Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta – que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios – é a que tem a maior resolução até ao momento.

Uma equipa de cientistas criou o mapa 3D mais detalhado de um cérebro de um organismo. Os fios azuis, amarelos, roxos e verdes representam as milhares de células cerebrais e as milhares de conexões encontradas dentro de um cérebro de uma mosca da fruta.

Em parceria, a Google e o Campus de Investigação Janelia, na Virginia, publicaram o mapa 3D do cérebro de uma mosca da fruta, que mostra mais de 20 milhões de sinapses a ligar cerca de 25 mil neurónios.

Este mapa de alta resolução, conhecido como “conectoma“, cobre apenas um terço do cérebro do inseto. Os cientistas encontraram diferentes tipos de neurónios, incluindo os que estão envolvidos no ritmo circadiano da mosca – ou relógio interno – que podem ajudar os investigadores a aprender um pouco mais sobre o inseto. Até agora, só se conseguiu mapear por completo o cérebro do organismo simples conhecido por C. Elegans.

O cérebro do inseto foi dividido em fatias com 20 mícrones de espessura, o equivalente a um terço de cabelo humano. As fatias foram, de seguida, bombardeadas com fluxos de eletrões a partir de um microscópio e os dados obtidos continham 50 biliões de pixeis 3D, que foram processados por um algoritmo de modo a identificar o rumo de cada célula.

De acordo com o Live Science, o processo demorou cerca de dois anos até ficar concluído. O objetivo deste trabalho é revelar mais pormenores sobre as conexões existentes no cérebro, e de que forma estas estão ligadas a comportamentos distintos. No entanto, seguir o “caminho” de cada neurónio é um trabalho muito meticuloso.

O novo mapa 3D do cérebro de uma mosca da fruta foi publicado no dia 21 de janeiro no banco de dados BioRxiv e ainda não foi revisado por pares.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PCP quer travar cedência de obras de arte para hotel em Alter do Chão

O PCP anunciou esta quarta-feira que vai entregar na Assembleia da República um projeto de resolução que insta o Governo a reverter a cedência de um conjunto de obras de arte ao hotel Vila Galé …

Flamengo conquista Supertaça sul-americana. É o quinto título de Jesus no Brasil

O Flamengo, do treinador português Jorge Jesus, conquistou na quarta-feira a Supertaça sul-americana de futebol, ao vencer os equatorianos do Independiente Del Valle por 3-0, no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. Depois do empate a …

Descoberto primeiro animal que não precisa de oxigénio para viver

Respirar oxigénio é uma característica fundamental dos animais multicelulares, mas os cientistas acabam de descobrir, pelo menos, um que não precisa de o fazer para sobreviver. É muito provável que tenha aprendido que todos os organismos …

"Marte está vivo". Sonda InSight regista mais de 170 eventos sísmicos no Planeta Vermelho

Resultados dos primeiros dez meses de exploração da sonda InSight da NASA revelaram que o Planeta Vermelho é um mundo com atividade sísmica ativa. "Marte está vivo e a cada diz que passa começo a ter …

Um planeta pode ter sido "roubado" do Sistema Solar

Uma nova análise de astrónomos da Universidade Stony Brook, em Nova Iorque, revelou que as estrelas "roubam" planetas umas às outras - e isso também poderá ter acontecido no nosso próprio Sistema Solar. Quase tudo o …

Netflix passa a mostrar "top 10" diário de séries e filmes

A Netflix disponibiliza, desde esta segunda-feira (24), uma nova feature para os utilizadores do serviço de streaming: uma lista com os 10 filmes e as 10 séries mais vistas no país em cada dia. Esta nova …

A Realidade Virtual pode ser a próxima terapia para tratar pânico, fobias e distúrbios

A Oxford VR, empresa britânica de realidade virtual, acaba de acumular mais de 13 milhões de euros para investir na terapia com a tecnologia do futuro. A companhia surgiu a partir do departamento de psiquiatria da …

Apple não deixa que vilões de filmes usem iPhones

A Apple não deixa que os vilões dos filmes de Hollywood usem os telemóveis iPhone no grande ecrã. Esta é apenas uma das empresas que não permite este tipo de coisa. Os filmes podem ter uma …

O coronavírus pode ser a "doença X" temida pelos especialistas

O coronavírus, que já matou 2.700 pessoas e infetou mais de 80 mil desde dezembro, está a tornar-se "rapidamente" no primeiro grande desafio pandémico do mundo, enquadrando-se nos moldes da "doença X" temida por especialistas. O …

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões

A Media Capital registou prejuízos de 54,7 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 21,6 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje a dona da TVI, que está em processo de compra …