/

GNR vai aos Picos da Europa procurar João Marinho

gnr.pt

O Grupo de Intervenção Cinotecnico, da Unidade de Intervenção da GNR

Uma equipa da GNR especializada em resgates de montanha vai participar nas buscas do montanhista português João Marinho, que está desaparecido nos Picos da Europa, nas Astúrias, em Espanha.

A equipa é constituída por dez militares da Unidade de Intervenção da GNR, sendo cinco do Grupo de Intervenção, Proteção e Socorro e outros cinco binómios (homem mais cão) do Grupo de Intervenção Cinotécnico, disse fonte da corporação à Agência Lusa.

João Marinho, atleta natural de Amarante, no distrito do Porto, é adepto de desportos radicais e encontra-se desaparecido há cerca de uma semana nos Picos da Europa, ao que tudo indica próximo de Pena de Santa de Castilla, entre a vertente de Leão e das Astúrias.

A fonte explicou que a participação da GNR se deve a um apoio nacional solicitado pela família do montanhista.

Na quarta-feira chegaram às Astúrias três elementos do Grupo Operacional de Busca e Salvamento (GOBS) da Póvoa do Varzim e um cão labrador treinado para busca e salvamento, para participar nas buscas, juntamente com as autoridades espanholas.

O presidente do GOBS, Bruno Leite, especificou que a equipa foi requisitada pela família para ajudar nas buscas e os três elementos, amigos de João Marinho, voluntariaram-se para esta missão, partindo para as Astúrias.

Durante o dia de hoje, centenas de pessoas concentraram-se em Amarante, onde apelaram às autoridades espanholas para que não abrandem as buscas.

marinhojoao / Facebook

João Marinho

O aventureiro português João Marinho

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.