/

Grupo Espírito Santo só tem verbas para pagar 2,6% das dívidas

Tiago Petinga / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Os credores reclamam 11,5 mil milhões de euros em dívida, mas o império Espírito Santo só tem cerca de 300 milhões de euros.

De acordo com o semanário Expresso, aquilo que resta do império Espírito Santo e que se encontra atual­mente em liquidação no Luxemburgo para poder vir a ser distribuído pelos credores vale apenas cerca de 300 milhões de euros.

Um valor que corresponde a apenas 2,6% das dívidas que estão a ser reclamadas pelos credores, que totalizam 11,5 mil milhões de euros.

Estes dados constam no último relatório, referente ao final de abril, elaborado pelos responsáveis da insolvência do Grupo Espírito Santo (GES): Espírito Santo Control (ESC), da Espírito Santo International (ESI) e da Rioforte.

Segundo o mesmo jornal, os 300 milhões de euros são a soma dos bens depositados por cada uma destas três holdings que estão em insolvência, sendo que a ES Control não dispõe de qualquer verba.

Em abril, a Espírito Santo International recebeu 542 requerimentos de credores em busca de 7,4 mil milhões de euros, quando só tem 150 milhões em caixa. A Rioforte, por sua vez, recebeu 358 reclamações, que totalizam 3,7 mil milhões de euros, quando só tem pouco mais de 153 milhões.

Já a Espírito Santo Control, de que eram acionistas os membros da família Espírito Santo, tem pela frente 11 declarações a reclamar 267 milhões de euros, quando não dispõe de fundos líquidos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.