GNR estava responsável da escolta das vacinas (e PSP não podia ter bloqueado transporte)

Tiago Petinga / Lusa

A Guarda Nacional Republicana (GNR) estava responsável da escolta das vacinas e a Polícia de Segurança Pública não podia ter bloqueado esse transportes, avançou a TVI na terça-feira.

De acordo com um documento, ao qual a TVI teve acesso, a Guarda Nacional Republicana (GNR) é que estava responsável pela escolta das vacinas. “A GNR assegura o desembaraçamento de trânsito nos itinerários que compreendem passagens por áreas de responsabilidade de ambas as forças”, pode ler-se no ponto 3 do documento em causa.

A emissora televisiva esclareceu que desembaraçamento significa o acompanhamento permanente na abertura de caminho e guarda do bem.

No ponto 4 do mesmo documento, lê-se que “a PSP assegura o desembaraçamento de trânsito apenas quando o fim do percurso se realize na sua área“, o que não acontecia em Évora, uma vez que a carrinha seguia para Beja.

Assim, o acompanhamento da viatura de transporte de vacinas deverá ser sempre feito pela GNR e a PSP só pode fazer um reforço de segurança na sua área de responsabilidade, o que é chamado no documento de escolta-acompanhamento.

As regras para a distribuição de vacinas foram decididas numa reunião a 22 de dezembro entre a Secretária-Geral do Sistema de Segurança Interna e os comandos das duas forças.

Em causa está um desentendimento entre a GNR e PSP sobre o acompanhamento da distribuição de vacinas da covid-19 em Évora. Segundo a TVI, o comissário que chefiava a força policial em Évora deu ordem para que a GNR abandonasse a viatura e a fosse receber apenas no limite da área de jurisdição da PSP. A GNR não aceitou e a polícia bloqueou o veículo que transportava as vacinas para os hospitais do Sul, um bloqueio que durou cerca de meia hora.

O Ministério da Administração Interna determinou a abertura de um inquérito urgente.

A Direção Nacional da PSP e o Comando-Geral da GNR escusaram-se a comentar o sucedido em Évora.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. As escaramuças do costume por causa de um mentecapto a por-se em bicos de pés porque “quem manda alí é ele”. Um trolha…
    (sem ofensa para os trolhas, que seguramente são mais inteligente do que aquele asno…)

RESPONDER

Entre críticas às “ciclovazias”, Medina ouviu mais e falou menos (e ainda houve um debate à esquerda)

O último debate dos candidatos à Câmara de Lisboa aconteceu ontem na RTP, sendo que os temas de maior destaque voltaram a ser a habitação, mobilidade, turismo e alterações climáticas. Os doze candidatos não pouparam esforços …

Farmácias já estão a aceitar reservas de vacinas contra a gripe

Este ano, as farmácias portuguesas vão voltar a administrar gratuitamente a vacina contra a gripe a pessoas com mais de 65 anos. Para já, ainda não há data para o início da venda e imunização, mas …

Golo de Taremi foi bem anulado? Especialistas esclarecem decisão

Muitos contestam a anulação do golo de Taremi já perto do fim da partida. Especialistas em arbitragem defendem que a decisão foi bem tomada. Atlético de Madrid e FC Porto empataram a zero na primeira jornada …

Nova espécie massiva de há 500 milhões de anos descoberta no Canadá

Espécie terá sido uma gigante dos oceanos, amedrontando presas com a sua carapaça, situada na zona da cabeça, que cobria dois terços do seu corpo. Uma equipa de cientistas descobriu na última semana um fóssil de …

Porque morrem tantos americanos?

Nos últimos 30 anos a esperança média de vida nos Estados Unidos da América não acompanhou as melhorias verificadas na Europa. "A América tem um problema relacionado com a morte". Assim começa uma análise, em espécie …

Já há turmas inteiras em casa devido a casos positivos de covid-19

As aulas da maioria das escolas arrancaram esta semana e já há turmas inteiras em casa, devido a casos positivos de covid-19. Tema será discutido na reunião do Infarmed, que acontece esta quinta-feira. Com o início …

Novo estudo indica que comer em excesso não é a principal causa da obesidade

A obesidade afeta grande parte da população e já é considerada umas das maiores epidemias do século XXI. Contudo, a ideia de quanto mais se come, mais propenso se está a ganhar peso pode ser …

Jogador do Santos foi ameaçado e perseguido (e filmou)

Saída da Taça do Brasil originou protestos e cenas de vandalismo. A última vitória do Santos foi no dia 13 de Agosto. O Santos não vive uma fase positiva. 13.º classificado no Brasileirão, foi afastado da …

Esta tarde, discute-se a "ampla abertura". Máscaras em espaços fechados são para manter

As restrições impostas na sequência do combate à pandemia de covid-19 deverão deixar de ser obrigatórias a partir do final do mês. Esta tarde, na reunião do Infarmed, os peritos vão propor a libertação. Esta quinta-feira, …

Eletricidade vai ficar mais cara a partir de outubro

A fatura da eletricidade vai voltar a subir 3% no dia 1 de outubro, depois de ter subido outros 3% a 1 de julho. O preço da eletricidade vai voltar a aumentar, a partir de 1 …