Os gatos têm mesmo expressões faciais (nós é que não as sabemos interpretar)

As caras dos nossos animais de estimação são, muitas vezes, difíceis de interpretar, mas no caso especial dos gatos, elas conseguem ser completamente indecifráveis. Uma recente investigação sugere que as expressões faciais destes felinos são bastante claras – o problema é que não as conseguimos entender.

Mais de 6.000 participantes, de 85 países distintos, estiveram envolvidos nesta investigação, sendo que a maioria eram donos de gatos.

Os voluntários foram desafiados a ver vídeos com expressões dos animais e a tentar adivinhar o que estavam a sentir os felinos. Segundo os cientistas, a pontuação média de sucesso foi de 6 em 10, com 13% dos participantes a atingirem uma pontuação de 7,5 ou mais.

Estes participantes que souberam “ler” as expressões dos animais de estimação foram chamados de “encantadores de gatos“.

“Os gatos dizem-nos coisas com as suas caras, e, se formos hábeis, conseguimos detetar o que os animais nos querem dizer”, disse a autora principal do artigo científico, Georgia Mason, bióloga da Universidade de Guelph, em Ontário, no Canadá. Estes resultados indicam que os gatos são, de facto, difíceis de “ler”, mas não são indecifráveis.

Os investigadores concluíram que as mulheres obtiveram melhores resultados do que os homens. Da mesma forma, os jovens superaram os idosos. No entanto, e sem surpresas, as melhores pontuações foram obtidas por profissionais que trabalhavam diretamente com gatos, como veterinários, por exemplo.

Os veterinários “têm muitas oportunidades ao longo da sua vida para aprender a ‘ler’ gatos, além de muita motivação para aprender”, explicou Mason, ao The Washington Post.

Os resultados desta investigação indicam que uma grande parte das pessoas pode beneficiar desta interpretação da linguagem corporal e da expressão facial destes felinos. “Os gatos têm expressões faciais consistentes que, provavelmente, terão evoluído ao longo do tempo”, acrescentou Mason.

Este estudo é muito importante uma vez que as pessoas tendem a relacionar-se menos com gatos do que com cães, por exemplo. A prova de que os gatos têm expressões que algumas pessoas podem ser capazes de identificar pode dar aos humanos ferramentas que ajudam os donos e o próprio veterinário a entender melhor o animal.

Se está curioso, teste as suas habilidades felinas: os autores da investigação disponibilizaram online um teste para explorar a capacidade das pessoas de detetar emoções positivas e negativas em gatos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Lá anda o forte lobby dos gatos a “enfiar” notícias aqui no ZAP. É uma vergonha que o ZAP ceda à pressão do grupo dos pequenos felinos e não dê o mesmo tratamento a todos os canídeos. Esses sim, só lhes falta falar… e são desajeitados e trapalhões. Agora, gatos?!

  2. Os canídeos só servem para defecar e importunar os vizinhos. Como tal, é natural quem os tem so ver cães à frente.
    Todos os animais são maravilhosos. Quem só vê os cães, certamente tem vistas curtas …

    • Reúna lá os seus melhores gatos e eu reunirei os meus melhores cães. Marcamos desde já à meia-noite atrás de uma qualquer igreja para tirar isto tudo a limpo.

RESPONDER

Morreu Maria João Abreu. Atriz tinha 57 anos

Maria João Abreu morreu esta quinta-feira, após ter sofrido dois aneurismas. A atriz tinha apenas 57 anos. Maria João Abreu estava internada no Hospital Garcia de Orta, em Almada. A atriz, de 57 anos, foi submetida …

Um óbito e 436 novos casos registados nas últimas 24 horas

Esta quinta-feira, Portugal regista mais um óbito e 436 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

O "palheiro" de Vieira é agora um jardim (foi comprado pela Câmara de Vila Franca de Xira)

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, já não é dono do "palheiro" que foi entregue como aval pessoal no âmbito de empréstimos concedidos pelo Novo Banco. O dirigente vendeu o imóvel à Câmara de Vila …

Fim das moratórias. Banco de Fomento está a trabalhar com outros bancos

O Banco Português de Fomento está a trabalhar com vários stakeholders, nomeadamente os bancos, para ter o fim das moratórias em conta com a perspetiva para este e o próximo ano. Nos próximos tempos, o Banco …

Pessoas com 55 anos ou mais já podem agendar a vacina contra a covid-19

Depois dos maiores de 60 anos, chegou a vez da inscrição dos utentes com 55 anos ou mais. Estes cidadãos já podem agendar a toma da vacina contra a covid-19. O auto-agendamento para a vacina contra …

Primeiro-ministro israelita garante que o país usará "força crescente" contra Hamas

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, avisou na quarta-feira que Israel vai continuar a intensificar a força dos ataques retaliatórios contra as milícias palestinianas em Gaza e que vai visar vários comandantes da liderança militar do …

Melhorias nos edifícios e uma nova plataforma. PRR tem 45 milhões para ajudar pessoas com deficiência

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) tem 45 milhões de euros para acelerar as acessibilidades físicas para pessoas com deficiência ou incapacidades. Na terceira componente do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) disponibilizado pelo Governo, …

Siza Vieira diz que Governo está “disponível para colocar recursos públicos” na transição digital

Pedro Siza Vieira revelou estar "inteiramente disponível para colocar recursos públicos" ao serviço da transição digital e assegurou que o país "está preparado" para aproveitar fundos da UE. O ministro da Economia e da Transição Digital …

Partido de Macron impede candidata de concorrer a eleição por usar hijab

O partido do presidente francês Emmanuel Macron impediu uma mulher muçulmana de concorrer como candidata às eleições locais porque tirou uma fotografia para um panfleto de campanha usando um hijab na cabeça. Sara Zemmahi ficou famosa …

Coroa de D. Maria II arrematada por 1,3 milhões. Não vem para Portugal por falta de dinheiro

A tiara de diamantes e safiras da década de 1840, que pertenceu à rainha D. Maria II e suscitou interesse da direção do Palácio Nacional da Ajuda, foi arrematada em leilão da Christie’s por 1 …