizar a investigação às alegações e produzir um relatório, que será tornado público.

Há dias que Cuomo evita aparecer em público, e há membros do seu partido, o democrata, que querem a sua demissão. Antes de dar a conferência de imprensa desta quarta-feira, a última vez que o governador falou com jornalistas foi a 22 de fevereiro.

Cuomo não fala em público desde que instruiu Letitia James para investigar as alegações de assédio sexual a pelo menos duas mulheres na sua administração.

Uma antiga assessora, Charlotte Bennett, de 25 anos, disse que Cuomo a interrogou sobre a sua vida sexual e perguntou-lhe se estava aberta a uma relação com um homem mais velho.

Bennett já rejeitou a tentativa de desculpa de Cuomo, em que este disse que estava a tentar ser “divertido” e que as suas piadas tinham sido mal interpretadas.

Outra antiga colaboradora de Cuomo, Lindsey Boylan, disse que este tinha comentado a sua aparência de forma inapropriada, beijou-a sem o seu consentimento e que uma vez sugeriu que jogassem strip-poker, enquanto estavam a bordo do avião propriedade do Estado. Cuomo já negou estas alegações.

Uma terceira mulher, Anna Ruch, disse ao The New York Times que Cuomo pôs-lhe as mãos na cara e perguntou se a podia beijar, durante um casamento em Setembro de 2019.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …

Chuvas torrenciais fazem mais de uma centena de mortos na Índia

Pelo menos 136 pessoas morreram na Índia, em consequência de chuvas torrenciais que assolaram o país e causaram fortes enchentes e deslizamentos de terra, enterrando casas e submergindo ruas. Numa altura em que as alterações climáticas …

China inaugurou o comboio mais rápido do mundo

O comboio-bala maglev, que pode atingir uma velocidade de 600 quilómetros por hora, fez a sua estreia em Qingdao, na China, esta semana. Tal como conta a cadeia televisiva CNN, este comboio-bala maglev foi desenvolvido pela …

Quatro portugueses detidos em Espanha por alegada violação de duas mulheres

A polícia espanhola anunciou, este sábado, ter detido quatro cidadãos portugueses por suposta violação múltipla e abusos sexuais a duas mulheres de 22 e 23 anos, numa pensão em Gijón, no norte do país. Segundo a …

Stonehenge pode perder estatuto de património mundial da UNESCO

Depois de Liverpool, também Stonehenge pode perder o estatuto de património mundial da UNESCO. O aviso surge após o secretário dos transportes, Grant Shapps, ter dado luz verde aos planos de construção de um túnel …

Mais 20 mortes e 3396 casos de covid-19. Não havia tantos óbitos desde março

Portugal registou, este sábado, mais 20 mortes e 3396 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3396 novos …