Google Maps acusado de sugerir rotas “potencialmente fatais”

Muitos montanhistas que procuram o cume da montanha mais alta da Escócia e outros picos na área no Google Maps estão a ser direcionados para rotas “potencialmente fatais”.

A montanha Ben Nevis é um destino turístico muito popular conhecida por ser a mais alta do Reino Unido, situada a 1.345 metros de altitude. Milhares de pessoas conseguem chegar ao cume anualmente, mas a escalada até ao pico não é isenta de riscos.

A organização The John Muir Trust disse à CNN que vários montanhistas que utilizam o Google Maps correm o risco de serem direcionados para uma rota “altamente perigosa, mesmo para alpinistas experientes”.

“O problema é que o Google Maps direciona alguns visitantes até ao parque de estacionamento de Upper Falls, presumivelmente porque é o parque de estacionamento mais próximo do cume”, explicou Nathan Berrie, responsável pela conservação da montanha.

“Mas esta NÃO é a rota correta e deparamo-nos frequentemente com grupos de caminhantes inexperientes que se dirigem para Steall Falls ou para as encostas sul de Ben Nevis, acreditando que é a rota para o cume”, acrescentou, numa nota.

Também Heather Morning, consultora de segurança em montanhas da organização Mountaineering Scotland, referiu que “para aqueles que são novos em caminhadas nas montanhas parece perfeitamente lógico verificar o Google Maps para obter informações de como chegar ao ponto escolhido, mas quando é inserido Ben Nevis aparece uma rota que o direciona para o estacionamento de Glen Nevis”.

“Até mesmo o montanhista mais experiente teria dificuldade em seguir essa rota, pois o caminho passa por terrenos muito íngremes, rochosos e mesmo com uma boa visibilidade seria difícil encontrar uma linha segura, o que torna a rota sugerida pela Google potencialmente fatal”, explicou.

A responsável acrescentou ainda que a aplicação também direciona os montanhistas por rotas que os podem colocar em risco de vida, nomeadamente quando procuram por outros pontos elevados da região, como a montanha de An Teallach.

“Para An Teallach, no noroeste, foi inserida no Google Maps uma rota ‘a pé’ que leva as pessoas até um penhasco“, especificou.

À cadeia britânica, um porta-voz da Google referiu que construíram o “Google Maps a pensar na segurança e na confiabilidade” e que estão a “trabalhar rapidamente para investigar o problema da rota de Ben Nevis e áreas vizinhas”.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Lilium testou o seu táxi voador de quinta geração — com direito a vídeo e som

Empresa alemã quer tornar-se uma referência do transporte aéreo de nova geração, pelo que se tem esforçado por responder a todos os pedidos e solicitações de melhorias enviadas por possíveis compradores. O modelo eVTOL da empresa …

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …