Gouveia e Melo e Passos Coelho são os favoritos para as presidenciais

11

Rodrigo Antunes / Lusa

O primeiro ministro, António Costa, com o almirante Henrique de Gouveia e Melo

O almirante Henrique Gouveia e Melo e o antigo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho lideram as preferências para as eleições presidenciais, segundo uma nova sondagem.

Num cenário com 11 possibilidades, Gouveia e Melo liderou as preferências, com 15,9%, revelou a sondagem da Intercampus, feita para o Negócios, o Correio da Manhã e a CMTV.

Na lista segue-se Passos Coelho, com 15,2%. O ex-primeiro-ministro tem estado envolto em alguma especulação em torno de uma possível candidatura e até de um regresso à política. Este mês disse que “seria uma tolice” fechar a posta à política, mas que está “muito fora de tudo”.

O primeiro-ministro António Costa teve cerca de 10% das preferências. Estão ainda nesta lista nomes como Ana Gomes (8,6%), Luís Marques Mendes (7,3%), Paulo Portas (6,3%), André Ventura (6,1%), Augusto Santos Silva (5,8%),  Mariana Mortágua (4%), João Ferreira (3,3%) e João Cotrim de Figueiredo (2,1%).

Há 8,8% de inquiridos que responderam nenhum ou que não votariam.

Quanto a quem ganharia as presidenciais de 2026, Costa lista lidera a lista, com 21,3%. Gouveia e Melo seria o segundo, com 15,4% e Passos Coelho o terceiro, com 13,9%. Em quarto ficou Marques Mendes, com 8,3%.

A amostra da sondagem é constituída por 605 entrevistas telefónicas, com chamadas que decorreram entre 15 a 20 de novembro.

ZAP //

11 Comments

  1. Sr.º Dr.º Alberto João Jardim, a Pátria e a República estão em perigo, o Interesse Nacional assim como o Bem-Estar dos Portugueses estão ameaçados. Se vir que tem condições, candidate-se à Presidência da República, num último esforço para salvar o País e os Portugueses; é hora de «Tomar a Bastilha».

  2. Seria Bom que entrasse Gouveia e Melo, pelo exemplo que deu com a Covid-19, pode ser que o país entre nos eixos, e quanto ao Passos Coelho esse já deu o que tinha a dar enquanto lá esteve.

  3. “fechar a posta à política,” vocês mandam com cada posta, que realmente… esta seguinte a bold e tudo, vai lá vai!

    “Costa lista lidera a lista”

    • Que trapalhada jornalísta: Nas preferências Costa tem 10% mas depois é o que ganha a eleição. Tenham vergonha. Essa dá muito no olho.

  4. Questiono o porquê do almirante. Por ter cumprido na sua tarefa!? Então nesse caso também deveriam equacionar o Tino de Rans. Que eu saiba ele deixa os passeios fantásticos.

  5. Gouveia e Melo pode ser um grande operacional, mas é um péssimo camarada de armas, face à forma como foi nomeado e se deixou ser nomeado para o atual cargo militar. Atropelou o seu chefe de armas. Faltou ética e honra militares, no meu entender.

  6. Não me parece que um Militar que usou e abusou do “camuflado” durante a pandemia, tratou velhinhos como se fossem militares não querendo que as enfermeiras dissessem umas palavrinhas agradáveis a quem pudesse ter medo de agulhas de injecção e que no caso Neptuno aos próprios militares tenha tratado como delinquentes em praça pública antes de serem ouvidos pelas autoridades competentes (quanto à INDISCIPLINA poderia ter razão mas NUNCA fora do Foro Militar) tenha características para Chefiar a Nação, por muito que os Portugueses, mais do que nunca, precisem de uma Mão de Ferro para os disciplinar, muito difícil de manter depois de anos de Libertinagem… Mal por mal Passos Coelho se se comprometer a não fazer os mesmos disparates que praticou como Primeiro-Ministro.
    Penso que outras hipóteses seriam de considerar…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.