Cada dia de buscas por João Marinho “é como se fosse o primeiro dia”

marinhojoao / Facebook

Efetivos da Guardia Civil e da GNR e montanhistas voluntários de Portugal e Espanha retomaram esta segunda-feira, “com a mesma esperança do primeiro dia”, as operações de busca do montanhista português João Marinho, desaparecido nos Picos da Europa.

Em busca de João Marinho

“Cada dia começamos as buscas como se fosse o primeiro dia. A esperança nunca morre”, disse à agência Lusa fonte da Guardia Civil em Gijón.

Um total de 21 efetivos da Guardia Civil e 10 elementos da GNR portuguesa estão envolvidos nas operações, conforme explicou a mesma fonte, referindo que no terreno está ainda um helicóptero das autoridades espanholas.

Durante o dia de domingo participaram nas buscas quase 50 pessoas, incluindo voluntários dos dois países, 12 espanhóis e seis portugueses.

De acordo com o porta-voz da GNR, o major Marco Cruz, estão desde sábado nas Astúrias 10 militares do corpo de segurança português, cinco homens do agrupamento de montanha da Serra da Estrela e cinco binómios (equipa homem e cão) do Grupo de Intervenção Cinotécnica de Busca e Salvamento.

Marco Cruz disse à Lusa que, no domingo, as buscas se “concentraram em zonas mais altas” do possível trilho que João Marinho terá feito, mas que tiveram de ser interrompidas no final do dia devido às “condições atmosféricas adversas”.

Nas operações estão efetivos da Guarda Civil de Cangas, Onis, Mieres, Sabero (León), Potes (Cantábria) e Puebla de Trives (Ouresen), além de cinco montanhistas e cinco guias caninos voluntários.

No domingo, as condições atmosféricas – neve, nevoeiro e vento forte – impediram que os helicópteros pudessem deixar os especialistas e voluntários nas zonas de busca, pelo que tiveram que realizar a maior parte do itinerário a pé.

João Marinho, atleta natural de Amarante, distrito do Porto, é adepto de desportos radicais e encontra-se desaparecido há mais de uma semana nos Picos da Europa, ao que tudo indica próximo de Pena de Santa de Castilla, entre a vertente de Leão e das Astúrias.

Na quarta-feira chegaram às Astúrias três elementos do Grupo Operacional de Busca e Salvamento (GOBS) da Póvoa do Varzim e um cão labrador treinado para busca e salvamento, para participar nas buscas, juntamente com as autoridades espanholas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …

Rússia anuncia início de ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19

A Rússia vai começar os ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19 em 50 soldados que se ofereceram para participar nos testes, anunciou esta terça-feira o Ministério da Defesa. "Para verificar a segurança e eficácia …

Montenegro tem uma carta na manga para promover o turismo

Para incentivar o turismo, Montenegro tem a intenção de usar a carta da segurança sanitária para convencer os turistas estrangeiros a visitar o país. No dia 25 de maio, Montenegro declarou-se um "país livre de coronavírus" …