Não há tolerância. GNR vai mesmo multar proprietários depois de 15 de março

A Guarda Nacional Republicana garante que vai aplicar multas a proprietários que não tenham os terrenos limpos a partir de dia 16 de março.

A GNR garante que não pode dar qualquer tipo de período de tolerância a quem passar o dia 15 de março sem limpar os terrenos perto das casas, tal como manda a lei.

Segundo a TSF, a explicação é dada num balanço das 4 mil chamadas recebidos no último mês sobre este tema, no número SOS Ambiente e Território. O coronel Vítor Caeiro, do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR, afirma que as dúvidas têm sido tantas que fizeram triplicar as chamadas.

A distância que tem de estar limpa a partir das casas e a distância que tem de separar as árvores dos terrenos são as dúvidas mais comuns. Contudo, há uma que se destaca: os proprietários querem saber se o prazo de 15 de março pode ser alargado, e o porquê de terem recebido um email da Autoridade Tributária a apelar à limpeza dos terrenos.

De acordo com o que está escrito na lei, o prazo tem de ser cumprido, não havendo espaço para qualquer período de tolerância depois do dia 15 de março. Vítor Caeiro diz à TSF que a lei é clara.

Além disso, refere, só com a abertura do auto de contraordenação é que as autarquias podem, depois, ser aviadas da falta de limpeza e planear se avançam ou não para a limpeza coerciva, substituindo-se ao proprietário.

O que está na lei é o que temos de cumprir, reforçado com o que está também previsto no Orçamento do Estado que diz que tem mesmo de ser limpo até 15 de março”, esclarece o responsável da GNR.

“Governo não quer passar multas, quer terrenos limpos”

O secretário de Estado da Proteção Civil José Artur Neves disse à TSF que o prazo para limpar os terrenos não vai ser alterado e que acredita na capacidade das forças de segurança em aplicar a lei de forma dinâmica, pedido tolerância à GNR.

“Nem sequer tem muito interesse estar a perceber se a data é prolongada ou não, o que importa é que todos sintam esta responsabilidade de se cumprir, até ao final de maio, esta obrigação”, defendeu Artur Neves, no Fórum TSF.

O secretário de Estado admite que o objetivo do Governo não é “aplicar coimas”, mas sim fazer com que “se cumpra esta obrigação.

Também este domingo, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que o prazo para limpar o mato e cortar árvores em redor das casas, que termina na quinta-feira, “pressupõe alguma elasticidade“. No entanto, a GNR contraria.

ZAP //

PARTILHAR

66 COMENTÁRIOS

  1. Está visto. Está tudo lançado para este governo de xuxas mais uma vez limparem o contribuinte e sacudirem a agua do capote. Não, a culpa mais uma vez não é do governo que faz leis da treta, é da GNR que as aplica. É preciso tolerância na lei. PQP este governo.
    Nota: o meu terreno florestal, reserva ecologica e com inclinação superior a 3% está limpo. E daqui a pouco, vai estar completamente livre de árvores que é como manda a lei.

    • Mas qual é a duvida? Há drama?
      De certeza que não vive ao lado desse terreno que refere.
      Porque se vive-se, não estava à espera que o governo fizesse uma lei para o limpar.
      Já o teria limpo à muito tempo.
      E se o fizer todos os anos vai ver que não custa muito.
      Não consegue limpar o terreno, venda-o.
      Como pode ver abaixo, já deveria ter sido multado de à pelo menos 4 ano para cá.
      http://www.multas.pt/ate-15-de-abril-limpe-faixa-de-protecao-de-edificios-contra-incendios.

      Quando à fogos a culpa é do governo, quando têm de limpar a culpa é do governo, quando chove a culpa é do governo, a seca é culpa do governo.

      • Mas o meu terreno está limpo… e vai ficar ainda mais. Sim a culpa é do governo que faz leis imprecisas e depois o problema é que o contribuinte se lixa com multas ou impostos ou sabe-se lá o quê… Para além disso quem é que deixou construir ao lado de um terreno florestal, reserva ecológica e inclinado??

      • Apoiado a 100% ,todo mundo senta o rabo a espera que seja o estado a arcar com tudo.
        No que diz respeito as florestas , e simples,quem as tem tem que cuidar ,quem não cuida tem que arcar com as consequências.
        Eu pessoalmente iria ainda mais longe,sendo provada a negligência ou falta de meios financeiros dos proprietários desses terrenos , simple e criar ima lei que os obrigue a vender ou então serem expropriados .
        Pois como no que se tem visto acontecer nesse pais , os proprietários simplesmente não querem saber , pois se o fogo pegar nas florestas que lhes pertencem , muitas vezes não a risco para a casa deles ou familiares ,por isso os outros que se danem.
        Sou 100% a favor desta lei que deveria ser mais severa ainda.
        As pessoas e principalmente os proprietários dessas florestas estão habituados a se pegar o fogo no que e deles e matar umas centenas , não a crise , vem depois o estado pagar indemnizações as familias em vez dos proprietários , então porquê que os proprietários se devem preocupar?????

        • E quem obriga o estado a limpar?
          Eu tenho uma casa que ao lado da casa o terreno é baldio e está cheio de mato e um grande silvado e nunca é limpo e agora quem é que vai passar multa ao estado?

          • Partindo do principio que o terreno e do estado , que sera pouco provavel .
            Talvez tenha que se deslocar a junta de freguesia ou camara municipal para se informar.
            Não é assim tão complicado…
            Eu nao conssigo entender o porquê de tanta gente cinica aqui a contestar esta lei , ou sera seguramente a nenhum destes deve ter ardido casa ou bens de uma vida inteira por causa de pessoas que não cuidam daquilo que lhes pertence e que por obrigação devem cuidar …. e triste como a mentalidade de tantos é tão pequenina e so conseguem pensar neles próprios…

      • A chulice deste governo, ao seu melhor nível. Como o ano passado veio ao de cima a sua enorme incompetência, este ano atiram para o contribuinte, para não voltarem a passar por tal vergonha. É muito simples: é tipo tropa: “determino e mando publicar”. Assunto de anos tem que ser feito de rajada ! É uma Garotada. Pobre país que tem estes artolas a tomar estas medidas em cima do joelho e a todo o gás, para se limparem.

      • A sua linha de pensamento está mais ou menos de acordo com a sua capacidade de escrita.

        Dúvida tem acento.
        Porque se vive-se – queria dizer se vivesse
        Já o teria limpo à muito tempo – obviamente há muito tempo
        já deveria ter sido multado de à pelo menos 4 ano para cá – de há pelo menos
        Quando à fogos – quando há fogos

        E com isto o senhor não percebe que a postura do governo foi esta:
        – Vamos ganhar dinheiro com isto dando um prazo apertado que ninguém cumprirá.
        – Simultaneamente lavamos as mãos de qualquer tragédia que possa acontecer este Verão e responsabilizamos o povo.
        – Nomeamos um profundo incompetente (como todos os outros deste governo) para criar um folheto informativo e para esclarecer o povo. O resultado é que o povo ainda ficará mais baralhado e assim arrecadamos mais dinheiro em multas.

        • Quanto ao português que pratico apenas a mim me diz respeito, escrevo como me apetece, até porque escrever aqui vale o que vale.
          Se, se deu ao trabalho de ler o que escrevi é porque lhe doí alguma coisa, ou então está preocupado que vá ser multado.
          Siga que para a frente é que é caminho.
          Ando farto de pessoas que não fazem nada na vida e só estão a espera de a mamar do estado.
          O prazo não é apertado, se cumprisse a lei já o tinha limpo o ano passado.
          Mas deve ter sido um daqueles que contribui para a área ardida no ano passado.
          Ou então vêm para aqui reclamar só porque é da oposição ao governo.

          Claro que a culpa é do povo. Não preciso que me digam que tenho de limpar o terreno, para saber que corro riscos de arder.
          No ano passado tive de limpar o terreno do vizinho, porque ele não o fez mesmo tendo sido avisado pela Câmara Municipal.
          Foi lhe levantado um auto que não resultou em nada.
          Se não tivesse limpo o terreno do vizinho, e tivesse ardido tinha uma casa ardida.
          O que ganhava se não tivesse limpo o terreno do vizinho?
          Deixe de depender da politica para ganhar alguma coisa.
          Ou então não reclame faça-se a vida e trabalhe.
          Mentalidade do deixa andar.

      • Vê-se pelas sua palavras vãs que nunca andou na mata a fazer qualquer trabalho sujo e duro (pertence aos falantes sem nexo)é talvez daqueles que só falam da secretária que até é limpa por um subordinado qualquer porque nem isso você faz. Amigo não o conheço mas como eu tenho uma casa na serra que infelizmente é ai que os incendiários por conta das empresas de aviões e hélios para o combate dos incêndios os ateiam o convido para vir comigo num fim de semana para fazermos uma limpeza na minha área que tanto precisa e não arranjo mão de4 obra para tal obrigado contacte-me 963613690

        • Já devo ter limpo mais terreno do que o senhor.
          Ou está a reclamar de quê? Se o limpa não deve ter problemas com isso.
          E nunca tive pagar para fazer tal serviço, faço eu mesmo.
          Mas como já só sofri na pele e tive andar a apagar fogos, sei o que custa.
          Mas tem uma solução, deixe ficar assim, pode ser que seja este ano que arda, nunca deve ter ardido, senão vinha reclamar de quê.

      • Caro(a) TudoArder,
        Dentro de uma povoação pode existir alguma arvore? As pergolas colocadas à volta das moradias podem ter arbustos?
        Será necessário preencher o Manifesto de Corte ou Arranque de Árvores junto do ICNF?
        Foram definidas as areas criticas de fiscalização?
        Foram essas areas criticas de actuação divulgadas como tentativa de conservar a natureza?
        Uma ultima observação, parece-me que as arvores/arbustos não ardem sozinha(o)s são consituidas por matéria combustivel, mas o trabalho mais importante estará ainda por fazer.

        • Eu ajudo-o vamosajudarapensar.
          “Dentro de uma povoação pode existir alguma arvore? ”
          Sim pode. Desde que não coloque em perigo.
          “As pergolas colocadas à volta das moradias podem ter arbustos?”
          Se estiverem aparados e não tiver mato em volta qual é o problema.
          “Será necessário preencher o Manifesto de Corte ou Arranque de Árvores junto do ICNF”
          Depende das árvores que tiver de contar.
          “Foram definidas as areas criticas de fiscalização?”
          Sim, aqui abaixo tem um desenho.
          http://www.multas.pt/ate-15-de-abril-limpe-faixa-de-protecao-de-edificios-contra-incendios
          “Foram essas areas criticas de actuação divulgadas como tentativa de conservar a natureza?”
          Estamos a falar à volta das aldeias a área não é assim tanta.
          E de que vale ter a natureza ardida e além disso as casas e pessoas.
          Para a sua ultima observação, tem razão no diz que não ardem sozinha.
          Mas tem mais receio de ter ao lado de sua casa matéria combustível com 1 a 2 m de altura a arder ou árvores de 3 a 5 m?
          E a lei diz para limpar ou seja a matéria combustível como é óbvio.

          • No meio disto tudo sou da opinião que se devem cortar todos as árvores ornamentais que vemos nas nossas cidades. Se o fogo lhes chega e se caem para o meio da estrada ou até para algum prédio lá se vai tudo. Estão claramente a pôr em perigo as nossas vias, as nossas habitações e deste modo a vida dos Portugueses. Amanhã mesmo vou cortar toda a avenida da república aqui em Lisboa e todas as ruas adjacentes.
            E de seguida vou para o Parque Florestal de Monsanto. Aquilo é um perigo se começa a arder!
            Quem quer vir?

      • Nem que dessem de prazo mais 10 anos 1 semana antes do prazo á boa maneira tuga viriam dizer que não tinham tempo ou vagar para isso…
        Quantos ciganos há a RSI, ok são todos mas quantos?
        Ponham-nos a limpar mato que quem é obrigado a pagar IMI a mais não deveria ser obrigado.
        E não estou a ser racista estou só a pô-los a justificar o RSI que recebem (há bué de anos)

  2. Sim, é uma lei feita á medida da multa. Gostava de saber se a GNR também vai multar o Estado nos terrenos por ele não limpos. Fortes com os fracos, fracos com os fortes.

  3. Isto tudo é uma enorme palermice pegada. E este desgoverno uma vez mais demonstra que não está em condições de governar seja o que for. Ninguém sabe o que cortar. Muitos cortam tudo o que se lhes aparece pela frente. Se levarem à regra a informação propagandeada pelo governo então é pegar na motosserra e cortar tudo o que estiver em pé. Isto é um total desgoverno. Para a rua já!

    • Só corta tudo quem não tem o mínimo de cabeças (é burro), não precisei de ir ver a lei, para saber que não preciso cortar laranjeiras, e árvores de fruto ao lado casa. Mas se coloca-se a minha casa ou a de outra pessoa em perigo claro que cortava. Usem a cabeça, e tenham respeito por quem tem casa ao lado dos vossos terrenos por limpar. Se não tem terrenos, vem aqui só manda a posta só por que sim é?

      • Lei é lei. É para cortar, vai tudo… espécies protegidas e tudo. e se o coberto vegetal for destruído e numa enxurrada vier metade da montanha abaixo e matar uns quantos, não há problema, o governo arranjará outro bode expiatório.

      • O senhor até pode saber ler mas decididamente não sabe escrever . Já agora comece por usar um pouco mais a cabeça para escrever.
        Depois vem com umas parvoíces a questionar se tenho ou não terrenos?! Sabe lá o senhor se tenho ou não terrenos! É apenas palerma, deduzo eu, com a minha cabeça. Depois diz que ficou totalmente informado. Pois, não o pode ter feito apenas com o folheto informativo disponibilizado nas caixas de correio. O que lá vem é muito simples e não tem as referências que o senhor aqui diz. É tudo para cortar num raio de 10 metros das casas e de 100 das povoações. Vai tudo abaixo.

      • Cala-te! Bem se vê que nem ler sabes! O governo desinformou as populações. O povo não sabe nada porque toda a informação foi mal feita. Basta ver o folheto ranhoso que foi distribuído. Ganha juízo!

  4. Com tanto sururu e por muita ignorancia do simples povinho, já viram o mal que estão a fazer à floresta e o bem dessas empresas de limpeza florestais que apenas triplicaram o valores que levam para contratação de serviços?
    É mesmo uma cambada de chulos fomentados por quem nao percebe nada do assunto.
    Vou mas é a um parque nacional e buscar um cabrito que me pertence agora para a Pascoa.

  5. Seria bom que a GNR tão zelosa que é a fazer cumprir a lei fosse igualmente zelosa a cumpri-la, mas isso são outros 1000. Bem vindos ao país dos ricos !

      • De certeza que não vive no meio rural. Porque se vive-se não diria tal barbaridade.
        Não conhece a realidade fique calado.

      • Devia evitar fazer considerações sobre quem não conhece – já deveria saber que o mais certo é isso dar asneira!
        Além disso, não deve julgar os outros pela sua bitola!!

    • É isso mesmo, Eu! É por causa das “elasticidades” (como pede o PR Marvelo…) e as “tolerâncias” (pedidas pelo “secretário de Estado da Proteção Civil José Artur Neves”) Que isto não anda! E continuo sem entender este “povinho”. Se o Governo é bruto… devia ser meigo, mas… se é meigo… Devia ser bruto! Quando finalmente alguém anda a fazer alguma coisa pela organização das florestas, lá vêm sempre aquele que diz: “Calma… Temos tempo…” Com o andar da carruagem (ouvindo alguns membros do Governo apelando que não há caça à multa – descredibilizando a aparente mão firme) vamos ter algo semelhante (desgraça) este ano. E o Governo vai ser acusado novamente porque nada fez! Talvez porque tenha sido muito “tolerante” e dado muita “elasticidade” ao incumprimento e total desrrespeito do “povinho”. Bolas que isto já cansa!

  6. cm este sinistro governo… acho que ate devem arrazar todas as florestas do pais… e muito mais seguro e nao precisam de alugar helicopetros….
    governo sinistro so pode resultar nesta pouca vergonha… continua o governo socrates( lembran se que ele queria que se pagasse imposto pelos poços e furos arteseanos?????) agora pela mao do seu delfim.. e o marcelo qual cigana dora a dizer que sim com a cabeça…..a porta deste comboio fantasma

  7. QUE VERGONHA!

    ESTE ESTADO É UMA CAMBADA DE CHULOS, QUE TÊM DE SER ABATIDOS…
    PARASITAS DE UM POVO!!!

    GOVERNO PS É SO MERDA, PSD A MESMA COISA, TUDO BANDIDOS…

  8. Tenho o meu terreno limpo como nos anos anteriores, mas dia 21 março começa a primavera e como tal florescem as flores, nascem as plantas, como é terei que limpar novamente, e depois de multado em abril irei novamente cortar os matos, depois vai chover e em junho terei quer limpar novamente!!! É que no ano passado limpei em junho poupei dinheiro e na época dos incêndios a minha propriedade estava protegida este ano ao contrário do que se diz vamos ver se chove, se não vai ser pior.

  9. Sabe ao menos do que fala, qual é a importância de estar tudo limpo a 15 de Março, foi com base em que que se definiu esta data.

  10. este governo quer castigar os propietarios pela propria imcompetencia por ele causada nao so deste governo como dos anteriores, como e possivel pressionar os proprietarios a resolver um assunto em meia duzia de dias sem qualquer preparacao para o mesmo pois que a maioria dos terrenos eram de pessoas idosas e algumas ja faleceram deixando os familiares vivos com um problema que nao sabem como resolver e o governo tambem nao a nao ser ameacar com multas e outras situacoes ate parece que alguns estao usando metodos pidescos.

    • E está a espera que se resolva como?
      A lei já não é de agora, se tivessem limpo os anos anteriores, este ano seria rápida a limpeza.
      Tem uma solução melhor?
      Partilhe.

  11. Isto é um fartote. Há terrenos que possuo que não faço a mínima ideia onde ficam, pergunto às finanças que me venderam e também não sabem, pergunto à JF e algumas fazem o trabalho meritório de me indicar quem conheça. E agora vão-me passar multas ?
    Tenho é que fazer como o presidente do PAOK, armar-me em tolo ou em palito e depois queixem-se !!!

    • Como é que alguém que nem sequer sabe onde ficam os seus terrenos tem moral para dizer o que quer que seja?!
      Isto é o cumulo estupidez!…
      Então é o proprietário mas precisa da mãezinha (Estado) para tomar conta do que é seu?
      No seu caso, deveria ser multado dobrar: primeiro por ser palerma e depois por não ter capacidade de gerir o que é seu!!

  12. SOBRE as Coimas da GNR sobre as florestas. EStaria muito certo . Acontece o seguinte: No meu concelho apenas temos pessoas de muita idade 70 a 90 , jovens seis +- : Questão: são estas pessoas que vão limpar as matas, vão pegar em moto-serras e outros equipamentos necessários ??
    Aos Senhpres responsáveis para resolução competente

    • É competência da Câmara Municipal ou incompetência.
      Se a Câmara Municipal for competente, vão falar com as pessoas como aconteceu no meu caso, e tiraram fotografias do terreno. Como limpo todos os anos, está tudo ok 😉 .
      Se não conseguir limpar a Câmara Municipal identifica o proprietário, fica na competência da câmara a limpeza.
      E nesse caso pode se aplicar o seguinte:
      https://www.homepagejuridica.pt/noticias/2049-governo-assume-limpeza-de-terrenos-de-idosos-e-carenciados

    • Ah pois é… Agora vinham para aqui com desculpas que são velhos. É a nação que está em causa! Há que pegar nas motosserras contra o inimigo e cortar tudo a eito.

      PREVINE OS INCÊNDIOS. NÃO DEIXES NENHUMA ÁRVORE EM PÉ. CORTA TUDO.
      Os velhos, os acamados e os incapazes têm de ganhar forças e ajudar na desertificação do país.
      TODOS JUNTOS VAMOS CORTAR O PAIS DE ALTO A BAIXO.

      • Bem… Seguindo o seu ponto de vista, mais vale cortal o mal pela raiz e acabar com a praga que existe no planeta Terra. Os humanos!
        Será que conhece a expressão “Nem 8 nem 80”?

        • Olha agora os velhos querem ficar quietinhos a ver o pessoal a serrar tudo! Era o que mais faltava. Eles que se ergam das camas e aqueles que já estão mortos (mas que se levantam das campas de 4 em 4 anos para votar) também deveriam ajudar. Se cada um de nós cortar 10 árvores já são menos 100 milhões de árvores para nos preocuparmos este ano.
          Todos juntos deixamos o país desertificado num instante. É só querermos. Acaba-se com o mal dos incêndios numa hora.

          • Claramente não se estava a referir ao meu comentário (acontece). É favor dirigi-lo ao destinatário correcto. Obrigado.

    • perto de mim.. cortaram todas as arvores a beira da estrada……nao sei quem,mas imagino que tenham sido os serviços da CM. se tal acontecer em todo o pais como a lei preve, ficamos sem arvores na maior parte do territorio nacional. ja la vao os tempos em que os comunistas faziam manifestaçoes contra o abate de arvores dentro da cidade de lisboa…. ao que este governo sinistro nos conduziu!!!! como dizia camoes… mudam se os tempos mudam se as vontades……

      • Isto é tudo gente burra. Ainda no outro dia vi uma série de árvores com mais de 60 ou 70 anos a serem serradas. Até me vieram as lágrimas aos olhos. E distavam pelo menos uns bons 20 metros da estrada e tão pouco estavam a colocar alguma habitação em risco. Mas perante a informação que o governo disponibilizou parece que é para cortar tudo.
        Este governo foi alarmista, como forma de se desresponsabilizar por eventuais flagelos este ano e lançou o caos total a nível nacional. É de uma enorme irresponsabilidade mas muito provavelmente compreensível dado que quase de certeza terá sido decidido e implementado por algum diplomado por correspondência, ao domingo.

        • O Governo foi alarmista? E fez muito bem! Infelizmente só assim é que o povinho faz alguma coisa! As pessoas são burras e abatem aquilo que não deviam? São! E deviam ser multadas (também) por isso! Quando não se tem a certeza do que é para fazer, têm algo muito simples a fazer. INFORMEM-SE!!! Ao abater árvores protegidas, estão a incorrer num crime! E não se esqueça! O desconhecimento da Lei não o iliba!

          • O caro amigo só pode ser palerma. Há quantos anos não vai percorrer as aldeias de Portugal? Sabe que na generalidade destas aldeias só vivem pessoas idosas e a grande maioria nem sabe ler. E depois diz: informem-se! O senhor, por ignorância, demonstrou bem que por vezes mais vale estar calado.

        • pois e pedro!!!!!…. o pais caiu nas maos de gente sinistra…nos gabinetes decidiram expropriar o territorio florestal, para certas personagens tambem sinistras poderem gerir o negocio…. mas as indemenizaçoes era muito dispendiosas…e concluiram que nada mais pratico que colocar os pequenos proprietarios florestais entre a espada e a parede…. e muito mais facil expropriar terra queimada que floresta mediterrania ou mesmo eucaliptal.
          assim melhor pensaram melhor agiram….so que nao esperavam que a imcompetencia e a inepcia tivesse provocado tantos mortos…. agora para se livrarem de culpas e responsabilidades… mandam arazar o patrimonio florestal …..como aquelas outras que nao querendo filhos abortam, ou nao qyuerendo velhos lhes dao injeçao atras da orelha… enfim.. a moda dos seus sinistros desejos e interesses… o pior e que os destinos da europa tambem ja cairam em maos tao sinistras como aquelas que nos governam…..infelizmente ja nao ha saida …a nao ser que haja um milagre nas proximas eleiçoes europeias e que os partidos anti comissao europeia ganhem as eleiçoes!!!!

  13. Diz o governo q não ha caça a multa. Então porque esta prevista como receita no orçamento do estado? Se o governo não tivesse mandado retirar os meios de comtrolo, vigias, meios de cpmbate, tudo teria sido evitado.

  14. Ainda quero saber quem vai ser responsabilizado pelos acidentes que vão ocorrer por cortes descuidados. Nestes dias vi pessoas a cortar árvores que seguramente nunca pegaram numa moto-serra em toda a sua vida. Seguramente ocorrerão acidentes. Isto tudo foi precipitado por parte do governo.

  15. Porque razão ardeu o pinhal de Leiria? E quantos outros terrenos de Estado estão por limpar? É evidente que as pessoas devem limpar os terrenos mas com tal ultimato de prazo tão limitado e possivelmente alguma arrogância por parte das autoridades que por vezes lhes falta contra ladrões e assassinos poderá criar-se aqui alguns anticorpos que poderão resultar mal em vários aspectos, aguardamos!.

  16. As pessoas que não têm terrenos nos meios rurais e/ ou não têm propriedades florestais falam sem conhecimento de causa! O que se fez em décadas de erros na floresta não se pode emendar isto em 2 meses e quem pensa que em 2 meses isto tem solução ou é burro como a porta ou é malicioso!!! Ninguém fala dos PDM e das zonas verdes?! As Câmaras Municipais com os seus PDM deixaram construir no meio de floresta, para não falar que por vezes, se constrói no limite de uma propriedade, junto a uma propriedade florestal de outro proprietário! Como deixaram que isto acontece-se?! Agora eu pergunto: já que não prendem e punem os incendiários e não os deixam na cadeia, são os donos da floresta os criminosos? Será que um arbusto não faz parte da floresta mas um incendiário e/ ou um fosforo faz?! já agora o que fizeram os sucessivos governos durante décadas!? Deixaram plantar eucaliptos a “torto e a direito”!!?! Enfim…é a treta do costume! A ideia é boa, mas quando um português a tenta implementar só sai mrda!!!!

    • “O que se fez em décadas de erros na floresta não se pode emendar isto em 2 meses” A lei existe há anos!!! E não dois meses! Já houve muito tempo perdido. Se se pensar como o senhor pensa, este ano vamos ter mais do mesmo. E, depois de uns meses após a tragédia, (que acontecerá este ano se o facilitismo continuar) virão mais “Pedros” protestar que lhes estão a fazer um ultimato e que dois meses não chegam.
      Mas digo-lhe mais! Nem devia ser preciso sequer uma lei. Deveria ser senso comum limpar a sua mata. Porquê? Para que não lhe arda nas ventas!!!
      A quetsão dos incendiários, pelos vistos, faz-lhe alguma confusão. Permita-me que o elucide. Incendiários haverá sempre! Estou de acordo que se devem punir exemplarmente. Mas esta questão não está directamente ligada aos incendiários. Ou melhor… Está! Se os proprietários (incluindo o Estado) limpassem as matas, respeitando o ordenamento, veria que esses criminosos teriam muito mais dificuldades para fazer um grande estrago.
      Sabe qual é a treta do costume? É ameaçar os proprietários com coimas e depois… deixar andar (a tal elasticidade que o Marcelo pede). Isso é que é treta do costume! Para bem da floresta portuguesa e de alguns proprietários (os que cumprem a lei e os que querem mas não têm meios para isso) espero que essa treta não se repita este ano e que a mão firme (que, infelizmente já parece vacilar) permaneça firme!

  17. a lei e muito bonita.. mas imaginemos.. em redor da casa o proprietario desse terreno recusa se a fazer limpeza..nem autoriza ninguem a faze lo…nao ha lei que o obrigue a cortar… ira ser o proprietario da casa a pagar multa??

    • Bem… mais um cuja única lei que conhece é “lei do menor esforço”!!
      E tentar fazer o mínimo e informar-se antes de escrever palermices?!
      Claro que há lei que “obriga a cortar”, e veja lá que até há multas para quem não cumprir (e talvez já tivesse percebido isso, se se tivesse dado ao trabalho de ler pelo menos o título desta noticia que está a comentar)!
      Se o proprietário não limpar, limpa a Camara e depois passa a factura ao proprietário (além da multa, obviamente)!!

RESPONDER

Missão a Marte poderá ser fatal para os astronautas

Os astronautas de uma futura viagem a Marte estarão expostos, na ida e volta ao planeta vermelho, a cerca de 60% do total de radiação recomendada para toda a sua carreira profissional, revelou um novo …

Tony transformou autocarro em Arca de Noé para salvar animais do Florence

Enquanto muitos americanos fugiam do furacão Florence, um camionista de 51 anos fazia o percurso inverso com uma missão em mente. Dentro de um autocarro, Alsup transportou mais de 60 animais da costa da Carolina …

Mais de 500 rinocerontes mortos na África do Sul este ano

A caça furtiva na África do Sul causou a morte a 508 rinocerontes, entre janeiro e agosto deste ano, o que significa um decréscimo no número de espécimes caçados, em relação a 2017, anunciou o …

Número de mortos em naufrágio na Tanzânia sobe para 170

O número de pessoas que morreram no naufrágio de um navio de passageiros no lago Vitória, na Tanzânia, subiu para 170, de acordo com os meios de comunicação locais. As operações de resgate recomeçaram na manhã …

Há um satélite-pescador no espaço

O Satélite britânico RemoveDebris está a navegar no espaço desde junho e lançou com sucesso uma rede em órbita com o objetivo de capturar material que anda à deriva em redor da Terra. O satélite-pescador britânico …

Governo cumpriu “rigorosamente” acordo com setor do táxi

O Ministro Ambiente, João Matos Fernandes, disse este sábado que o governo cumpriu “rigorosamente” o acordo que assinou com a duas associações que representam os taxistas para a modernização do setor. "Não é verdade que se …

Juízes defendem acórdão que desvaloriza violação de mulher inconsciente

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses sai em defesa dos dois magistrados, um dos quais o presidente da entidade, que assinaram o acórdão que desvaloriza a gravidade da violação de uma mulher inconsciente, numa discoteca, …

Salas para maiores de 18 anos levam à demissão do director de Serralves

O director artístico do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, João Ribas, demitiu-se do cargo depois de a administração ter limitado a maiores de 18 anos uma parte da exposição dedicada ao fotógrafo norte-americano Robert …

Isabel do Santos desmente ação contra João Lourenço mas processo deu entrada no Supremo

Isabel do Santos, filha do antigo Presidente da Angola, desmente ter entrado com uma ação contra o atual Presidente João Lourenço. No entanto, o processo cível contra o Estado deu entrada no Supremo. De acordo …

Arqueólogos fazem "descoberta do Século" no Tejo (e tem pimenta)

Uma equipa de arqueólogos da Câmara Municipal de Cascais, do Projeto Municipal da Carta Arqueológica Subaquática do Litoral, descobriu uma nau que terá naufragado entre 1575 e 1625, e que é considerada a “descoberta do …