Genesis tem 12 anos e quer que o Papa seja vegan durante 40 dias (em troca de um milhão de dólares)

catholicism / Flickr

O papa Francisco

A norte-americana Genesis Butler tem 12 anos e escreveu uma carta ao papa Francisco a pedir-lhe que siga uma dieta vegan durante a Quaresma, entre 6 de março e 18 de abril.

Em troca, será doado um milhão de dólares (cerca de 875 mil euros) a uma instituição de solidariedade social, à escolha de Francisco. O desafio foi tornado público na sexta-feira, e não se sabe ainda a resposta do Papa.

Genesis é vegetariana desde os quatro anos de idade, quando se apercebeu que os nuggets de que tanto gostava eram feitos a partir de galinhas. Aos seis anos decidiu tornar-se vegan. Desde então, começou a dar palestras, relatando e incentivando o seu novo estilo de vida sem usar produtos de origem animal.

A rapariga vive com os pais, com os três irmãos e com três cães em Long Beach, no estado norte-americano da Califórnia. Anda no 7.º ano e diz que alguns dos seus amigos também alteraram a sua alimentação. “Na escola dou aulas de culinária e cozinho sempre opções vegan e mostro-lhes que é delicioso”, conta.

Genesis Butler disse ao jornal Público que o seu objetivo com a carta “é alcançar o maior número de pessoas” para os encorajar a tornarem-se vegan, nem que seja só de forma experimental, durante os 40 dias da Quaresma.

A adolescente acredita que o Papa aceitará o desafio, até porque “ele apregoa a compaixão e tem escrito sobre os problemas das alterações climáticas”. Em 2015, o papa Francisco escreveu uma encíclica inteiramente dedicada à proteção do planeta, abordando temas como o clima, a biodiversidade, a poluição do ar, a energia, ou os resíduos e assumindo o lado dos cientistas na questão das alterações climáticas.

“O Papa tem o poder de influenciar as pessoas em todo o mundo com a sua decisão, e eu acredito que fará a coisa certa”, acredita Genesis.

Esta ideia de convidar líderes mundiais a troco de um milhão de dólares para caridade surge com a campanha sem fins lucrativos Million Dollar Vegan, lançada oficialmente esta quarta-feira por Matthew Glover e Jane Land, os dois fundadores da iniciativa Veganuary – que desafia as pessoas a ser vegan durante o mês de janeiro.

Em Portugal, a campanha que lança o repto ao Papa é apoiada por Rita Blanco e Ana Galvão; a nível internacional, juntaram-se à causa Paul McCartney, Brigitte Bardot e Yann Arthus-Betrand.

“É uma campanha global de natureza ambiental: estamos a promover o veganismo, mas o foco é chamar a atenção não só dos líderes mundiais, mas do público em geral para as questões das alterações climáticas e da pecuária”, explica ao mesmo jornal a gestora da campanha em Portugal, Rita Parente.

No site do projeto foi disponibilizado um guia para principiantes, com dicas adaptadas à cultura portuguesa sobre nutrição, onde comprar alimentos vegan, sugestões de restaurantes e também artigos científicos.

Vários estudos mostram como a produção intensiva de carne é prejudicial para o planeta, mas também existem estudos que falam dos impactos negativos da sobre-exploração de terrenos agrícolas para produção vegetal, destruindo ecossistemas.

O dinheiro entregue para doação é da responsabilidade da organização Blue Horizon International Foundation, que angaria fundos privados para serem doados a “organizações que trabalhem para tirar os produtos de origem animal dos sistemas alimentares globais”.

Na carta, Genesis diz acreditar que a transição para uma dieta vegetariana ou vegan poderá ter efeitos benéficos na saúde humana e também “protegerá o solo, as árvores, os oceanos e a atmosfera”, ajudando igualmente a alimentar populações mais vulneráveis.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Caçadores da Torre Bela não tinham de comunicar transporte de animais abatidos para Espanha

Os caçadores espanhóis não tinham de comunicar à Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) o transporte das carcaças para Espanha, nem era obrigatória a presença de um veterinário na Herdade. Segundo a TSF, o esclarecimento …

Morreu Bunny Wailer, derradeiro ícone do reggae

O cantor e percussionista jamaicano Bunny Wailer, uma lenda do reggae, morreu esta terça-feira, aos 73 anos, no Andrew’s Memorial Hospital de Kingston, o que marca o fim de uma época para este movimento musical. A …

Exilados sauditas sentem-se em perigo após dissidente desaparecer no Canadá

Exilados sauditas no Canadá temem que o dissidente que está de volta ao país de origem tenha sido forçado a revelar informações sobre a comunidade exilada. De acordo com o jornal Público, os exilados sauditas no …

Internamentos voltam a diminuir. Há mais 979 casos e 41 mortes

Portugal registou esta quarta-feira 979 novos casos de infeção por covid-19 e mais 41 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Festas ilegais aumentaram nos últimos 15 dias. PSP já deixa avisos para a Páscoa

Numa altura em que a população já está confinada há mais de um mês, a tendência é cada vez mais para sair de casa e procurar algum contacto social. Por isso mesmo, a PSP já …

Pediatras pedem reabertura urgente das escolas. Professores querem ser consultados na elaboração do plano

A Sociedade Portuguesa de Pediatria defende a reabertura urgente das escolas especialmente o ensino pré-escolar e nos 1º e 2º ciclos do ensino básico, chamando a atenção para as consequências do fecho no desenvolvimento das …

Ventura propõe tirar subvenções a políticos condenados a mais de três anos de prisão

O deputado único do Chega entregou esta terça-feira no parlamento um projeto de lei para retirar, incluindo retroativamente, as subvenções vitalícias a ex-titulares de cargos políticos condenados por crimes "com pena de prisão superior a …

PGR analisa carta que culpa o Governo por "borla fiscal" à EDP na venda de barragens

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) está a analisar uma carta do Movimento Terra de Miranda que questiona a autorização dada pelo Governo à venda de seis barragens transmontanas por parte da …

Biden prevê vacinas para todos os adultos antes do fim de maio

Joe Biden assegura que até maio o país terá vacinas suficientes contra o covid para todos os adultos do país, dois meses antes do previsto. O presidente do EUA anunciou que até ao final de maio …

Pandemia não é “uma competição ou um concurso de beleza entre países”

O presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), Durão Barroso, defende que o processo de vacinação mundial contra a covid-19 não deve ser “uma competição ou um concurso de beleza entre países” e lança …