/

Gazprom está a estudar como fechar torneira do gás à Europa

7

Um porta-voz do Kremlin disse que a Rússia está a estudar um plano de ação caso os países não paguem o gás em rublos, ameaçando cortar o fornecimento à Europa.

A Gazprom está a estudar formas de interromper totalmente o fornecimento de gás ao continente europeu. A notícia é avançada pelo jornal russo Kommersant, citado pela agência Reuters.

A Alemanha e a Áustria deram o primeiro passo para um possível racionamento de gás natural, como realça o ECO. Ambos os países ativaram o “nível de alerta precoce”, de forma a garantir o aprovisionamento de gás face à ameaça da suspensão russa.

O Presidente russo, Vladimir Putin, exigiu recentemente que o pagamento do gás passe a ser feito em rublos.

“Tomei a decisão de implementar um conjunto de medidas para mudar o pagamento do nosso gás entregue a países hostis para rublos, e para renunciar em todas as moedas de liquidação que tenham sido comprometidas”, disse Putin durante uma reunião do Governo, citado pela agência francesa AFP.

Isto é algo que os países têm rejeitado, alegando que viola os contratos existentes.

Além dos Estados-membros da União Europeia, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Ucrânia, Montenegro, Suíça, Albânia, Andorra, Islândia, Liechtenstein, Mónaco, Noruega, São Marino, Macedónia do Norte, Japão, Coreia do Sul, Austrália, Micronésia, Nova Zelândia, Singapura e Taiwan também constam da lista de visados.

Este anúncio teve um efeito imediato sobre a moeda russa, que se fortaleceu em relação ao euro e ao dólar, depois da queda sofrida desde 24 de fevereiro, quando as tropas russas entraram na Ucrânia,

Na terça-feira, o porta-voz do Kremlin disse que Moscovo está a considerar um plano de ação no caso de os países europeus não pagarem o gás em rublos, acrescentando que “não forneceria gás gratuitamente”.

Quase 40% do gás necessitado pela Europa chega da Rússia, correspondendo a quase 175 mil milhões de metros cúbicos no total. De acordo com dados da Gazprom, as exportações da empresa para a Europa via Ucrânia foram de 42 mil milhões de metros cúbicos no ano passado.

Daniel Costa, ZAP //

7 Comments

    • Ditadura Comunista?..Na Russia?..Deveria conhecer melhor a Historia, pelo que vejo vc e muitos desconhecem o que se passa…

      • Completamente… chamar comunista ao regime do Putin é como chamar comunista ao regime do Salazar.

  1. Devem cortar o gás quanto antes e não só o gás, todas as transações com a UE e EUA. A Rússia tem que se desligar do ocidente de uma vez por todas, cortar todas as relações. É muito bom para os EUA.

  2. De extrema esquerda ou de extrema direita com a Rússia o problema é sempre o mesmo. O problema é ser o maior país do mundo e invejado pelo poder do dinheiro, enquanto independente.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.