Cientistas criaram gin de ervilhas ecológico (mas pode embriagá-lo na mesma)

Ervilhas são provavelmente a última coisa que esperaria encontra no seu gin tónico. Porém, foi isso que mesmo que cientistas da Abertay University e o James Hutton Institute, na Escócia, fizeram.

O gin chama-se Nàdar – que significa “natureza” em gaélico – e os cientistas afirmam ter uma pegada ambiental mais pequena do que os gins tradicionalmente destilados feitos com trigo.

Cada garrafa de 700 milímetros de Nàdar tem uma pegada de carbono de -1,54 quilogramas de dióxido de carbono, “o que significa que evita mais emissões de dióxido de carbono do que cria”, de acordo com um comunicado da Abertay University.

Embora seja sabido que o gin é feito a partir de bagas de zimbro, na verdade, requer uma base neutra – geralmente feita de trigo – ao qual as bagas são adicionadas.

“Bebidas tradicionais como cerveja e whisky são produzidas a partir de cereais que exigem bastante fertilizante artificial”, disse Graeme Walker, professor de zimologia da Abertay University, que supervisionou o projeto. “Isso afeta as emissões de gases de efeito estufa e as mudanças climáticas”.

Foram necessários cinco anos de estudo em colaboração com a Arbikie Distillery, uma quinta na costa leste de Angus, na Escócia, para desenvolver o gin.

Em declarações ao Mashable, Kirsty Black, principal autora do estudo, disse que ervilhas e legumes em geral são uma “ótima opção de cultivo por razões ambientais e de biodiversidade”. A Arbikie Distillery não importa nenhum produto para fazer o seu gin.

“A maioria das culturas que cultivamos hoje em dia exige o uso de fertilizantes para fornecer o nitrogénio necessário para produzir a qualidade e quantidade desejadas de colheita”, explicou Black. “Infelizmente, o uso de fertilizantes é conhecido por ter um impacto ambiental negativo“.

“Apesar de quase 80% da nossa atmosfera ser nitrogénio, está na sua forma não reativa, tão inutilizável pelas plantas”, disse Black. É aqui que entram legumes como ervilhas, feijões e lentilhas.

O desempenho ambiental da ervilha prende-se ao facto de que todas as partes úteis das ervilhas – desde o descasque até à destilação – são usadas para criar alimentos para animais domésticos.

As ervilhas têm uma capacidade natural de obter o nitrogénio necessário para o crescimento usando um processo chamado fixação biológica de nitrogénio, o que significa que não é necessário usar fertilizantes sintéticos prejudiciais ao meio ambiente. As leguminosas diferem da maioria das plantas porque são capazes de fixar nitrogénio do ar com uma relação simbiótica com bactérias nos nódulos radiculares, convertendo nitrogénio não reativo em nitrogénio reativo.

O processo de destilação também cria um produto residual – feito a partir da proteína restante da ervilha e do fermento usado – que pode ser usado como alimento animal altamente nutritivo.

Apesar de tudo, o gin não sabe a ervilha. “O uso de ervilhas não afeta o sabor final do gin”, disse Black. “Para fazer qualquer gin, o método mais comum é destilar os seus vegetais com uma base neutra. Aqui criamos essa base neutra com ervilhas, mas os sabores do gin são dos vegetais que escolhemos usar”.

A receita do gin inclui zimbro, coentro, capim-limão e folhas de limão. “O gin é basicamente um espírito neutro aromatizado com vegetais, incluindo zimbro”.

Este gin de ervilha tem a mesma quantidade de zimbro que os gins normais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Atlético 0-0 Porto | Dragão não treme no teste de Madrid

MINUTO 79. Renan Lodi e Kondogbia desentenderam-se, Taremi aproveitou, tirou Oblak do caminho e marcou. Porém, a festa nortenha durou poucos segundos. Após auxílio do VAR, o juiz Ovidiu Haţegan anulou o “tento”. Já no período …

Sporting 1-5 Ajax | Poker de Haller chama leão à realidade

O Sporting regressou à Liga dos Campeões da pior maneira. Na recepção ao Ajax, os comandados de Rúben Amorim foram goleados por 5-1, numa partida em que abriram uma autêntica auto-estrada no flanco esquerdo para …

Quintino Aires afastado de programa da TVI depois de comentários homofóbicos

Em causa estão comentários feitos sobre o concorrente Bruno d'Almeida, que levou ao parlamento uma proposta para se acabar com a discriminação aos homossexuais na doação de sangue. O psicólogo Quintino Aires foi afastado do …

Nunca houve tão poucos médicos especialistas em exclusividade no SNS. São menos de 5000

O SNS perdeu 1284 médicos em regime de exclusividade nos últimos cinco anos. Nunca houve tão poucos especialistas a trabalhar de forma exclusiva no Serviço Nacional de Saúde. Segundo avança o jornal Público, nunca houve tão …

Já pode comprar ações de obras de arte como se fosse a bolsa de valores

Já é possível comprar ações de obras de arte como se da bolsa de valores se tratasse. A plataforma Masterworks está a tentar trazer a arte das elites para todos. No outono de 2018, uma obra …

"Vamos lutar até aos portões do inferno". Plano de vacina obrigatória de Biden suscita críticas e processos

O anúncio do plano de vacinação Joe Biden suscitou aplausos do lado Democrata, mas muitas críticas de governadores Republicanos, que estão a processar a administração norte-americana. Ainda não passou uma semana desde o anúncio, mas o …

Constitucional contra saída "desprestigiante" de Lisboa. PS critica eleitoralismo da proposta do PSD

O Tribunal Constitucional caracterizou como "desprestigiante" a saída de Lisboa para Coimbra proposta pelo PSD, o que motivou críticas. A decisão final só vai ser conhecida depois das autárquicas. Em causa está o projecto de lei …

Hospital de Nova Iorque deixa de realizar partos face à demissão do pessoal médico que recusa vacinar-se

Antes de sair de cena Andrew Cuomo emitiu um mandato que visava estabelecer a vacinação obrigatória entre profissionais de saúde do estado de Nova Iorque. Um pequeno hospital do condado de Lewis, no estado de Nova …

"Foi um grande erro". Morte de 1400 golfinhos num dia nas Ilhas Faroé criticada até por adeptos da caça

Quase 1500 golfinhos foram mortos no domingo na caça tradicional das Ilhas Faroé, o que motivou críticas até entre os defensores do ritual. Activistas que defendem o fim da caça afirmam que este foi o …

Teorias da 'Síndrome de Havana' "violam as leis da física", dizem cientistas cubanos

Cuba divulgou um relatório, o mais detalhado até à data, no qual cientistas locais criticam as alegações de que diplomatas norte-americanos e canadianos foram submetidos a ataques misteriosos quando estavam destacados no país. O relatório, desenvolvido …