Atentado na Turquia faz 8 mortos e mais de 100 feridos

#occupygezi

Protestos em Istambul, Turquia, em 2013

Pelo menos oito pessoas morreram e mais de cem ficaram feridas esta sexta-feira, na sequência de um atentado à bomba em Diyarbakir, a principal cidade do sudeste da Turquia, de maioria curda.

O primeiro ministro turco, Binali Yildirim, responsabilizou a rebelião turca do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão) pelo atentado.

“Até ao momento há oito mortos, entre os quais dois polícias. [O PKK] mostrou outra vez a sua face mais pérfida. (…) Fizeram explodir um carro cheio de explosivos”, declarou o primeiro-ministro.

A explosão ocorreu perto de uma prisão e de um edifício da polícia e afetou inúmeros carros e casas numa área de um quilómetro quadrado, segundo o gabinete do governador de Diyarbakir.

Ainda antes das declarações do primeiro-ministro, já as autoridades locais tinham indicado, em comunicado, que a explosão tinha sido causada “por um carro-bomba usado por membros da organização terrorista separatista”, numa referência ao PKK (que Ancara, os Estados Unidos e a União Europeia classificam como uma organização terrorista).

Dois residentes disseram à agência France Presse que viram um pequeno autocarro a explodir no exterior do edifício da polícia no distrito de Baglar.

A explosão ocorreu horas depois de a polícia ter detido líderes e deputados do principal partido pró-curdo do país, no âmbito de uma investigação por terrorismo relacionada com os rebeldes do PKK.

A polícia turca deteve na quinta-feira Selahattin Demirtas e Figen Yüksekdag, copresidentes do Partido Democrático dos Povos (HDP, esquerda e pró-curdo), a terceira força política no Parlamento.

Segundo os media locais, foram detidos, no total, onze deputados do HDP, acusado pelo poder turco de ser o “braço político” do PKK.

UE “extremamente inquieta” com detenções

A União Europeia está “extremamente inquieta” com a detenção de dirigentes e deputados pró-curdos na Turquia e já contactou Ancara a este respeito, declarou hoje a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini.

Numa nota divulgada no Twitter, Mogherini adiantou estar “extremamente inquieta com a detenção” de Selahattin Demirtas e Figen Yüksekdag.

A alta representante para a Política Externa e de Defesa da UE salientou ainda estar já “em contacto com as autoridades” turcas e ter convocado uma reunião dos embaixadores da UE em Ancara.

Yüksekdag foi detida na sua residência, em Ancara, enquanto Demirtas em Diyarbakir, a “capital” das regiões curdas.

Demirtas e Yüksekdag têm sido alvo de diferentes investigações nos últimos meses, mas esta foi a primeira vez que foram detidos.

O Parlamento turco aprovou em maio uma controversa reforma constitucional que implica o levantamento da imunidade aos deputados com processos judiciais.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vaga de doentes graves nas urgências poderá deixar SNS "inacessível"

Uma vaga de doentes graves às urgências, a juntar a cirurgias e consultas reagendadas, pode vir a deixar o SNS "inacessível" no futuro, alerta o presidente da Associação de Administradores Hospitalares. As idas à urgência nas …

CDS quer cheque de emergência para empresas encerradas

Uma das medidas, apresentadas por Francisco Rodrigues dos Santos, é a atribuição, às pequenas e médias empresas “encerradas ou com a actividade suspensa, um cheque de emergência no valor máximo de 15 mil euros”. O CDS …

Espanha regista 832 mortos nas últimas 24 horas. É o dia mais mortífero no país

A Espanha registou, nas últimas 24 horas, 832 mortos com o novo coronavírus, o maior número de vítimas mortais num só dia, elevando o balanço total para 5.690, de acordo com a última atualização das …

"O Brasil não pode parar". Bolsonaro compra campanha contra o isolamento social

Jair Bolsonaro gastou cerca de 800 mil euros numa campanha contra o isolamento social com o mote "O Brasil Não Pode Parar". O presidente brasileiro tem desvalorizado a pandemia de covid-19. Face à pandemia de covid-19, …

Crise leva Costa a reforçar intenções de voto. Ventura chega ao quarto lugar

Na mais recente sondagem às intenções de voto, os portugueses mostram estar de confiança reforçada em António Costa. O Chega ganha força e chega ao quarto lugar. Numa sondagem que apenas capta os primeiros dias do …

Descoberta criatura que pode ser o antepassado de quase todos os animais

Cientistas podem ter descoberto um dos primeiros ancestrais da árvore genealógica: uma criatura semelhante a um verme chamado Ikaria wariootia. Segundo a revista Newsweek, a minúscula criatura, parecida com um verme, é o exemplar mais antigo …

Bombardeamento israelita em Gaza em plena crise do novo coronavírus

O exército israelita bombardeou hoje postos do movimento radical Hamas em Gaza, em represália contra o disparo de um míssil, no primeiro confronto registado no enclave palestiniano em pleno surto do novo coronavírus, noticiou a …

Avião com material médico vindo da China chegou sem ventiladores e reagentes

O avião da Hi Fly que aterrou esta sexta-feira em Lisboa com material médico para ajudar Portugal a mitigar a pandemia de covid-19 chegou apenas com 24 das 35 toneladas previstas, faltando os reagentes para …

Cientistas "reiniciam" idade de células estaminais de uma mulher de 114 anos

As pessoas vivem mais de 110 anos, as supercentenárias, são notáveis não só pela sua idade, mas também por causa da sua incrível saúde. Agora, pela primeira vez, os cientistas reprogramaram células de uma mulher …

Nova Iorque alerta que só terá material médico até 5 de abril

O presidente da câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, alertou esta sexta-feira que a cidade apenas tem material médico até 5 de abril, lembrando que a 'Big Apple' é atualmente o epicentro do novo …