Os gatos têm mesmo expressões faciais (nós é que não as sabemos interpretar)

As caras dos nossos animais de estimação são, muitas vezes, difíceis de interpretar, mas no caso especial dos gatos, elas conseguem ser completamente indecifráveis. Uma recente investigação sugere que as expressões faciais destes felinos são bastante claras – o problema é que não as conseguimos entender.

Mais de 6.000 participantes, de 85 países distintos, estiveram envolvidos nesta investigação, sendo que a maioria eram donos de gatos.

Os voluntários foram desafiados a ver vídeos com expressões dos animais e a tentar adivinhar o que estavam a sentir os felinos. Segundo os cientistas, a pontuação média de sucesso foi de 6 em 10, com 13% dos participantes a atingirem uma pontuação de 7,5 ou mais.

Estes participantes que souberam “ler” as expressões dos animais de estimação foram chamados de “encantadores de gatos“.

“Os gatos dizem-nos coisas com as suas caras, e, se formos hábeis, conseguimos detetar o que os animais nos querem dizer”, disse a autora principal do artigo científico, Georgia Mason, bióloga da Universidade de Guelph, em Ontário, no Canadá. Estes resultados indicam que os gatos são, de facto, difíceis de “ler”, mas não são indecifráveis.

Os investigadores concluíram que as mulheres obtiveram melhores resultados do que os homens. Da mesma forma, os jovens superaram os idosos. No entanto, e sem surpresas, as melhores pontuações foram obtidas por profissionais que trabalhavam diretamente com gatos, como veterinários, por exemplo.

Os veterinários “têm muitas oportunidades ao longo da sua vida para aprender a ‘ler’ gatos, além de muita motivação para aprender”, explicou Mason, ao The Washington Post.

Os resultados desta investigação indicam que uma grande parte das pessoas pode beneficiar desta interpretação da linguagem corporal e da expressão facial destes felinos. “Os gatos têm expressões faciais consistentes que, provavelmente, terão evoluído ao longo do tempo”, acrescentou Mason.

Este estudo é muito importante uma vez que as pessoas tendem a relacionar-se menos com gatos do que com cães, por exemplo. A prova de que os gatos têm expressões que algumas pessoas podem ser capazes de identificar pode dar aos humanos ferramentas que ajudam os donos e o próprio veterinário a entender melhor o animal.

Se está curioso, teste as suas habilidades felinas: os autores da investigação disponibilizaram online um teste para explorar a capacidade das pessoas de detetar emoções positivas e negativas em gatos.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Lá anda o forte lobby dos gatos a “enfiar” notícias aqui no ZAP. É uma vergonha que o ZAP ceda à pressão do grupo dos pequenos felinos e não dê o mesmo tratamento a todos os canídeos. Esses sim, só lhes falta falar… e são desajeitados e trapalhões. Agora, gatos?!

  2. Os canídeos só servem para defecar e importunar os vizinhos. Como tal, é natural quem os tem so ver cães à frente.
    Todos os animais são maravilhosos. Quem só vê os cães, certamente tem vistas curtas …

    • Reúna lá os seus melhores gatos e eu reunirei os meus melhores cães. Marcamos desde já à meia-noite atrás de uma qualquer igreja para tirar isto tudo a limpo.

RESPONDER

588 condecorações, 17 vetos e 16 visitas de Estado. Os números de Marcelo e um aviso para o último mandato

Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito Presidente da República há quatro anos, conseguindo arrecadar 52% dos votos dos portugueses. Desde então, atribuiu mais de 500 condecorações, vetou 17 leis e fez 16 visitas de Estado.  …

"Rúbenball", quatro expulsos e lenços brancos. Sporting cai com estrondo em Braga

O Sporting caiu nas meias-finais da Allianz Cup, num jogo que terminou com quatro expulsões. Uma entrada dura de Mathieu despoletou uma enorme confusão dentro de campo. O Sporting de Braga está na final da Allianz …

Luanda Leaks. Administradores não executivos da NOS chamados pelo Comité de Ética

O Comité de Ética e a Comissão de Governo Societário da NOS decidiu chamar os três administradores não executivos da operadora citados no escândalo Luanda Leaks. Esta decisão foi tomada antes de uma reunião do …

"Ataque contra a imprensa livre." Justiça brasileira acusa jornalista Glenn Greenwald de cometer cibercrimes

O Ministério Público Federal acusou o jornalista Glenn Greenwald por "auxiliar, orientar e incentivar" um grupo de hackers que acedeu aos telemóveis do ex-juiz e ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e dos …

United faz nova proposta por Bruno Fernandes. Saída pode ficar fechada esta quarta-feira

Sporting e Manchester United retomaram as negociações por Bruno Fernandes esta semana, podendo a saída do médio dos leões ser confirmada ainda esta quarta-feira, segundo escreve o desportivo A Bola. De acordo com o jornal, …

Portugal tem de ser "implacável" no combate à corrupção, diz Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, assegurou na terça-feira que o Governo vai continuar a aprofundar a cooperação com Angola, a respeitar a independência judicial e "não ser precipitado a tirar conclusões", após as …

Ministério das Finanças já admite “documento de trabalho” sobre injeção no Novo Banco

Depois de negar ter recebido uma proposta do Banco de Portugal (BdP) com a hipótese de uma injeção final de 1,4 mil milhões no Novo Banco, o Ministério das Finanças, liderado por Mário Centeno, já …

Lobo d'Ávila: "No dia em que quisermos ser um Chega II não seremos o CDS"

O candidato à liderança do CDS Filipe Lobo d’Ávila acha que o partido “não deve cair na tentação” nem cometer o “erro tremendo” de tornar-se num “Chega II”, porque há “um mundo de diferenças” entre …

Em busca da câmara oculta. Cientistas querem voltar a "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé com raios cósmicos

Uma equipa de cientistas quer "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, com raios cósmicos para confirmar a existência de uma câmara interna, detetada numa outra investigação anterior. A informação é avançada pelo portal …

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …