Geólogos “ressuscitam” placa tectónica desaparecida

(dr) Universidade de Houston

Jonny Wu e Spencer Fuston, do Departamento de Ciências Atmosféricas e Terrestres da Universidade de Houston

A existência da placa tectónica Ressurreição nunca foi consensual: alguns geólogos argumentam que nunca foi real e outros alegam que a placa sofreu um processo de subducção no manto da Terra, em algum lugar da Orla do Pacífico, entre 40 e 60 milhões de anos atrás.

Uma equipa de geólogos da Escola de Ciências Naturais e Matemática da Universidade de Houston, nos Estados Unidos, acredita ter encontrado a placa tectónica desaparecida no oeste do Canadá usando imagens de tomografia do manto da Terra. O artigo que detalha a descoberta foi publicado no dia 19 de outubro no Geological Society of America Bulletin.

Os investigadores acreditam que este passo pode ajudar os geólogos a prever riscos vulcânicos, depósitos minerais e de hidrocarbonetos.

“Os vulcões formam-se nos limites das placas e, quanto mais placas há, mais vulcões existem”, explicou Jonny Wu, professor de geologia do Departamento de Ciências da Terra e Atmosféricas da universidade norte-americana, em comunicado. “Os vulcões também afetam a mudança climática. Quando tentamos modelar a Terra e entender como o clima mudou, procuramos também saber quantos vulcões existem.”

Segundo o Phys, Wu e Spencer Fuston, um estudante de doutoramento em geologia, aplicaram uma técnica desenvolvida pelo UH Center for Tectonics and Tomography, chamada slab unfolding, para reconstruir como se pareciam as placas tectónicas no Oceano Pacífico durante o início da era Cenozóica.

A rígida camada mais externa da Terra – litosfera – é dividida em placas tectónicas e os geólogos sempre souberam que, naquela época, havia duas placas no Oceano Pacífico, chamadas Kula e Farallon.

No entanto, tem havido várias discussões sobre uma possível terceira placa – Ressurreição – que formou um tipo especial de cinturão vulcânico em todo o Alasca e no estado de Washington, nos Estados Unidos.

“Acreditamos ter evidências diretas da existência da placa da Ressurreição“, afirmou Spencer Fuston.

Através da tecnologia de mapeamento 3D, Fuston aplicou a técnica slab unfolding às imagens de tomografia do manto terrestre para extrair as placas subduzidas antes de as desdobrar e esticar às suas formas originais.

Quando reconstruídos, os limites desta antiga placa tectónica coincidem com os antigos cinturões vulcânicos no estado de Washington e no Alasca, o que proporciona um elo muito procurado entre o antigo oceano Pacífico e o registo geológico da América do Norte”, explicou Wu.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …