/

Governador do Missouri decreta estado de emergência em Ferguson

 

O governador do Estado norte-americano do Missouri (centro-oeste dos EUA) decretou este sábado o estado de emergência e o recolher obrigatório em Ferguson, na sequência da morte de um adolescente negro e de quatro noites consecutivas de protestos.

“Para proteger as pessoas e propriedades de Ferguson, assinei uma ordem a declarar o estado de emergência e o recolher obrigatório na zona de Ferguson”, disse o governador, Jay Nixon, aos jornalistas.

O recolher obrigatório verifica-se entre as 00:00 e as 05:00 (11:00 de domingo em Portugal), de acordo com fontes policiais.

No sábado, Michael Brown, de 18 anos, foi morto com vários disparos de um agente da polícia, cuja identidade não foi divulgada.

A morte de Michael Brown está a ser investigada pelo FBI, a pedido de grupos de defesa dos direitos civis.

Testemunhas do incidente de sábado disseram à imprensa local que Brown e um amigo caminhavam pelo meio de uma rua quando a polícia os mandou parar.

Segundo as testemunhas, o jovem pôs os braços no ar para mostrar que não estava armado antes de ser alvejado com vários tiros.

A versão preliminar das autoridades é de que houve uma luta, durante a qual Brown empurrou o agente da polícia e tentou tirar-lhe a arma, o que fez o polícia disparar.

Desde o indicente, a cidade de Ferguson tem sido palco de distúrbios violentos em protesto pela morte de Brown.

O Presidente Barack Obama já pediu calma e contenção às forças de segurança.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.