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GNR garante que está a fazer perícias ao carro de Cabrita (e nega suposto impedimento)

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Tiago Petinga / Lusa

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita

Segundo avançou o Correio da Manhã, a equipa da GNR que está a investigar o atropelamento mortal que envolveu o carro de Eduardo Cabrita, foi impedida de fazer perícias ao BMW. Contudo, as autoridades responsáveis já vieram desmentir a informação.

O jornal noticiou citou fontes próximas da investigação, que teriam dito que “os titulares da investigação nem sabem para onde a viatura foi levada depois de ser removida do local por um reboque da própria GNR”.

No entanto, a GNR garantiu ao Observador que está a fazer “todas as diligências” relacionadas com o carro oficial do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, envolvido num atropelamento mortal na A6.

“A Guarda Nacional Republicana desenvolveu e encontra-se a desenvolver, nos termos da lei, todas as diligências inerentes a um processo de investigação de um acidente de viação com vítimas mortais”, cita o jornal online.

Questionado pelo Observador, o Ministério da Administração Interna afirma que não tem comentários a fazer sobre essa alegada ordem superior, uma vez que há um inquérito em curso.

De recordar que, já na terça-feira, o MAI tinha dado uma resposta semelhante, adiantando que, “estando a decorrer um inquérito pelo Ministério Público, […] não tem nada a acrescentar aos esclarecimentos públicos já prestados”. “Isto vale para a velocidade [a que seguia o BMW] e para a questão da Brisa”, que apresentou uma versão contraditória à do ministro (sobre a ausência de sinalização de obras na estrada), referiu o ministério.

Uma estimativa feita a partir dos registos da Via Verde e das câmara da autoestrada e a hora do acidente indicam que o carro oficial de Eduardo Cabrita circulou na A6 a uma velocidade média de 200 km/h.

No entanto, esse dado na posse dos investigadores não permite concluir a que velocidade seguia o carro no momento do atropelamento. O acesso à centralina do BMW permitiria perceber isso mesmo, já que regista as rotações do motor ou “a velocidade engrenada”.

Advogado da família da vítima estranha ausência de travagem

O advogado da família do trabalhador que morreu atropelado na autoestrada A6 pelo carro que transportava o ministro da Administração Interna disse esta quarta-feira que a zona tem grande visibilidade, mas “não há sequer uma travagem no local“.

“Não se percebe porque é que o [condutor do] carro não viu o obstáculo [o trabalhador] à sua frente com tanta visibilidade e tanto tempo para poder reagir”, disse à agência Lusa José Joaquim Barros, argumentando que “não há sequer uma travagem no local“.

Segundo o advogado, o local onde ocorreu o acidente, em 18 de junho, na A6 perto de Évora, “não é exatamente uma reta“, tem “uma curva muito ligeira à esquerda”, mas é uma zona que “tem uma visibilidade muito grande, seguramente superior a um quilómetro”.

Além disso, sublinhou, as obras de manutenção em curso no local quando ocorreu o acidente “estavam devidamente sinalizadas e o trabalhador ia também devidamente equipado, com calças e colete refletores”.

Sobre eventuais imagens de videovigilância do local do acidente, José Joaquim Barros manifestou-se esperançado que existam: “Não sei ainda, admito que sim e quase me atreveria a afirmar que sim, porque o acidente ocorreu a dois quilómetros da saída Norte para Évora”.

Marcelo quer ver apurada matéria de facto no acidente

Marcelo Rebelo de Sousa, tendo Cabrita mesmo ao seu lado no final de uma visita à Unidade Especial de Polícia (UEP), em Belas (Sintra), defendeu nesta quarta-feira ser “essencial” que se investigue a “matéria de facto” sobre o acidente que envolveu o carro do governante e que provocou a morte a um trabalhador da limpeza da A6.

O Presidente da República realçou que o essencial é haver matéria de facto e que há “várias instâncias que se encarregam de investigar a matéria de facto para diversos efeitos”.

“As autoridades investigam quem quer que seja que vá dentro do veículo automóvel, quem quer que seja o cidadão que seja atingido. Portanto, essa investigação e esse apuramento de facto deve decorrer e, a meu ver, não deve depender de saber se ia A ou B ou C a conduzir, ao lado do condutor ou atrás do condutor. O que for apurado é apurado”, acrescentou, citado pelo Público.

ZAP // Lusa

18 Comments

  1. Não sei que mais humilhações está este ministro disposto a passar para se manter no cargo. Depois do momento ridículo de ontem em direto com o Presidente da República ao seu lado, já acredito em tudo.

  2. Por menos seriam demitidos ministros do Governo de Passos Coelho. Estes factos só fazem Portugal descer no ranking da transparência governamental. Cabrita mais um discípulo de Soares a querer viver acima do Estado, acima da lei, acima da democracia, acima dos Portugueses. Não só Cabrita mas também é a cabeça de Costa que já se pede. Mas o dinheiro compra o silêncio. Vivemos em Angola ou na China ou na Russia? Acho que sim. Tiques de regime Totalitário. Leis feitas à medida do partido do regime, para não serem cumpridas pelos titulares do regime. E o Presidente assobia ao canto da cotovia.

    • Este ministro é um autêntico espantalho e um ridículo bobo da corte. Porque é que não há coragem de pôr este patife em casa? O gajo é a maior nulidade governativa que tivemos, desde o 25 de abril. Fica para a história dos anedotismos da presente república.

  3. Gostaria de deixar algumas notas para reflexão:
    1 – Quem já se cruzou com este tipo de “caravanas” de veículos oficiais, sabe bem que nunca cumprem os limites de velocidade;
    2 – Há uns anos, seguia na A23, muito acima do valor máximo de velocidade legalmente permitido, quando, do nada, vejo pelo espelho retrovisor um carro com luzes de emergência a fazer-me sinais de luzes;
    3 – À velocidade a que eu próprio seguia, e pelo intervalo de tempo a que chegaram junto da minha viatura e depois desapareceram, posso afirmar, com toda a certeza que seguiam a mais de 220km/h;
    4 – Anos antes, na mesma auto-estrada, e quando seguia enquanto passageiro num automóvel que fez toda a A23 da Guarda a Torres Novas sempre a mais de 160Km/h, fomos ultrapassados por uma comitiva oficial, dentro do túnel da Gardunha, que seguia, seguramente, a mais de 180Km/h;
    5 – Desculpar-me-ão: mas qual a razão que justifica que as viaturas oficiais circulem com marcha de urgência? Vão atender a alguma? Porque razão há regime de excepção para estas pessoas, quaisquer que sejam? É que a prática é, ligam-se as luzes que sinalizam a marcha de emergência e como que por magia institui-se um regime de excepção para estas viaturas. A que propósito?
    6 – Todos nós já circulámos acima do limite; todos nós já transgredimos de uma ou outra forma; não há virgens nem santos. Eu pelo menos não o sou. Mas, há limites! E, para estes senhores, parecem não existir limites, nem mesmo o colocarem em risco a vida e a integridade física de terceiros, dos cidadãos que os elegem e os representam. Enquanto representantes do povo, o dever de exigência que sobre estas pessoas impende deveria ser acrescido. Mas, como bem sabemos, não o é!
    7 – Na notícia, em lugar algum se diz que a GNR está a fazer perícias ao veículo. O que é dito é bem diferente e uma formulação inócua que nada esclarece: “A Guarda Nacional Republicana desenvolveu e encontra-se a desenvolver, nos termos da lei, todas as diligências inerentes a um processo de investigação de um acidente de viação com vítimas mortais”. Portanto, Senhores ZAP, queiram rectificar;
    8 – Mesmo que por mera hipótese académica, a culpa fosse efectivamente do trabalhador, facto que todos os dados parecem contrariar, o mínimo exigível de um representante do Estado seria visitar a família para apresentar condolências. Eu, decerto que o faria. Mas, é por isso que não sirvo para político…
    9 – No meio de tudo isto, o mais importante: as condolências à família enlutada e muita força e coragem, que bem precisarão para enfrentar o futuro e as mentiras e encobrimentos tendentes à desresponsabilização de um crime rodoviário que já se começam a vislumbrar…

    • Concordo inteiramente consigo. Mas este ministrinho pequenino e obtuso, é demasiado poucochinho para entender isso. Já o foi antes com outras tragédias do seu pelouro e continua e continuará a ser. É genético. E o kostinha já o devia ter demitido há muito ,mas mantém-no. Muito deve haver para esconder e proteger… é a explicação lógica para que esta figura ainda esteja a representar portugueses no MAI.

    • Este ministro só vai dar as condolências à família, daqui a nove meses, como fez com o cidadão ucraniano. Quanto à alta velocidade do seu veículo, ela só se justifica porque o ministro (roto como anda) não quer enfrentar o povo a baixa velocidade.

    • Ao anteriormente referido, há as declarações, hoje, de Rui Rio quanto à inexistência de registo. A ser verdade é muito, muito grave!

    • Os motoristas destas comitivas são obrigadas por lei a cumprir o código da estrada, nomeadamente os limites de velocidade. Só perante indicações expressas do “colunável” que segue na comitiva é que estas regras podem ser quebradas e o agente do corpo de segurança pessoal terá obrigatoriamente que comunicar imediatamente ao comando que recebeu de fulano tal estas mesmas ordens.
      Posto isto, neste caso, só por ordem expressa do ministro é que a comitiva poderia seguir a alta velocidade. Daqui se depreendem todas as dificuldades que se têm colocado à investigação, assim como a ausência de comentários deste senhor.
      Um cobarde…

      • A notícia que terá sido desmentida a notícia que desmentia que a GNR tinha desmentido que o ministro desmentiu. É essa!

      • Eu próprio também estou muito baralhado com todo este caso. Até comecei a tomar vitaminas só para ver se consigo acompanhar todos os factos que diariamente vão surgindo. Agora parece que o carro não estava registado. Era um carro apreendido. Já alguém investigou o estado dos pneus e se tinha a inspeção em dia?

  4. Se isso é verdade? Por onde andarão os tais valores propagandeados do 25 de Abril? Em autoestrada nunca ultrapassei uma comitiva oficial, bem pelo contrário, passam por mim que mal dá tempo para os ver passar, portanto, este não iria certamente a 120 Klm hora, pois até daria para adormecer para mais numa autoestrada não muito concorrida, e se impedem uma perícia a sério é porque algo há a esconder, disso ninguém duvidará. Porque será que o primeiro-ministro teima em manter este homem como ministro depois de tantas vezes meter a pata na poça?

  5. Todo um rol de aneiras e más decisões governamentais desta governação, já seria suficiente para que um PR consciente, patriota e não comentador desportivo, demitisse este governo e antecipasse eleições legislativas a bem de Portugal, da verdade e transparência.
    A BEM DA NAÇÃO

  6. Ora as cabritas, no seu habit natural ,não estou habituadas a saltar na autoestrada , mas sim no mato e encostas , afinal aquilo era horizontal , daí o problema .
    Mas se ocarro vinha no sentido ,Estremoz Evora , o trabalhador , saiu ,
    dizem do separador central , então a viatura circulava na faixa da esquerda !! Mas no meu tempo , a faixa da esquerda era usada para ultrapassar , pelos vistos ,é a faixa preferida pelos vip’s , com a agravante de o fazer em velocidade excessiva , portanto , circulava em transgressão !!
    Se é o que dizem , as endivualidades vip’s ??? não sairam da viatura , sendo assim , incorrem no crime , de falta de assistência à vitima !!
    Só não percebo , .. mais quantas MORTES , serão precisas para substituir o ministro ,??? Mais uma mão cheia ?? Ou o chefe do ministro ??
    Por mim ,ainda em que não mando .
    Este já estava fota do baralho há muito tempo !!! A chatice, é ter de lhe pagar indemenização !!! Era mais a viver a conta ,dos infelizes . Esta gente ,não se lembra , que somos nós que lhes pagamos as mordomias , quer sejamos ou nao simpatizantes , desta gente .
    Fico por aqui ,antes que seja convidado a recolher a uma sala , com comida e dormida à custa de todos , por não agradar ao ministro .
    Cuidem-se ,que o ministro vai colaborar ????Há..Há..Ha ??

  7. Na Uk o Ministro só por beijado uma secretária foi Demitido, em Portugal pode-se Roubar e Matar está tudo bem, temos aquilo que merecemos, BiBa Portugal.

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