Gouveia e Melo e Passos Coelho são os favoritos para as presidenciais

9

Rodrigo Antunes / Lusa

O primeiro ministro, António Costa, com o almirante Henrique de Gouveia e Melo

O almirante Henrique Gouveia e Melo e o antigo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho lideram as preferências para as eleições presidenciais, segundo uma nova sondagem.

Num cenário com 11 possibilidades, Gouveia e Melo liderou as preferências, com 15,9%, revelou a sondagem da Intercampus, feita para o Negócios, o Correio da Manhã e a CMTV.

Na lista segue-se Passos Coelho, com 15,2%. O ex-primeiro-ministro tem estado envolto em alguma especulação em torno de uma possível candidatura e até de um regresso à política. Este mês disse que “seria uma tolice” fechar a posta à política, mas que está “muito fora de tudo”.

O primeiro-ministro António Costa teve cerca de 10% das preferências. Estão ainda nesta lista nomes como Ana Gomes (8,6%), Luís Marques Mendes (7,3%), Paulo Portas (6,3%), André Ventura (6,1%), Augusto Santos Silva (5,8%),  Mariana Mortágua (4%), João Ferreira (3,3%) e João Cotrim de Figueiredo (2,1%).

Há 8,8% de inquiridos que responderam nenhum ou que não votariam.

Quanto a quem ganharia as presidenciais de 2026, Costa lista lidera a lista, com 21,3%. Gouveia e Melo seria o segundo, com 15,4% e Passos Coelho o terceiro, com 13,9%. Em quarto ficou Marques Mendes, com 8,3%.

A amostra da sondagem é constituída por 605 entrevistas telefónicas, com chamadas que decorreram entre 15 a 20 de novembro.

  ZAP //

9 Comments

  1. Sr.º Dr.º Alberto João Jardim, a Pátria e a República estão em perigo, o Interesse Nacional assim como o Bem-Estar dos Portugueses estão ameaçados. Se vir que tem condições, candidate-se à Presidência da República, num último esforço para salvar o País e os Portugueses; é hora de «Tomar a Bastilha».

  2. Seria Bom que entrasse Gouveia e Melo, pelo exemplo que deu com a Covid-19, pode ser que o país entre nos eixos, e quanto ao Passos Coelho esse já deu o que tinha a dar enquanto lá esteve.

  3. “fechar a posta à política,” vocês mandam com cada posta, que realmente… esta seguinte a bold e tudo, vai lá vai!

    “Costa lista lidera a lista”

    • Que trapalhada jornalísta: Nas preferências Costa tem 10% mas depois é o que ganha a eleição. Tenham vergonha. Essa dá muito no olho.

  4. Questiono o porquê do almirante. Por ter cumprido na sua tarefa!? Então nesse caso também deveriam equacionar o Tino de Rans. Que eu saiba ele deixa os passeios fantásticos.

  5. Gouveia e Melo pode ser um grande operacional, mas é um péssimo camarada de armas, face à forma como foi nomeado e se deixou ser nomeado para o atual cargo militar. Atropelou o seu chefe de armas. Faltou ética e honra militares, no meu entender.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.