Fuga de emails revela que Ghosn poderá ter sido incriminado pelos japoneses

Carlos Ghosn poderá ter sido incriminado pelos japoneses, numa tentativa de alavancar a sua capacidade negocial face aos franceses, revela uma fuga de emails entre executivos da Nissan.

O ex-presidente executivo do grupo Renault-Nissan Carlos Ghosn poderá ter sido incriminado pelos japoneses, numa tentativa de alavancar a sua capacidade negocial face aos franceses da Renault. Esta teoria vem a público após a Bloomberg ter tido acesso a uma troca de correspondência interna entre membros da direção da Nissan.

Os executivos japoneses estavam alegadamente preocupados pela vontade de Ghosn em fortalecer a aliança entre as duas fabricantes automóveis. Desta forma, os japoneses terão levado a cabo uma campanha para fazer cair o então líder da aliança, Carlos Ghosn.

Ghosn, de 65 anos, que fugiu para o Líbano em dezembro do ano passado, foi o responsável pela aliança entre a Nissan e a Renault. A fabricante japonesa sempre se opôs à fusão com os franceses, de acordo com o Observador, por ter receio de perder o poder dentro da aliança.

A Nissan afastou Ghosn quando se apercebeu que o franco-brasileiro tinha prestado declarações falsas sobre os rendimentos recebidos. No entanto, quando o CEO japonês, Hiroto Saikawa, fez o mesmo, a empresa perdoou-o.

Nos emails aos quais a Bloomberg teve acesso, um dos executivos da Nissan terá informado o responsável pelas relações governamentais que a Nissan deveria “neutralizar as iniciativas de Ghosn antes que seja demasiado tarde”. Além disso, nas vésperas da detenção de Ghosn, o seu número dois, Hari Nada, aconselhou Saikawa a pedir o fim do acordo com a Renault.

Noutro documento, Hari Nada sugere “alargar as acusações” a Ghosn, “incluindo quebra de confiança”, para que se tornasse mais difícil explicar as declarações de rendimentos inferiores aos valores movimentados.

“Todo este esforço seria acompanhado por uma campanha nos órgãos de informação, como garantia de que a reputação de Ghosn seria completamente destruída”, escreve ainda Nada ao CEO da Nissan.

A Nissan justifica que os testemunhos e documentos divulgados pela Bloomberg são forjados.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vieira quer oferecer Bruno Henrique a Jorge Jesus

Embora Jorge Jesus não tenha pedido a contratação de Bruno Henrique, o presidente benfiquista quer comprar o avançado brasileiro como prenda para o novo treinador. Luís Filipe Vieira está a estudar a contratação de Bruno Henrique, …

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …

Rússia regista primeira vacina contra coronavírus (e filha de Putin já a tomou)

A Rússia tornou-se esta terça-feira o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi inoculada. "Esta manhã foi …

Golo de Bruno Fernandes põe Manchester United nas meias da Liga Europa

O Manchester United, com um golo de Bruno Fernandes, e o Inter de Milão apuraram-se hoje para as meias-finais da Liga Europa de futebol, depois de baterem Copenhaga, após prolongamento, e Bayer Leverkusen, respetivamente. Já no …

Marcelo devolve nova Lei do Mar ao Parlamento. Ana Paula Vitorino aplaude decisão

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, devolveu esta segunda-feira à Assembleia da República a nova Lei do Mar para que o Parlamento clarifique pontos específicos do diploma, assinalando que estão ressalvadas a soberania …