Gigantesco reservatório de água descoberto sob a placa oceânica da Nova Zelândia

// JOIDES Resolution

Local onde foi encontrado o massivo reservatório de água

Geocientistas descobriram um enorme reservatório de água subaquático ao largo da costa da Nova Zelândia.

O reservatório situa-se 3,2 quilómetros abaixo do leito oceânico e está localizado próximo de uma importante falha sísmica.

Os cientistas acreditam que o reservatório de água pode estar a amortecer a falha sísmica, reduzindo o atrito e a pressão, o que poderia estar a ajudar a evitar grandes terramotos.

A descoberta, apresentada num artigo publicado recentemente na Science Advances, foi feita através de imagens sísmicas 3D, que permitiram aos cientistas construir uma imagem detalhada das formações rochosas subterrâneas.

Os investigadores descobriram que o reservatório está localizado numa vasta região vulcânica que se formou há 125 milhões de anos, quando uma massa de lava do tamanho da Europa rompeu a superfície da Terra no Oceano Pacífic.

O evento foi uma das maiores erupções vulcânicas conhecidas da Terra e prolongou-se durante vários milhões de anos.

“Muitos dos chamados terramotos lentos estão presumivelmente ligados a água subterrânea”, explica Andrew Gase, investigador da Universidade do Texas e autor principal do artigo.

“No entanto, até agora não havia evidência geológica direta que nos pormitisse sugerir que um reservatório de água tão grande existisse nesta falha específica da Nova Zelândia”, acrescenta o geocientista, citado pelo Sci News.

A descoberta poderá ajudar os cientistas a compreender melhor como funcionam as falhas sísmicas e como prever terramotos, e levar a novas formas de proteger as comunidades contra danos causados por terramotos.

O reservatório de água está localizado na zona de subducção de Hikurangi, local onde a Placa do Pacífico está a deslizar por baixo da Placa Australiana. Esta zona de subducção é responsável por produzir uma série de terramotos, incluindo eventos de deslizamento lento.

Estes eventos de deslizamento lento são um tipo de terramoto que ocorre ao longo de dias ou semanas, em vez de segundos. São geralmente menos destrutivos do que os terramotos tradicionais, mas podem ainda assim causar danos significativos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.