Fuga de emails revela que Ghosn poderá ter sido incriminado pelos japoneses

Carlos Ghosn poderá ter sido incriminado pelos japoneses, numa tentativa de alavancar a sua capacidade negocial face aos franceses, revela uma fuga de emails entre executivos da Nissan.

O ex-presidente executivo do grupo Renault-Nissan Carlos Ghosn poderá ter sido incriminado pelos japoneses, numa tentativa de alavancar a sua capacidade negocial face aos franceses da Renault. Esta teoria vem a público após a Bloomberg ter tido acesso a uma troca de correspondência interna entre membros da direção da Nissan.

Os executivos japoneses estavam alegadamente preocupados pela vontade de Ghosn em fortalecer a aliança entre as duas fabricantes automóveis. Desta forma, os japoneses terão levado a cabo uma campanha para fazer cair o então líder da aliança, Carlos Ghosn.

Ghosn, de 65 anos, que fugiu para o Líbano em dezembro do ano passado, foi o responsável pela aliança entre a Nissan e a Renault. A fabricante japonesa sempre se opôs à fusão com os franceses, de acordo com o Observador, por ter receio de perder o poder dentro da aliança.

A Nissan afastou Ghosn quando se apercebeu que o franco-brasileiro tinha prestado declarações falsas sobre os rendimentos recebidos. No entanto, quando o CEO japonês, Hiroto Saikawa, fez o mesmo, a empresa perdoou-o.

Nos emails aos quais a Bloomberg teve acesso, um dos executivos da Nissan terá informado o responsável pelas relações governamentais que a Nissan deveria “neutralizar as iniciativas de Ghosn antes que seja demasiado tarde”. Além disso, nas vésperas da detenção de Ghosn, o seu número dois, Hari Nada, aconselhou Saikawa a pedir o fim do acordo com a Renault.

Noutro documento, Hari Nada sugere “alargar as acusações” a Ghosn, “incluindo quebra de confiança”, para que se tornasse mais difícil explicar as declarações de rendimentos inferiores aos valores movimentados.

“Todo este esforço seria acompanhado por uma campanha nos órgãos de informação, como garantia de que a reputação de Ghosn seria completamente destruída”, escreve ainda Nada ao CEO da Nissan.

A Nissan justifica que os testemunhos e documentos divulgados pela Bloomberg são forjados.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Inspeção da IGAS admite "responsabilidade deontológica" de médicos em Reguengos

A inspeção ordenada pelo Ministério da Saúde ao surto de covid-19 no lar de Reguengos de Monsaraz admite "responsabilidade deontológica" dos médicos que recusaram visitar a instituição no seguimento de instruções da Ordem dos Médicos …

Desconfinar creches e 1.º ciclo em março é possível, mas com "botão de pânico"

O epidemiologista Manuel Carmo Gomes considera que é possível a partir de meados deste mês abrir creches e primeiro ciclo. Contudo, tem de se estar "sempre pronto para parar". O plano de descofinamento será anunciado pelo …

UEFA suspende árbitro do PSG-Basaksehir (mas afasta conduta racista)

Sebastian Coltescu foi suspenso pela UEFA até ao final da atual temporada, devido a "comportamento impróprio" no jogo entre o PSG e o Basaksehir, mas o  organismo afastou qualquer ação racista do romeno. "Foi decidido suspender …

O maior lagarto do mundo tem uma peculiar história de reprodução

O dragão de Komodo (Varanus komodoensis), o maior lagarto à face da Terra, tem uma estranha história de reprodução, de acordo com uma nova investigação científica levada a cabo pela Universidade Nacional da Austrália. De …

Portal Goal aponta Diego Costa ao Benfica (e até avança valores)

O portal desportivo Goal apontou esta segunda-feira Diego Costa, ex Atlético de Madrid e atualmente sem clube, ao Benfica. De acordo com a mesma fonte, o clube da Luz oferece ao jogador um salário de …

Um mandato com "vários mandatos" dentro. A segunda dinastia de Marcelo começa hoje

Esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa toma posse para um segundo mandato como Presidente da República. Por volta das 10h30, na Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai voltar a pousar a mão direita na …

Groundforce em risco de insolvência. Governo ainda sem soluções

O Governo ainda não tem soluções para resolver o problema dos trabalhadores da Groundforce, indicou o ministro das Infraestruturas e da Habitação numa reunião, esta segunda-feira, com os representantes dos colaboradores. "O ministro informou-nos que não …

Peritos propõem plano para desconfinar lentamente ao longo de um mês e meio

Esta segunda-feira, na reunião no Infarmed, os especialistas apresentaram a sua proposta de plano de desconfinamento. A decisão final do Governo só será conhecida na quinta-feira. De acordo com o Expresso, a proposta de plano de …

Parlamento Europeu levanta imunidade a Carles Puigdemont

O Parlamento Europeu levantou, esta terça-feira, a imunidade parlamentar de que gozavam três eurodeputados independentistas da Catalunha, entre eles o antigo presidente da região, fugidos da justiça espanhola após a tentativa de independência de 2017. O …

Sem zaragatoas, basta gritar. Empreendedor cria teste inovador para detetar covid-19

O empreendedor holandês Peter van Wees criou um teste que pode ser o método mais rápido e fácil de detetar covid-19. Basta gritar ou cantar. Peter van Wees criou um teste para detetar a covid-19 que …