Genesis tem 12 anos e quer que o Papa seja vegan durante 40 dias (em troca de um milhão de dólares)

catholicism / Flickr

O papa Francisco

A norte-americana Genesis Butler tem 12 anos e escreveu uma carta ao papa Francisco a pedir-lhe que siga uma dieta vegan durante a Quaresma, entre 6 de março e 18 de abril.

Em troca, será doado um milhão de dólares (cerca de 875 mil euros) a uma instituição de solidariedade social, à escolha de Francisco. O desafio foi tornado público na sexta-feira, e não se sabe ainda a resposta do Papa.

Genesis é vegetariana desde os quatro anos de idade, quando se apercebeu que os nuggets de que tanto gostava eram feitos a partir de galinhas. Aos seis anos decidiu tornar-se vegan. Desde então, começou a dar palestras, relatando e incentivando o seu novo estilo de vida sem usar produtos de origem animal.

A rapariga vive com os pais, com os três irmãos e com três cães em Long Beach, no estado norte-americano da Califórnia. Anda no 7.º ano e diz que alguns dos seus amigos também alteraram a sua alimentação. “Na escola dou aulas de culinária e cozinho sempre opções vegan e mostro-lhes que é delicioso”, conta.

Genesis Butler disse ao jornal Público que o seu objetivo com a carta “é alcançar o maior número de pessoas” para os encorajar a tornarem-se vegan, nem que seja só de forma experimental, durante os 40 dias da Quaresma.

A adolescente acredita que o Papa aceitará o desafio, até porque “ele apregoa a compaixão e tem escrito sobre os problemas das alterações climáticas”. Em 2015, o papa Francisco escreveu uma encíclica inteiramente dedicada à proteção do planeta, abordando temas como o clima, a biodiversidade, a poluição do ar, a energia, ou os resíduos e assumindo o lado dos cientistas na questão das alterações climáticas.

“O Papa tem o poder de influenciar as pessoas em todo o mundo com a sua decisão, e eu acredito que fará a coisa certa”, acredita Genesis.

Esta ideia de convidar líderes mundiais a troco de um milhão de dólares para caridade surge com a campanha sem fins lucrativos Million Dollar Vegan, lançada oficialmente esta quarta-feira por Matthew Glover e Jane Land, os dois fundadores da iniciativa Veganuary – que desafia as pessoas a ser vegan durante o mês de janeiro.

Em Portugal, a campanha que lança o repto ao Papa é apoiada por Rita Blanco e Ana Galvão; a nível internacional, juntaram-se à causa Paul McCartney, Brigitte Bardot e Yann Arthus-Betrand.

“É uma campanha global de natureza ambiental: estamos a promover o veganismo, mas o foco é chamar a atenção não só dos líderes mundiais, mas do público em geral para as questões das alterações climáticas e da pecuária”, explica ao mesmo jornal a gestora da campanha em Portugal, Rita Parente.

No site do projeto foi disponibilizado um guia para principiantes, com dicas adaptadas à cultura portuguesa sobre nutrição, onde comprar alimentos vegan, sugestões de restaurantes e também artigos científicos.

Vários estudos mostram como a produção intensiva de carne é prejudicial para o planeta, mas também existem estudos que falam dos impactos negativos da sobre-exploração de terrenos agrícolas para produção vegetal, destruindo ecossistemas.

O dinheiro entregue para doação é da responsabilidade da organização Blue Horizon International Foundation, que angaria fundos privados para serem doados a “organizações que trabalhem para tirar os produtos de origem animal dos sistemas alimentares globais”.

Na carta, Genesis diz acreditar que a transição para uma dieta vegetariana ou vegan poderá ter efeitos benéficos na saúde humana e também “protegerá o solo, as árvores, os oceanos e a atmosfera”, ajudando igualmente a alimentar populações mais vulneráveis.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Crianças e adolescentes são quem mais consome açúcar em Portugal

Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que teve por base o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, concluiu que as crianças e os adolescentes são quem mais consome …

A Rússia já sabe como apareceu a fissura na nave Soyuz (mas não revela)

A Corporação Espacial Estatal da Rússia, Roscosmos, já sabe qual é a origem da fissura encontrada há um ano na nave Soyuz MS-09, acoplada à Estação Espacial internacional. Mas não revelará mais informações. "O buraco foi …

SIVRAC, a bicicleta elétrica que se dobra em apenas um segundo

Com um quadro em forma de "X" e dobrável num estalar de dedos, a nova SIVRAC promete ser uma solução prática para quem viaja, por exemplo, de bicicleta para o trabalho. A bicicleta é um …

Porto 2-1 Young Boys | Dragão de duas faces com estreia feliz

O FC Porto entrou na Liga Europa com o pé direito, ao vencer o Young Boys por 2-1, no Estádio do Dragão. Uma primeira parte de enorme qualidade, na qual os suíços só por uma …

Dois turistas foram apanhados a nadar nus em Veneza. Vão pagar 3 mil euros cada um

Os homens checos estavam em Itália para apoiar a sua equipa de futebol - o Slavia de Praga que jogou contra o Inter em Milão -. Os dois visitantes, em Veneza, decidiram dar um mergulho. Um …

Voar sobre as águas do Sena. Paris testa "bolha do mar", um barco-táxi amigo do ambiente

Paris está a testar um novo meio de transporte mais amigo do ambiente: um barco-táxi ecológico que desliza nas águas do rio Sena. Esta semana, o sea bubble (bolha do mar) está em testes no rio …

Há uma "Matilde" na Bélgica que também precisa do medicamento mais caro do mundo

Mais de 950 mil belgas responderam ao apelo de um casal, que precisava de reunir 1,9 milhões de euros para comprar o medicamento mais caro do mundo para a filha. Pia, de nove meses, sofre de …

System of a Down confirmados no festival VOA, no Estádio Nacional

Os System of a Down são a primeira grande confirmação do VOA - Heavy Rock Festival, que em 2020 se realiza a 2 e 3 de julho no Estádio Nacional. De acordo com a Blitz, este …

PSV 3-2 Sporting | “Leão” vendeu cara uma derrota injusta

O Sporting iniciou a sua participação na fase de grupos da Liga Europa com uma derrota amarga na Holanda, na visita ao PSV, por 3-2. Seis minutos fatais na primeira parte deixaram os “leões” em desvantagem …

Políticos da Coreia do Sul estão a rapar o cabelo (e já se sabe porquê)

Políticos da oposição na Coreia do Sul estão a rapar o cabelo em protesto contra a nomeação de um ministro da Justiça cuja família está a ser investigada por suspeita de irregularidade. O vice-presidente do parlamento, …