Gerente de cafetaria detido por dizer que não serviria chá a Erdogan

BrookingsInst / Flickr

Recep Tayyip Erdogan, Primeiro-ministro turco e candidato à Presidência

Recep Tayyip Erdogan, Primeiro-ministro turco e candidato à Presidência

A polícia turca deteve no sábado o gerente da cafetaria do um jornal da oposição Cumhuriyet, depois de alegadamente este ter dito que não serviria chá ao presidente Recep Tayyip Erdogan, caso algum dia visitasse o local.

De acordo com a Reuters, Senol Buran foi preso depois do segurança do jornal turco o ter ouvido usar um termo menos apropriado para descrever Erdogan e por ter dito ainda que não serviria chá ao presidente se ele alguma vez visitasse a cafetaria.

“A esse homem não lhe serviria nem uma chávena de chá“, terá dito o indivíduo, segundo relatou a polícia local.

O gerente da cafetaria admitiu ter dito que não serviria chá a Erdogan, mas nega ter insultado o presidente turco. No entanto, um juiz do tribunal criminal de Istambul ordenou a detenção de Buran até ao julgamento.

O advogado de Buran, Abbas Yalcin, afirma que as autoridades querem castigá-lo. “O caso ocorreu no sábado à tarde. Escreveram o relatório oficial às 11 horas. Esperaram até às 22 horas e Senol foi levado sob custódia com três veículos blindados e foi acompanhado por cerca de 10 agentes da unidade de contraterrorismo “.

O jornal Cumhuriyet é um dos jornais mais lidos no país e muito crítico do Governo de Ancara. Em novembro, dez funcionários do mesmo jornal foram presos por suspeita de prática de crimes em nome de militares curdos e de Fethullah Gulen, o homem que terá “ordenado” a alegada tentativa de golpe de Estado de 15 de julho.

Na Turquia, insultar o presidente é um crime punível com pena de prisão até quatro anos.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Fidel? Aconselho-o, Vasco, a ler a história de Portugal no período do fascismo.
      Procure o nome ” PIDE ” e leia bem o que esta polícia política fazia.
      Depois, já pode pensar no Fidel.

  1. Está a tentar comparar o incomparável, quando é que no tempo da PIDE estes abateram tantos contrários como o Fidel o fez? Mas não estou aqui a procurar defender policias politicas sejam elas de que regime forem e neste caso aqui da Turquia Erdogan está-se a transformar num ditador que só vê inimigos em toda a parte e está a transformar o país num barril de pólvora para mais com o problema dos curdos cheios de razão em relação à Turquia e não só.

RESPONDER

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …