Gastos com gabinetes do Governo sobem para 64 milhões em 2019

Clara Azevedo e Paulo Henriques / Portugal.gov.pt

Primeiro-Ministro António Costa e Ministro das Finanças, Mário Centeno

Em 2019, os gabinetes dos 60 membros do executivo de António Costa vão custar quase 64,4 milhões de euros, mais 1,2 milhões de euros do que a verba orçamentada para este ano.

De acordo com o Correio da Manhã, que avança a notícia nesta sexta-feira, dos 17 ministros – incluindo o primeiro-ministro – nove têm mais verbas nos gabinetes para a realização de despesas. Em igual sentido, também 25 dos 43 secretários de Estado terão, no próximo ano, mais verbas disponíveis.

António Costa é quem terá a verba mais elevada para despesas, mais de 3,1 milhões de euros – valor igual ao que lhe foi orçamentado para 2018. Já Mário Centeno terá um aumento de 11% face ao ano anterior. Entre todos os ministros, é o das Finanças que terá a maior verba, recebendo mais  1,5 milhões de euros.

O matutino revela ainda dados de outras tutelas. O gabinete de Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, por exemplo, terá um aumento de 9,6%, recebendo mais de 1,2 milhões de euros. Já Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, contará com um aumento de 4,9%, que representa mais 1,6 milhões de euros.

Na pasta da Educação, Tiago Brandão Rodrigues terá também reforços orçamentais de cerca de 4,9%, recebendo mais 1,5 milhões de euros.

As verbas dos gabinetes governamentais, tal como nota o diário, são utilizadas para fazer face às mais diversas despesas, nomeadamente: salários de membros do gabinete e respetivas contribuições para a Segurança Social, deslocações e estadas, comunicações telefónicas, combustíveis, livros, prémios e condecorações, pareceres jurídicos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Computador quântico ajuda a criar um computador quântico melhor

Um computador quântico foi usado para projetar um qubit aprimorado que poderá alimentar a próxima geração de computadores quânticos mais pequenos, de alto desempenho e mais confiáveis. Da mesma forma que um bit binário é a …

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …