Genesis tem 12 anos e quer que o Papa seja vegan durante 40 dias (em troca de um milhão de dólares)

catholicism / Flickr

O papa Francisco

A norte-americana Genesis Butler tem 12 anos e escreveu uma carta ao papa Francisco a pedir-lhe que siga uma dieta vegan durante a Quaresma, entre 6 de março e 18 de abril.

Em troca, será doado um milhão de dólares (cerca de 875 mil euros) a uma instituição de solidariedade social, à escolha de Francisco. O desafio foi tornado público na sexta-feira, e não se sabe ainda a resposta do Papa.

Genesis é vegetariana desde os quatro anos de idade, quando se apercebeu que os nuggets de que tanto gostava eram feitos a partir de galinhas. Aos seis anos decidiu tornar-se vegan. Desde então, começou a dar palestras, relatando e incentivando o seu novo estilo de vida sem usar produtos de origem animal.

A rapariga vive com os pais, com os três irmãos e com três cães em Long Beach, no estado norte-americano da Califórnia. Anda no 7.º ano e diz que alguns dos seus amigos também alteraram a sua alimentação. “Na escola dou aulas de culinária e cozinho sempre opções vegan e mostro-lhes que é delicioso”, conta.

Genesis Butler disse ao jornal Público que o seu objetivo com a carta “é alcançar o maior número de pessoas” para os encorajar a tornarem-se vegan, nem que seja só de forma experimental, durante os 40 dias da Quaresma.

A adolescente acredita que o Papa aceitará o desafio, até porque “ele apregoa a compaixão e tem escrito sobre os problemas das alterações climáticas”. Em 2015, o papa Francisco escreveu uma encíclica inteiramente dedicada à proteção do planeta, abordando temas como o clima, a biodiversidade, a poluição do ar, a energia, ou os resíduos e assumindo o lado dos cientistas na questão das alterações climáticas.

“O Papa tem o poder de influenciar as pessoas em todo o mundo com a sua decisão, e eu acredito que fará a coisa certa”, acredita Genesis.

Esta ideia de convidar líderes mundiais a troco de um milhão de dólares para caridade surge com a campanha sem fins lucrativos Million Dollar Vegan, lançada oficialmente esta quarta-feira por Matthew Glover e Jane Land, os dois fundadores da iniciativa Veganuary – que desafia as pessoas a ser vegan durante o mês de janeiro.

Em Portugal, a campanha que lança o repto ao Papa é apoiada por Rita Blanco e Ana Galvão; a nível internacional, juntaram-se à causa Paul McCartney, Brigitte Bardot e Yann Arthus-Betrand.

“É uma campanha global de natureza ambiental: estamos a promover o veganismo, mas o foco é chamar a atenção não só dos líderes mundiais, mas do público em geral para as questões das alterações climáticas e da pecuária”, explica ao mesmo jornal a gestora da campanha em Portugal, Rita Parente.

No site do projeto foi disponibilizado um guia para principiantes, com dicas adaptadas à cultura portuguesa sobre nutrição, onde comprar alimentos vegan, sugestões de restaurantes e também artigos científicos.

Vários estudos mostram como a produção intensiva de carne é prejudicial para o planeta, mas também existem estudos que falam dos impactos negativos da sobre-exploração de terrenos agrícolas para produção vegetal, destruindo ecossistemas.

O dinheiro entregue para doação é da responsabilidade da organização Blue Horizon International Foundation, que angaria fundos privados para serem doados a “organizações que trabalhem para tirar os produtos de origem animal dos sistemas alimentares globais”.

Na carta, Genesis diz acreditar que a transição para uma dieta vegetariana ou vegan poderá ter efeitos benéficos na saúde humana e também “protegerá o solo, as árvores, os oceanos e a atmosfera”, ajudando igualmente a alimentar populações mais vulneráveis.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estranha síndrome genética está a cegar famílias inteiras

Médicos na Austrália descobriram uma condição ultra-rara que está gradualmente a cegar famílias inteiras em redor do mundo. Agora, estão a tentar encontrar uma cura. Os primeiros sinais da condição surgiram na Austrália, quando uma mãe, …

Juventus é campeã pela oitava vez consecutiva. E Ronaldo estava lá

A Juventus conquistou este sábado a Serie A pela oitava vez consecutiva, depois de vencer em casa a Fiorentina por 2-1, em jogo da 33ª jornada. Poucos dias após a eliminação nos quartos de final da …

Coletes Amarelos: novo sábado de violência em Paris

Mobilizados há mais de cinco meses, os "coletes amarelos" voltaram este sábado às ruas para o seu "acto XXIII" marcado por uma nova escalada da tensão entre manifestantes e forças de autoridade. Tiros de gás lacrimogéneo, …

Porto vs Santa Clara | Dragão suficiente assume liderança

O FC Porto venceu hoje o Santa Clara por 1-0, em partida da 30.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que permite aos ‘dragões' regressarem, à condição, ao comando do campeonato. O FC Porto cumpriu …

Notre-Dame pode não ser a única. Vários monumentos em todo o mundo estão em risco

O incêndio na catedral de Notre-Dame, em Paris, levantou questões sobre a forma como os órgãos responsáveis pelo património cultural realizam políticas de conservação e detetam possíveis problemas. Além disso, a Unesco indicou que vários locais de …

Hubble espreita aglomerado cósmico azul

Os enxames globulares são objetos inerentemente belos, mas o alvo desta imagem do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA, Messier 3, é frequentemente reconhecido como um dos mais esplêndidos de todos. Contendo, incrivelmente, meio milhão de estrelas, …

Comer carne vermelha (mesmo moderadamente) aumenta risco de cancro do intestino

O maior estudo alguma vez realizado no Reino Unido sugere que devemos reduzir (ainda mais) o consumo de carne vermelha. Um estudo financiado pela Cancer Research UK e desenvolvido pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, …

Gémeas alemãs nascem com 3 meses de diferença (e em anos distintos)

Um hospital alemão anunciou na segunda-feira o caso de duas meninas que, apesar de serem gémeas, nasceram com três meses de diferença e em anos distintos. Com apenas 26 semanas de gravidez, a 17 de novembro …

Avião hospital da Luftwaffe levou doze feridos da Madeira para a Alemanha

Doze feridos do acidente com um autocarro turístico partiram hoje do Aeroporto da Madeira, cerca das 12:00, a bordo de um avião alemão equipado com meios hospitalares, com destino a Colónia, após operação de transferência …

Família desalojada e nove casas atingidas em queda de grua no Porto

Uma grua caiu hoje em cima de várias habitações na rua da Corticeira, na zona das Fontainhas, na cidade do Porto, mas não há feridos a registar, disse fonte dos Bombeiros Sapadores do Porto. A grua …