Gerente do EuroBic ajudou a esvaziar conta de general angolano Ndalu

O general angolano António França “Ndalu” foi burlado em cerca de 110 mil euros por um grupo criminoso que conseguiu esvaziar a sua conta bancária com a ajuda de um gerente do Eurobic da Maia.

António França “Ndalu”, de 81 anos, foi ministro da Defesa e conselheiro especial de José Eduardo dos Santos. Estudou em Portugal, tendo chegado a jogar no Sporting, entre 1958 e 1960. Mais recentemente, o general foi membro Conselho de Administração da De Beers, uma empresa ligada à indústria de diamantes, entre 2005 e 2010

De acordo com o Jornal de Notícias, o golpe foi dado em finais de 2016. A 9 de dezembro, um dos burlões, que tinha tido acesso a toda a informação bancária do general angolano, levantou da sua conta 2.500 euros. Três dias depois, regressou ao BIC da Boavista, no Porto, onde o levantamento tinha sido feito, e levou consigo mais seis mil euros, fazendo ainda uma transferência de 48.800 euros para uma conta que controlava. Passados nove dias, voltou a repetir as mesmas operações, desviando outros 54.800 euros.

Ndalu não foi a única vítima. O grupo criminoso também burlou outros três cidadãos angolanos. Porém, o militar nunca chegou a apresentar queixa, pois, meses depois, o banco repôs a quantia em falta.

Segundo o Ministério Público (MP), o membros do grupo – sete homens e uma mulher, com idades entre 29 e 54 anos, de origem angolana – usavam passaportes falsos para se fazerem passar por empresários daquele país, com grande poder económico.

Segundo o JN, todas as informações bancárias das vítimas eram fornecidas pelo cúmplice, residente em Valongo, e que geria uma agência do BIC, na Maia. Com o esquema, o grupo roubou cerca de 160 mil euros a três importantes clientes do BIC e a um do BPI.

O gerente foi suspenso em 2017 pelo próprio banco que detetou as ilegalidades e está em prisão domiciliária. Três dos seus cúmplices encontram-se em prisão preventiva.

O grupo foi desmantelado pela Polícia Judiciária em janeiro do ano passado e está a responder no Tribunal de Lisboa por crimes de burla qualificada, associação criminosa, branqueamento de capitais, falsificação de documentos, violação de segredo agravado e acesso ilegítimo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

As rãs de cristal revelaram uma nova forma de camuflagem

As rãs de cristal são bem conhecidas pela sua pele transparente, mas, até agora, o motivo desta curiosa característica não tinha recebido atenção experimental. Uma equipa de cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, da …

Pescador encontra destroços de navio que terá naufragado há mais de 200 anos

Arqueólogos mexicanos localizaram os destroços de um navio na costa do estado de Quintana Roo, no México, e acreditam que o mesmo terá naufragado há mais de 200 anos. De acordo com a BBC, o naufrágio …

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …