Os gatos têm mesmo expressões faciais (nós é que não as sabemos interpretar)

As caras dos nossos animais de estimação são, muitas vezes, difíceis de interpretar, mas no caso especial dos gatos, elas conseguem ser completamente indecifráveis. Uma recente investigação sugere que as expressões faciais destes felinos são bastante claras – o problema é que não as conseguimos entender.

Mais de 6.000 participantes, de 85 países distintos, estiveram envolvidos nesta investigação, sendo que a maioria eram donos de gatos.

Os voluntários foram desafiados a ver vídeos com expressões dos animais e a tentar adivinhar o que estavam a sentir os felinos. Segundo os cientistas, a pontuação média de sucesso foi de 6 em 10, com 13% dos participantes a atingirem uma pontuação de 7,5 ou mais.

Estes participantes que souberam “ler” as expressões dos animais de estimação foram chamados de “encantadores de gatos“.

“Os gatos dizem-nos coisas com as suas caras, e, se formos hábeis, conseguimos detetar o que os animais nos querem dizer”, disse a autora principal do artigo científico, Georgia Mason, bióloga da Universidade de Guelph, em Ontário, no Canadá. Estes resultados indicam que os gatos são, de facto, difíceis de “ler”, mas não são indecifráveis.

Os investigadores concluíram que as mulheres obtiveram melhores resultados do que os homens. Da mesma forma, os jovens superaram os idosos. No entanto, e sem surpresas, as melhores pontuações foram obtidas por profissionais que trabalhavam diretamente com gatos, como veterinários, por exemplo.

Os veterinários “têm muitas oportunidades ao longo da sua vida para aprender a ‘ler’ gatos, além de muita motivação para aprender”, explicou Mason, ao The Washington Post.

Os resultados desta investigação indicam que uma grande parte das pessoas pode beneficiar desta interpretação da linguagem corporal e da expressão facial destes felinos. “Os gatos têm expressões faciais consistentes que, provavelmente, terão evoluído ao longo do tempo”, acrescentou Mason.

Este estudo é muito importante uma vez que as pessoas tendem a relacionar-se menos com gatos do que com cães, por exemplo. A prova de que os gatos têm expressões que algumas pessoas podem ser capazes de identificar pode dar aos humanos ferramentas que ajudam os donos e o próprio veterinário a entender melhor o animal.

Se está curioso, teste as suas habilidades felinas: os autores da investigação disponibilizaram online um teste para explorar a capacidade das pessoas de detetar emoções positivas e negativas em gatos.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Lá anda o forte lobby dos gatos a “enfiar” notícias aqui no ZAP. É uma vergonha que o ZAP ceda à pressão do grupo dos pequenos felinos e não dê o mesmo tratamento a todos os canídeos. Esses sim, só lhes falta falar… e são desajeitados e trapalhões. Agora, gatos?!

  2. Os canídeos só servem para defecar e importunar os vizinhos. Como tal, é natural quem os tem so ver cães à frente.
    Todos os animais são maravilhosos. Quem só vê os cães, certamente tem vistas curtas …

    • Reúna lá os seus melhores gatos e eu reunirei os meus melhores cães. Marcamos desde já à meia-noite atrás de uma qualquer igreja para tirar isto tudo a limpo.

RESPONDER

Governo aberto para suspender pagamento por conta do IRC

O deputado do PEV José Luís Ferreira afirmou hoje que o Governo demonstrou abertura para suspender este ano o pagamento por conta do IRC e para criar um fundo de tesouraria destinado às pequenas e …

Consumo de vinho aumentou "acentuadamente" durante confinamento

Um estudo europeu divulgado esta segunda-feira concluiu que a frequência do consumo de vinho "aumentou acentuadamente" em Espanha, França, Itália e Portugal com o confinamento e que as principais fontes de abastecimento foram os supermercados …

João Félix lesiona-se a poucos dias do regresso da La Liga

João Félix contraiu uma lesão no ligamento lateral interno do joelho esquerdo durante um treino, informou esta segunda-feira o Atlético de Madrid. "João Félix sofreu uma entorse do ligamento colateral medial de baixo grau do joelho …

"Agiu com responsabilidade, legalidade e integridade". Boris Johnson segura assessor

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, apoiou este domingo o seu principal conselheiro, Dominic Cummings, acusado de violar as regras de confinamento impostas para combater a pandemia covid-19, assegurando que o assessor agiu legalmente e com …

Dieselgate. Volkswagen condenada a indemnizar cliente

A justiça alemã condenou hoje a Volkswagen a indemnizar em parte um cliente que comprou um automóvel equipado com um motor diesel falsificado, numa sentença que deve influenciar dezenas de milhares de processos cinco anos …

Caso prazo das moratórias não seja alargado "terão de ser criadas outras medidas extraordinárias"

Caso as "as moratórias dos créditos não forem prolongadas, ou o Governo ou a Assembleia da República terão de criar outras medidas extraordinárias para as apoiar", disse a coordenadora do Gabinete de Proteção Financeira (GPF) …

Santuário de Fátima retoma no sábado celebrações com presença de peregrinos

O Santuário de Fátima vai retomar as celebrações com a presença de peregrinos a partir de sábado, garantindo as condições de segurança para o maior número de pessoas. O Santuário de Fátima, no concelho de Ourém, …

Ex-ministro da Saúde da Bolívia em prisão preventiva por suspeitas de corrupção

O ex-ministro da Saúde da Bolívia foi detido, na semana passada, por suspeita de corrupção na compra de ventiladores. O ex-ministro da Saúde da Bolívia, detido na última semana por suspeita de corrupção na compra a …

OMS considera cada vez mais improvável segunda grande vaga

A diretora do departamento de Saúde Pública da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que é "cada vez mais" improvável uma segunda grande vaga do novo coronavírus, mas aconselhou muita prudência. Em entrevista à rádio …

Açores reabrem creches e jardins de infância. Aulas de 11.º e 12.º também em São Miguel

As respostas sociais, encerradas devido à pandemia, reabrem esta segunda-feira no Pico, Faial, Terceira e São Jorge, e na ilha de São Miguel são retomadas as aulas dos 11.º e 12.º anos para alunos inscritos …