Fuga de emails revela que Ghosn poderá ter sido incriminado pelos japoneses

Carlos Ghosn poderá ter sido incriminado pelos japoneses, numa tentativa de alavancar a sua capacidade negocial face aos franceses, revela uma fuga de emails entre executivos da Nissan.

O ex-presidente executivo do grupo Renault-Nissan Carlos Ghosn poderá ter sido incriminado pelos japoneses, numa tentativa de alavancar a sua capacidade negocial face aos franceses da Renault. Esta teoria vem a público após a Bloomberg ter tido acesso a uma troca de correspondência interna entre membros da direção da Nissan.

Os executivos japoneses estavam alegadamente preocupados pela vontade de Ghosn em fortalecer a aliança entre as duas fabricantes automóveis. Desta forma, os japoneses terão levado a cabo uma campanha para fazer cair o então líder da aliança, Carlos Ghosn.

Ghosn, de 65 anos, que fugiu para o Líbano em dezembro do ano passado, foi o responsável pela aliança entre a Nissan e a Renault. A fabricante japonesa sempre se opôs à fusão com os franceses, de acordo com o Observador, por ter receio de perder o poder dentro da aliança.

A Nissan afastou Ghosn quando se apercebeu que o franco-brasileiro tinha prestado declarações falsas sobre os rendimentos recebidos. No entanto, quando o CEO japonês, Hiroto Saikawa, fez o mesmo, a empresa perdoou-o.

Nos emails aos quais a Bloomberg teve acesso, um dos executivos da Nissan terá informado o responsável pelas relações governamentais que a Nissan deveria “neutralizar as iniciativas de Ghosn antes que seja demasiado tarde”. Além disso, nas vésperas da detenção de Ghosn, o seu número dois, Hari Nada, aconselhou Saikawa a pedir o fim do acordo com a Renault.

Noutro documento, Hari Nada sugere “alargar as acusações” a Ghosn, “incluindo quebra de confiança”, para que se tornasse mais difícil explicar as declarações de rendimentos inferiores aos valores movimentados.

“Todo este esforço seria acompanhado por uma campanha nos órgãos de informação, como garantia de que a reputação de Ghosn seria completamente destruída”, escreve ainda Nada ao CEO da Nissan.

A Nissan justifica que os testemunhos e documentos divulgados pela Bloomberg são forjados.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Centenas de vendedores de rua na Índia são milionários em segredo

O Fisco indiano descobriu que centenas de vendedores de rua são milionários em segredo. Estes comerciantes foram apanhados a fugir aos impostos. Quando pensamos em milionários, provavelmente imaginamos uma pessoa com uma grande mansão, carros desportivos …

Portugal com mais oito mortes e 2625 novos casos de covid-19

Portugal registou, este domingo, mais oito mortes e 2625 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2625 novos …

"Cabrita transformou-se numa espécie de ministro sempre em pé", diz líder do CDS

O líder do CDS-PP disse, este sábado, que o país já não confia no ministro da Administração Interna, a quem apelidou de "ministro sempre em pé", adiantando que já se fazem apostas sobre quando será …

A arma que matou o famoso pistoleiro do Velho Oeste "Billy the Kid" vai a leilão

O revólver que matou um dos homens procurados mais famosos do Velho Oeste, há mais de um século, vai a leilão no próximo mês. William "Billy the Kid" Bonney, pseudónimo de William Henry McCarty, foi um …

Milhares protestam em França e Itália contra novas medidas anti-covid

Milhares de pessoas manifestaram-se, este sábado, em várias cidades de França e Itália contra as medidas para controlar a pandemia, sobretudo contra a obrigatoriedade do uso do "passe sanitário" para entrar em espaços públicos. Com gritos …

O holograma de Whitney Houston vai dar um concerto em Las Vegas

No outono, poderá desfrutar de um concerto de Whitney Houston em Las Vegas. A diva será reencarnada, áudio e visualmente, no espetáculo An Evening With Whitney: The Whitney Houston Hologram Concert. Segundo a Forbes, o holograma …

TC recusa impugnação pedida pelo PSD sobre candidato de Castelo Branco. Direção avalia recurso

O Tribunal Constitucional (TC) decidiu que o PSD não tem legitimidade no pedido de anulação de uma deliberação do Conselho de Jurisdição Nacional do partido sobre o candidato autárquico em Castelo Branco, recusando admitir uma …

Orbán vai rejeitar dinheiro do fundo de recuperação se tiver de revogar lei anti-LGBTQI

O primeiro-ministro húngaro assegurou, este sábado, que o país não vai aceitar o dinheiro do fundo de recuperação se tiver de ceder perante Bruxelas e revogar a lei anti-LGBTQI. Segundo a agência Europa Press, Viktor Orbán …

Avaria em rede europeia causou "apagão" parcial em Portugal e falhas no 112

O incêndio que queimou, este sábado, 500 hectares de vegetação no sudoeste de França esteve na origem dos cortes de energia em Espanha e Portugal, segundo a agência francesa Rede de Transmissão de Energia Elétrica …

Um tumor e duas fraturas nas vértebras dificultaram a vida deste dinossauro (mas não o mataram)

Quando foi descoberto na década de 1980, na Argentina, este hadrossauro foi diagnosticado com uma fratura no pé. Porém, uma nova análise agora mostra que este tinha um tumor, bem como duas fraturas nas vértebras …