/

10 meses depois, encontrado o corpo de João Marinho

marinhojoao / Facebook

O aventureiro e montanhista português João Marinho

O aventureiro e montanhista português João Marinho

O corpo de João Marinho, que estava desaparecido desde novembro do ano passado, foi encontrado este sábado, dia 1, numa ravina, nos Picos da Europa. As buscas foram retomadas recentemente, depois de terem sido suspensas na altura devido às más condições climatéricas.

O montanhista português João Marinho partiu em novembro passado para umas férias em Espanha, nos Picos da Europa, para praticar BTT, e terá sido apanhado desprevenido por uma tempestade de neve.

O montanhista foi dado como desaparecido a 11 de novembro, uma semana depois de ter sido visto pela última vez.

A viatura onde seguia foi identificada na altura, no parque de estacionamento de uma pousada espanhola, a 70km de Cangas, Espanha, mas o corpo só agora foi encontrado.

“O mais provável é que tenha caído naquela zona montanhosa que, tal como as levadas da ilha da Madeira, é muito perigosa, ainda por cima com neve”, aventou na altura o secretário de Estado das Comunidades, José Cesário.

Depois de várias expedições de busca pelo montanhista, a Guardia Civil de Espanha, que contou com o apoio de equipas de resgate da GNR, deu esta  por encerradas as operações de busca a 20 de novembro.

“Os militares da GNR encararam cada dia de busca com a esperança de encontrar o montanhista português, sendo com profunda tristeza que regressam a Portugal”, referiu nessa data uma nota da GNR.

marinhojoao / Facebook

João Marinho

João Marinho nos Picos da Europa

Alguns dias mais tarde, um grupo de seis montanhistas portugueses partiu os Picos da Europa, em Espanha, para uma última operação de busca por João Marinho.

“É uma questão de solidariedade fazer uma última tentativa de encontrar o João Marinho”, disse Carlos Teixeira, responsável pela operação, montada na sequência de um pedido da família do montanhista.

Nenhuma das operações de busca teve sucesso. João Marinho continuou desaparecido até este sábado.

ZAP / Move

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.