Cada dia de buscas por João Marinho “é como se fosse o primeiro dia”

marinhojoao / Facebook

Efetivos da Guardia Civil e da GNR e montanhistas voluntários de Portugal e Espanha retomaram esta segunda-feira, “com a mesma esperança do primeiro dia”, as operações de busca do montanhista português João Marinho, desaparecido nos Picos da Europa.

Em busca de João Marinho

“Cada dia começamos as buscas como se fosse o primeiro dia. A esperança nunca morre”, disse à agência Lusa fonte da Guardia Civil em Gijón.

Um total de 21 efetivos da Guardia Civil e 10 elementos da GNR portuguesa estão envolvidos nas operações, conforme explicou a mesma fonte, referindo que no terreno está ainda um helicóptero das autoridades espanholas.

Durante o dia de domingo participaram nas buscas quase 50 pessoas, incluindo voluntários dos dois países, 12 espanhóis e seis portugueses.

De acordo com o porta-voz da GNR, o major Marco Cruz, estão desde sábado nas Astúrias 10 militares do corpo de segurança português, cinco homens do agrupamento de montanha da Serra da Estrela e cinco binómios (equipa homem e cão) do Grupo de Intervenção Cinotécnica de Busca e Salvamento.

Marco Cruz disse à Lusa que, no domingo, as buscas se “concentraram em zonas mais altas” do possível trilho que João Marinho terá feito, mas que tiveram de ser interrompidas no final do dia devido às “condições atmosféricas adversas”.

Nas operações estão efetivos da Guarda Civil de Cangas, Onis, Mieres, Sabero (León), Potes (Cantábria) e Puebla de Trives (Ouresen), além de cinco montanhistas e cinco guias caninos voluntários.

No domingo, as condições atmosféricas – neve, nevoeiro e vento forte – impediram que os helicópteros pudessem deixar os especialistas e voluntários nas zonas de busca, pelo que tiveram que realizar a maior parte do itinerário a pé.

João Marinho, atleta natural de Amarante, distrito do Porto, é adepto de desportos radicais e encontra-se desaparecido há mais de uma semana nos Picos da Europa, ao que tudo indica próximo de Pena de Santa de Castilla, entre a vertente de Leão e das Astúrias.

Na quarta-feira chegaram às Astúrias três elementos do Grupo Operacional de Busca e Salvamento (GOBS) da Póvoa do Varzim e um cão labrador treinado para busca e salvamento, para participar nas buscas, juntamente com as autoridades espanholas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Uma questão de físico. Já se sabe porque o Manchester United desistiu de João Félix

Foi a "falta de físico" que afastou João Félix do Manchester United. O clube inglês ponderou contratar a jovem estrela do Benfica, antes da sua mudança para o Atlético de Madrid, mas acabou por desistir …

Reino Unido e UE retomam negociações. Londres vai pedir adiamento se não houver acordo até sábado

O Reino Unido e a União Europeia (UE) retomam esta quarta-feira as negociações sobre o 'Brexit', depois de na véspera se ter anunciado que um acordo estaria iminente. "Ainda há trabalho a fazer", referiu o …

Filho de Biden quebra o silêncio. "Sei que não fiz nada errado"

O filho do ex-vice-Presidente norte-americano, que tem estado no centro do inquérito para a destituição de Donald Trump, admitiu que o seu percurso profissional na Ucrânia foi uma má decisão, rejeitando, porém, ter feito algo …

Já se sabe onde se vão sentar os novos partidos no Parlamento

A deputada do Livre vai sentar-se entre PCP e PS, o deputado da Iniciativa Liberal entre PSD e CDS-PP e o deputado do Chega o mais à direita, todos na segunda fila. A conferência de líderes …

Rota do Cabo: Funcionária emitiu 15 mil números de contribuinte fraudulentos em três anos

Funcionários das Finanças, da Segurança Social, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e advogados estão entre os principais suspeitos desta rede criminosa de auxílio à imigração ilegal. A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou, esta terça-feira, uma organização …

"É desonesto eu pagar". Paulo Maló revoltado por causa das dívidas do império que criou

O empresário e médico dentista Paulo Maló, fundador do grupo Malo Clinic, está revoltado com a possibilidade de ter que responder financeiramente no âmbito das dívidas de 70 milhões de euros que a empresa acumulou. O …

Sismo de magnitude 6.7 atinge as Filipinas

Um terramoto de magnitude 6.7 atingiu as Filipinas, a 69 quilómetros da cidade de Davao, avança a agência Reuters. De acordo com o Serviço de Prevenção de Tsunamis do Pacífico, não é esperado um tsunami …

Web Summit: Câmara de Lisboa terá que pagar mais 4,7 milhões de euros para assegurar edição deste ano

A Câmara de Lisboa vai discutir na quinta-feira alterações ao acordo para a realização da Web Summit, entre as quais o pagamento de mais 4,7 milhões de euros e o adiamento da expansão da Feira …

Business Insider: "Lisboa foi feita para o Instagram"

"Lisboa é cool." Hillary Hoffower, jornalista do Business Insider, apaixonou-se e descreveu a capital portuguesa num artigo em que diz entender porque é que Lisboa se tornou no "destino mais popular entre millenials em 2019". Hillary …

Bolsonaro prestes a deixar PSL. Partido da IURD na corrida para o receber

Em rota de colisão com o seu atual partido, o Partido Social Liberal (PSL), o Presidente brasileiro Jair Bolsonaro equaciona romper e já recebeu cinco convites de partidos de pequeno e médio porte, admitiu a …