/

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta – que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios – é a que tem a maior resolução até ao momento.

Uma equipa de cientistas criou o mapa 3D mais detalhado de um cérebro de um organismo. Os fios azuis, amarelos, roxos e verdes representam as milhares de células cerebrais e as milhares de conexões encontradas dentro de um cérebro de uma mosca da fruta.

Em parceria, a Google e o Campus de Investigação Janelia, na Virginia, publicaram o mapa 3D do cérebro de uma mosca da fruta, que mostra mais de 20 milhões de sinapses a ligar cerca de 25 mil neurónios.

Este mapa de alta resolução, conhecido como “conectoma“, cobre apenas um terço do cérebro do inseto. Os cientistas encontraram diferentes tipos de neurónios, incluindo os que estão envolvidos no ritmo circadiano da mosca – ou relógio interno – que podem ajudar os investigadores a aprender um pouco mais sobre o inseto. Até agora, só se conseguiu mapear por completo o cérebro do organismo simples conhecido por C. Elegans.

O cérebro do inseto foi dividido em fatias com 20 mícrones de espessura, o equivalente a um terço de cabelo humano. As fatias foram, de seguida, bombardeadas com fluxos de eletrões a partir de um microscópio e os dados obtidos continham 50 biliões de pixeis 3D, que foram processados por um algoritmo de modo a identificar o rumo de cada célula.

De acordo com o Live Science, o processo demorou cerca de dois anos até ficar concluído. O objetivo deste trabalho é revelar mais pormenores sobre as conexões existentes no cérebro, e de que forma estas estão ligadas a comportamentos distintos. No entanto, seguir o “caminho” de cada neurónio é um trabalho muito meticuloso.

O novo mapa 3D do cérebro de uma mosca da fruta foi publicado no dia 21 de janeiro no banco de dados BioRxiv e ainda não foi revisado por pares.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.