Os gatos têm mesmo expressões faciais (nós é que não as sabemos interpretar)

As caras dos nossos animais de estimação são, muitas vezes, difíceis de interpretar, mas no caso especial dos gatos, elas conseguem ser completamente indecifráveis. Uma recente investigação sugere que as expressões faciais destes felinos são bastante claras – o problema é que não as conseguimos entender.

Mais de 6.000 participantes, de 85 países distintos, estiveram envolvidos nesta investigação, sendo que a maioria eram donos de gatos.

Os voluntários foram desafiados a ver vídeos com expressões dos animais e a tentar adivinhar o que estavam a sentir os felinos. Segundo os cientistas, a pontuação média de sucesso foi de 6 em 10, com 13% dos participantes a atingirem uma pontuação de 7,5 ou mais.

Estes participantes que souberam “ler” as expressões dos animais de estimação foram chamados de “encantadores de gatos“.

“Os gatos dizem-nos coisas com as suas caras, e, se formos hábeis, conseguimos detetar o que os animais nos querem dizer”, disse a autora principal do artigo científico, Georgia Mason, bióloga da Universidade de Guelph, em Ontário, no Canadá. Estes resultados indicam que os gatos são, de facto, difíceis de “ler”, mas não são indecifráveis.

Os investigadores concluíram que as mulheres obtiveram melhores resultados do que os homens. Da mesma forma, os jovens superaram os idosos. No entanto, e sem surpresas, as melhores pontuações foram obtidas por profissionais que trabalhavam diretamente com gatos, como veterinários, por exemplo.

Os veterinários “têm muitas oportunidades ao longo da sua vida para aprender a ‘ler’ gatos, além de muita motivação para aprender”, explicou Mason, ao The Washington Post.

Os resultados desta investigação indicam que uma grande parte das pessoas pode beneficiar desta interpretação da linguagem corporal e da expressão facial destes felinos. “Os gatos têm expressões faciais consistentes que, provavelmente, terão evoluído ao longo do tempo”, acrescentou Mason.

Este estudo é muito importante uma vez que as pessoas tendem a relacionar-se menos com gatos do que com cães, por exemplo. A prova de que os gatos têm expressões que algumas pessoas podem ser capazes de identificar pode dar aos humanos ferramentas que ajudam os donos e o próprio veterinário a entender melhor o animal.

Se está curioso, teste as suas habilidades felinas: os autores da investigação disponibilizaram online um teste para explorar a capacidade das pessoas de detetar emoções positivas e negativas em gatos.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Lá anda o forte lobby dos gatos a “enfiar” notícias aqui no ZAP. É uma vergonha que o ZAP ceda à pressão do grupo dos pequenos felinos e não dê o mesmo tratamento a todos os canídeos. Esses sim, só lhes falta falar… e são desajeitados e trapalhões. Agora, gatos?!

  2. Os canídeos só servem para defecar e importunar os vizinhos. Como tal, é natural quem os tem so ver cães à frente.
    Todos os animais são maravilhosos. Quem só vê os cães, certamente tem vistas curtas …

    • Reúna lá os seus melhores gatos e eu reunirei os meus melhores cães. Marcamos desde já à meia-noite atrás de uma qualquer igreja para tirar isto tudo a limpo.

RESPONDER

PJ faz buscas na Madeira e em Lisboa por fraude na obtenção de fundos europeus

Cerca de duas dezenas de buscas foram efetuadas, esta terça-feira, na Madeira e na Grande Lisboa no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público (MP) que investiga crimes de fraude na obtenção de fundos …

França em choque com ação da polícia em acampamento de migrantes

A atuação da polícia durante o desmantelamento de um acampamento improvisado de migrantes no centro de Paris, na noite de segunda-feira, está a gerar críticas e indignação. Na noite desta segunda-feira, a polícia francesa dispersou algumas …

Centro Europeu de Controlo de Doenças alerta: países que retirem medidas para o Natal terão aumento de internamentos

O Centro Europeu de Controlo de Doenças estima que se os países que em outubro e novembro tomaram novas medidas para controlar a pandemia as levantassem a 21 de dezembro, os internamentos hospitalares aumentariam na …

Pensilvânia certifica vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais

As autoridades da Pensilvânia certificaram, esta terça-feira, a vitória do democrata naquele estado nas eleições presidenciais norte-americanas. Na sua conta do Twitter, o governador local, o democrata Tom Wolf, escreveu que o Departamento de Estado da Pensilvânia …

Nos Países Baixos, há drive-ins para as crianças poderem visitar o Pai Natal em tempo de pandemia

Muito se tem falado de como será o Natal neste ano atípico. Contudo, há países que já começam a arranjar alternativas para a época festiva. Nos Países Baixos, os drive-ins estão a ser usados para …

Vereador da Educação de Lisboa ameaça autarca com “um par de murros”

O vereador da Educação da Câmara de Lisboa afirmou, num comentário no Facebook, em resposta a uma publicação de um vogal da Junta de Freguesia do Areeiro, estar disponível para lhe dar "um par de …

Papa Francisco critica negacionistas da covid-19 e fala da morte de George Floyd

O papa Francisco, num livro esta segunda-feira publicado, criticou os opositores ao uso de máscaras ou outras restrições impostas para conter a pandemia de covid-19, sublinhando que nunca se manifestariam contra a morte do afro-americano …

Fenprof reconhece abertura da tutela do Ensino Superior para negociar apesar de divergências

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) reconheceu esta segunda-feira a abertura do Governo para negociar algumas questões do Ensino Superior, depois de uma reunião em que a tutela e a organização sindical nem sempre estiveram …

Bombeiros vão receber verba adicional de três milhões de euros

As associações humanitárias de bombeiros vão receber uma verba adicional de três milhões de euros em 2021 para fazer face aos constrangimentos financeiros devido à pandemia de covid-19, segundo uma proposta do PS hoje aprovado. Este …

Media Capital desafia ERC e elege Mário Ferreira como presidente

Os acionistas da Media Capital elegeram, esta terça-feira, o empresário Mário Ferreira presidente da dona da TVI. A assembleia-geral esteve inicialmente convocada para 28 de outubro, tendo sido suspensa, retomando hoje os trabalhos e com uma …