Gasodutos Nord Stream “sabotados”. Será o início de uma nova fase (preocupante) na guerra da Ucrânia?

9

Mateusz Morawiecki / Twitter

Encontro entre os líderes europeus, em Kiev

A Suécia e a Dinamarca têm a certeza de que as falhas de gás nos gasodutos Nord Stream 1 e 2 se devem a ataques de sabotagem deliberados. Von der Leyen concorda e a Polónia aponta o dedo à Rússia. Este pode ser o início de uma nova fase na guerra da Ucrânia, com as “infraestruturas críticas” da União Europeia como alvos.

Após a descoberta de três fugas de gás de grandes dimensões nos gasodutos Nord Stream 1 e 2 debaixo do Mar Báltico, em águas territoriais da Suécia e da Dinamarca, sabe-se, agora, que terão resultado de explosões.

Um instituto sísmico sueco detectou duas explosões submarinas perto dos locais onde as fugas foram detectadas.

Dinamarca e Suécia estão em alerta desde esse momento. E o ministro da Energia da Noruega, Terje Aasland, já anunciou na rádio nacional que o país está a “aumentar a preparação” no âmbito das infraestruturas de petróleo e gás.

Note-se que as fugas de gás foram detectadas um dia depois de as autoridades norueguesas terem sinalizado a presença de drones não identificados perto de plataformas de petróleo e gás, como reporta o Politico.

Ucrânia fala em “ataque terrorista planeado pela Rússia”

As primeiras-ministras da Dinamarca e da Suécia, Mette Frederiksen e Magdalena Andersson, respectivamente, já disseram que as explosões foram ataques “deliberados”. “A situação é tão grave quanto possível”, assumiu ainda Frederiksen.

O primeiro-ministro da Polónia, Mateusz Morawiecki, falou num “acto de sabotagem”, tal como a presidente da Comissão Europeia (CE), Ursula von der Leyen.

Apesar destas posições, nenhum dos políticos falou directamente da Rússia. Mas o primeiro-ministro polaco apontou indiretamente o dedo ao regime de Putin, mesmo sem o mencionar.

“Não sabemos todos os detalhes do que aconteceu, mas vemos claramente que é um acto de sabotagem relacionando com o próximo passo de escalada da situação na Ucrânia”, frisou Mateusz Morawiecki.

Já a Ucrânia, através de Mykhailo Podolyak, um conselheiro do Presidente Zelenskyy, fala claramente de um “ataque terrorista planeado pela Rússia” de um “acto de agressão” à UE.

Podolyak escreveu no Twiter que o objectivo é “desestabilizar a situação económica na Europa e causar pânico antes do Inverno“. “A melhor resposta e um investimento de segurança” é enviar “tanques para a Ucrânia”, notou ainda.

O Kremlin referiu-se às fugas de gás no Báltico como “preocupantes” através do porta-voz de Putin, Dmitry Peskov. “Não podemos descartar nenhuma possibilidade nesta altura”, referiu ainda sobre as causas dessas fugas, admitindo que há “algum tipo de destruição do gasoduto”.

“Infraestruturas críticas” da UE são “alvos potenciais”

A confirmar-se que a Rússia está por trás das explosões, alguns especialistas acreditam que se trata de uma acção “simbólica”, uma espécie de aviso, nomeadamente à Polónia.

É que os incidentes aconteceram numa altura em que foi inaugurado o gasoduto que liga a Noruega à Polónia e que deverá entrar em funcionamento neste fim-de-semana. Este gasoduto é essencial para a Polónia ultrapassar a dependência do gás russo.

Mas também pode ser um aviso a todos os europeus quando se aproxima o Inverno, como diz o conselheiro de Zelenskyy, altura em que o gás será mais importante do que nunca para aquecer os lares dos cidadãos.

As consequências imediatas da alegada sabotagem são nulas para porque os dois gasodutos não estão, de momento, a transportar gás para a Europa – o Nord Stream 1 foi encerrado no início de Setembro enquanto o Nord Stream 2 nunca chegou a funcionar devido à falta de autorização da Alemanha, no seguimento da invasão da Ucrânia.

Assim, poderemos estar perante mais um acto de intimidação e de desestabilização, algo em que o regime de Putin é particularmente recorrente.

Porém, surgem receios de que seja o início de uma inesperada nova frente de guerra, com a energia submarina e as infraestruturas de comunicações da União Europeia (UE) como potenciais alvos dos russos. A ser verdade, poderá agravar-se ainda mais a crise energética na Europa.

Os avisos da Alemanha e de Von der Leyen

Na Alemanha, o vice-Chanceler Robert Habeck já admitiu que “as infraestruturas críticas”, incluindo “o fornecimento de energia”, são “alvos potenciais”. Mas “a Alemanha é um país que se sabe defender e a Europa é um continente que pode proteger a sua infraestrutura energética”, avisou também.

“Qualquer interrupção deliberada da infraestrutura energética europeia activa é inaceitável e levará à resposta mais forte possível“, escreveu Von der Leyen no Twitter, prometendo “investigar os incidentes”.

Este cenário coloca no horizonte a possibilidade de um eventual confronto directo entre as forças ocidentais e a marinha russa no Mar Báltico.

Os receios de que a Rússia possa atacar as comunicações europeias, ou mesmo mundiais, são antigos, nomeadamente no âmbito dos cabos submarinos que permitem o funcionamento da Internet. Mas esta possibilidade parece, agora, mais real do que nunca.

Susana Valente, ZAP //

9 Comments

  1. E porquê a Rússia? E porque não aqueles que querem à força controlar o mercado Europeu e vender aquilo que têm do outro lado do oceano? Sim porque o tempo do “ouro negro” já lá vai e é necessário apostar noutras coisas. Se não fosse por esses “benfeitores” não tinha sequer iniciado nenhuma guerra. Tudo começou por causa do velhinho caquético que ganhou as eleições sabe-se lá como e que voltou a trazer à ribalta outros senhores da pandemia que já estavam fora de cena, começou a tomar decisões que foram anteriormente excluídas exatamente por causa daquilo que causou.

    Eles que dizem nada ter a ver com isto é que tomaram todas as decisões, fizeram as compras e as vendas antecipadas e estão a faturar à grande com a guerra, como sempre fizeram. E uma vez mais estão a agir como os heróis e a denegrir os outros para faturar ainda mais.

    São os que causam todas as guerras, os únicos a invadir Países há mais de 70 anos sob o pretexto da paz, mas são os maiores genocidas e ladrões de sempre. Porque não questionam as decisões que levaram ao estado em que estamos, porque não questionam quem está a ganhar o quê e como?

    Deixem de engolir noticias como se fossem papas e comecem a questionar aquilo que vos apresentam com espírito critico.

    Acredito mesmo que estes Países não têm monitorização dos seus oceanos e que se deixaram atacar pela calada da noite sem ter percebido nada… acusações como esta são muito graves, especialmente sem provas.

    O Schwab disse que os tempos iam ser difíceis, que a pandemia era só o começo, que ia haver muita revolta entre outras coisas… e uma vez mais “adivinhou tudo”, ele que disse que Putin e Merkl foram alguns dos seus “antigos alunos” e que lideres como o do Canada e de França, alguns dos novos. Ele controla todos como quer… e isto não é teoria, é facto que está à vista de todos.

  2. E porquê a Rússia? E porque não aqueles que querem à força controlar o mercado Europeu e vender aquilo que têm do outro lado do oceano? Sim porque o tempo do “ouro negro” já lá vai e é necessário apostar noutras coisas. Se não fosse por esses “benfeitores” não tinha sequer iniciado nenhuma guerra. Tudo começou por causa do velhinho caquético que ganhou as eleições sabe-se lá como e que voltou a trazer à ribalta outros senhores da pandemia que já estavam fora de cena, começou a tomar decisões que foram anteriormente excluídas exatamente pelo que causaram agora.

    Eles que dizem nada ter a ver com isto é que tomaram todas as decisões, fizeram as compras e as vendas antecipadas e estão a faturar à grande com a guerra, como sempre fizeram. E uma vez mais estão a agir como os heróis e a denegrir os outros para faturar ainda mais.

    Acredito mesmo que estes Países não têm monitorização dos seus oceanos e que se deixaram atacar pela calada da noite sem ter percebido nada… acusações como esta são muito graves, especialmente sem provas.

    O Schwab disse que os tempos iam ser difíceis, que a pandemia era só o começo, que ia haver muita revolta entre outras coisas… e uma vez mais “adivinhou tudo”, ele que disse que Putin e Merkl foram alguns dos seus “antigos alunos” e que lideres como os do Canada e de França, alguns da nova escola de “lideres”. Ele controla todos como quer… e isto não é teoria, são factos à vista de todos.

    Deixem de engolir noticias como se fossem papas e comecem a questionar aquilo que vos apresentam com espírito critico.

  3. Que foi sabotagem isso foi, ou a Rússia aumentou a pressão que aquilo rebentou por algum lado.
    O que é certo é que assim acabou a chantagem da Rússia sobre a Europa. Nao há nada para negociar!
    O Nazi do Putin está feito aos poucos. Aquilo vai desintegrar-se novamente, como aconteceu à URSS e ele vai acabar pendurado como aconteceu ao Mussolini.

  4. A “logica da batata” usada nestes artigos e por alguns comentadores , deixa-me sempre estupefacto. A Ursula, junto com a NATO, grita ha’ muito tempo que e’ preciso parar de financiar Putin por via do Gas Russo, e por isso fechou mesmo, unilaterlamente, contratos com a Russia para gasoduto. Mas quando ha’ uma paragem no gasoduto, aqui del-rei, malandro Putin, que quer prejudicar a Europa nao vendendo gas russo. Alguem que nao seja idiota, explique aos mentecaptos porque isto e’ ridiculamente absurdo?

    Os gasodutos que terao sido sabotados, nao tem qualquer efeito em reduzir gas na europa, porque ja’ nao seguia gas, mas acusam de ser o Putin, porque… “serve de aviso”. Aviso de que? oh tambem pode ser por causa do novo gasoduto competidor que a Polonia esta’ a fazer. Claro, para atacar a Polonia, Putin faz explodir o seu proprio gasoduto. Alguem que nao seja idiota, explique aos mentecaptos porque isto e’ ridiculamente absurdo?

    O Consul Romano Cassius, dizia-nos para nos perguntarmos sempre “a quem beneficia?” Por mais voltas de criatividade de “explicacoes” idiotas, a unica entidade que se mostra contente, e’ o tal Ministro da Ucrania: “Veem como o unico caminho e’ mandar mais tanques para nos’, especialmente… tanques alemaes?” Isto, depois de ataques violentos do Zelenski aqueles que no governo Alemao resistem a enviar tanques para a Ucrania.

    A quem beneficia? a menos que gostem de ser manipulados, ou que nao tenham cerebro, nao ha aqui nenhuma “explicacao” que demonstre o que Putin teria a ganhar em fazer explodir as suas proprias instalacoes – afinal, ele ja’ era acusado de ter parado o gas, o que, para serem coerentes deveria deixar os leaders NATO a agradecer ao Putin, afinal nao e’ oque queriam?

    Santa paciencia. Tomam-nos a todos por imbecis.

    • És de facto um imbecil de um calibre inqualificável. O teu intelecto, a existir, é algo muito residual. Faz um favor a ti próprio e não partilhes com todos nós a estupidez que reina nessa tua cabeça

  5. Foram os americanos.
    Já há mais de um ano vem dizendo que é preciso fechar o Nordstream.

    Desta vez cansaram-se de esperar e fizeram eles próprios o serviço.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.